Filmes

 O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (Cao Hamburger/2006)

Tendo a ditadura como pano de fundo, o filme permite trabalhar com as contradições próprias do período, na medida em que em meio ao contexto de censura e opressão dos anos 1970, há, através do olhar do menino Mauro, o desabrochar do sentimento de pertencimento à nação e patriotismo, já que o enredo se passa durante a conquista brasileira do tricampeonato mundial de futebol, no México. Um dos aspectos que é possível debater a partir do filme, em sala de aula, é sobre a disseminação de valores cívicos e patrióticos enquanto instrumento político-ideológico do governo militar, pelo qual se buscava ocultar, por meio da exploração da euforia gerada pelo clima de Copa do Mundo, os crimes cometidos pelo Estado (torturas, prisões, mortes).

Filme disponível no YouTube. Link de acesso:
https://www.youtube.com/watch?v=yplwrQIWgIw

________________________________________________________________

Batismo de Sangue (Helvécio Ratton/2006)

Baseado no livro de Frei Betto e colocando-o como um dos protagonistas, o filme traz uma discussão muito importante acerca dos frades que se engajaram na luta armada contra a ditadura, no decorrer dos anos 1960. Dentre os aspectos principais, estão a opressão por meio da perseguição, tortura, morte e desaparecimento de pessoas consideradas “subversivas” pelos militares. No debate, talvez o elemento central sejam os crimes de Estado, o que pode e deve ser problematizado em sala com os alunos. É um filme que, para além do contexto abordado, permite tecer aproximações importantes com a atualidade, sendo possível refletir sobre o caráter agressivo e cerceador de um Estado de exceção e sobre crimes de Estado cometidos que, ainda hoje, não foram solucionados.

Filme disponível no Youtube (em ótima resolução). Link de acesso:
https://www.youtube.com/watch?v=c8ep3AJYdms

________________________________________________________________

 Pra Frente, Brasil (Roberto Farias/1982)

Esse filme explicita o fato de que a ditadura também impactou, de forma brutal, o cotidiano dos sujeitos de classe média que tentavam se colocar de forma alheia à política. Na trama, Jofre, um cidadão “apolítico”, acaba sendo confundido com um “terrorista” e sofre na pele os efeitos do Estado ditatorial. Como pano de fundo, está a Copa do Mundo de 1970, conquistada pelo Brasil, no México, e o chamado “milagre econômico”. Em termos de abordagem didática, penso que os aspectos político-ideológicos do regime, mais uma vez, são centrais no debate. O sentimento de patriotismo – o que Marilena Chauí (2000) chama de verdeamarelismo – disseminado pelo governo militar e endossado pela conquista desportiva é fundamental para compreender a forma de atuação ideológica dos ditadores. Também é importante discutir os efeitos do cerceamento e supressão das liberdades civis e individuais, tão comuns em governos ditatoriais. Uma atividade que englobe os três filmes indicados (e outros tantos que existem sobre o período) pode gerar um excelente seminário, que neste momento de pandemia pode ser filmado e apresentado de casa.

Filme disponível no Youtube. Link de acesso:
https://www.youtube.com/watch?v=H7YwtOlcae0

________________________________________________________________

Menino 23 (2016)

O documentário retrata a pesquisa do historiador Sydney Aguilar Filho. Em 1998, o professor de história dava aula sobre o nazismo, quando foi surpreendido por uma menina afirmando que na fazenda de sua família havia uma suástica, simbolo do nazismo, nos tijolos da casa. Achando isso suspeito, Aguiar vai a fundo na história e descobre que nazistas brasileiros retiraram 50 meninos negros de um orfanato para serem escravizados.
Palavras-chaves: Escravidão, negros, nazismo, era Vargas.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rYSspBodYSQ

________________________________________________________________

Cruzada

O filme conta a história de um ferreiro francês, que conhece seu pai quando este esta participa de uma Cruzada. Ao ver-se sozinho e sem sentido, acaba indo com ele para a terra santa, Jerusalém, em busca de perdão pelos seus pecados.

Há muitos elementos interessantes no filme que podem ser analisados, como a religiosidade, missões e atitudes realizadas em “nome de Deus”, a guerra pela terra santa, e é claro, a retomada de Jerusalém pelos muçulmanos, que expulsaram de lá os cristãos. Produzido em 2005, foi dirigido por Ridley Scott, Estados Unidos.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Lc-7QXXnutY