Segurança e Saúde no Trabalho em parques eólicos – reflexões sobre o cenário atual

No mês de novembro foi publicada uma ótima reportagem na Revista Proteção sobre a Segurança e Saúde no Trabalho em parques eólicos. A reportagem é bastante completa e bem escrita. Segue abaixo um pequeno texto introdutório.
Boa leitura!!
À MERCÊ DOS VENTOS
Falta de experiência e mão de obra qualificada, somadas a atividades desenvolvidas em espaços reduzidos e em condições meteorológicas extremas são alguns dos riscos que compõem o setor eólico
.
Não é de hoje que os recursos naturais do Brasil impressionam e aquecem a indústria e o mercado de trabalho. Dessa vez é a força dos ventos encontrados no país que tem sido protagonista dessa história. Estudo do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT-Clima) constatou que o Brasil pode ter uma capacidade seis vezes maior de produzir energia a partir dos ventos do que a estimada no último levantamento em 2001. O parecer foi apresentado em conferência promovida pelo Instituto em setembro.
Fonte renovável e limpa, a energia eólica não emite gases poluentes e é praticamente ilimitada. Sua expansão beneficia tanto a sociedade, que passa a ter acesso a abastecimento barato com menor impacto ambiental, quanto a diferentes cadeias de empresas que se tornam fornecedoras de serviços temporários ou definitivos. E é justamente aí que está o perigo.
Por ser uma indústria relativamente nova, os trabalhadores podem não estar perfeitamente cientes dos riscos inerentes às atividades desenvolvidas nesse ambiente de trabalho. A indústria em expansão também tem o desafio de encontrar mão de obra qualificada, uma vez que a maioria não teve contato prévio com o setor.
A reportagem fala sobre a segurança na construção, operação e manutenção dos parques eólicos e seus aerogeradores. Além dos perigos inerentes à altura, movimentação de cargas, espaço confinado, há ainda desafios encontrados apenas neste tipo de trabalho. Para driblar as dificuldades deste cenário relativamente novo é preciso reforçar os treinamentos, planejar o trabalho e acompanhar de perto as atividades.
.