Música

Letras.mus

Trabalhar com músicas enquanto reflexo de um contexto é sempre uma atividade instigante e que enriquece substancialmente o processo de ensino-aprendizagem. Com esse interesse, o site Letras.mus apresenta uma série de músicas de protesto (as censuradas e as que driblaram a censura) de uma forma bem clara e explicativa, facilitando o preparo e organização de atividades sobre a temática da ditadura civil-militar. De quebra, é trazido um videoclipe que acompanha cada música abordada.

Link de acesso:
https://www.letras.mus.br/blog/musicas-da-ditadura/

________________________________________________________________

 

Zé Keti – Opinião (samba, 1970)

Podem me prender
Podem me bater
Podem, até deixar-me sem comer
Que eu não mudo de opinião
Daqui do morro
Eu não saio, não

Se não tem água
Eu furo um poço
Se não tem carne
Eu compro um osso
E ponho na sopa
E deixa andar

Fale de mim quem quiser falar
Aqui eu não pago aluguel
Se eu morrer amanhã, seu doutor
Estou pertinho do céu.

Palavras-chave: Ditadura civil-militar, movimento tropicália, censura.

________________________________________________________________

Se vocês está trabalhando com o conteúdo Ditadura civil-militar brasileira, trazemos uma sugestão de como trabalhar música no Ensino de História com essa temática.

Música: Cálice de Chico Buarque de Holanda

A música “Cálice” foi composta por Chico Buarque e Gilberto Gil em 1973, entretanto, só foi lançada em 1978 no álbum “Chico Buarque”. Essa música foi lançada cinco anos depois de ser escrita porque foi alvo da censura da Ditadura Militar. Assim como muitas desse período, essa música contém uma forte crítica à ditadura que governou o Brasil de 1964 a 1985. A música faz menção a todo o contexto da ditadura, enfocando questões como a tortura e a censura que existiam no país. É importante reforçar que, durante os anos da ditadura, houve no Brasil a ação de agentes do governo que aprisionaram, torturaram e assassinaram cidadãos brasileiros. Havia também a questão da censura, que atingia artistas, jornais, professores, etc. Em uma análise rápida da letra, destaca-se o termo “cálice”, que, além de representar a dor da tortura, tem sonoridade parecida com “cale-se”, fazendo, assim, menção à censura.

Segue abaixo a letra dessa música:
https://www.letras.mus.br/chico-buarque/45121/