Histórico

O Laboratório de Virologia e Imunologia (LabVir) da Faculdade de Veterinária da UFPel, iniciou suas atividades em março de 1979, considerando a necessidade de realizar o diagnóstico das viroses dos animais, assim como conduzir projetos de pesquisa em virologia animal. Inicialmente, contava com três profissionais: os professores Telmo Vidor e Carlos Willi Van Der Laan, e o técnico de laboratório José Carlos Rösler Sandrini. Os trabalhos foram desenvolvidos com a colaboração dos bolsistas de mestrado, aperfeiçoamento e iniciação científica.

Durante vários anos o LabVir/UFPel dividiu com o Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor – IPVDF, a responsabilidade pelo diagnóstico da Raiva por imunofluorescência e prova biológica (inoculação em camundongos). Paralelamente foram realizados projetos em Doença de Newcastle, Influenza Equina, Peste Suína Clássica e herpesvírus dos bovinos com apoio de agentes financiadores de pesquisa, como CNPq, FAPERGS e FINEP. Foram também conduzidos projetos em parceria com alguns Laboratórios de produtos veterinários, visando avaliar uma amostra vacinal viva em cultivo celular de Peste Suína Clássica e uma vacina inativada oleosa para Herpes Suíno 1 (Doença de Aujeszky), ambas posteriormente registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e comercializadas em todo país.

Na década de 80, foram desenvolvidos vários projetos visando esclarecer aspectos epidemiológicos da Parvovirose dos suínos e herpesvírus bovino tipos 1 e 5. Foram igualmente implantados os bancos de células (23 linhagens) e banco de vírus, com as principais cepas padrão internacionais da ATCC (aproximadamente 30), representando as principais viroses dos animais.

Na década de 90, prosseguiram os estudos epidemiológicos para herpesvírus bovino tipos 1 e 5 e o monitoramento sorológico para diagnóstico da Leucose Enzoótica Bovina.

Na década de 2000, a vigilância epidemiológica para o BoHV e o BVDV (vírus da Diarreia Viral Bovina) intensificou-se e foram realizados isolamentos de várias cepas de surtos de vulvovaginite e encefalite dos bovinos, assim como de surtos de Diarreia Viral Bovina. Os estudos epidemiológicos mostraram os altos níveis de infecção dos rebanhos da zona sul do Rio Grande do Sul com BoHV e BVDV (84 e 82% das propriedades infectadas, respectivamente). As avaliações imunológicas das cepas isoladas demonstraram elevada imunogenicidade.

Atualmente, o LabVir/UFPel desenvolve pesquisas nas diversas áreas da virologia, destacando-se: poxvírus aviário, herpesvírus bovino tipo 1 e 5 (desenvolvimento de vacinas), diarreia viral bovina, herpesvirus equino, vírus que acometem abelhas (Apis mellifera e meliponídeos), desenvolvimento de linhagens celulares, desenvolvimento de vacinas de mucosa, vírus de cinomose e parvovirose. Além disso, tem atuado fortemente no diagnóstico das principais doenças reprodutivas dos bovinos, bem como de doenças compulsórias para a exportação de gado vivo.