Quem somos

Este espaço será usado para você conhecer um pouco sobre quem somos e também, para expor documentos e projetos já produzidos pelos colaboradores do LABSERG e que tratam de temáticas afins com aquelas abrangidas pelo laboratório (Segurança e Ergonomia). Dessa forma, mesmo publicações realizadas antes da criação deste laboratório também poderão ser expostas para consulta e referência.


……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….
1. Quem somos
O LABSERG (Laboratório de Segurança e Ergonomia), juntamente com o laboratório de Engenharia do Produto do PPGEP-UFPel, terá como objetivo suportar atividades didático pedagógicas e de pesquisa em conteúdos e práticas relacionadas com medições físicas de avaliação de adequação biomecânica do trabalho, projeto do trabalho e de conforto ambiental, estudo de métodos e utilização de equipamentos de proteção individual e coletiva e práticas relacionadas com a utilização de metodologias para o desenvolvimento de novos produtos, que incluam geração do conceito, projetos estruturais e detalhados, bem como a elaboração de protótipos e/ou maquetes. Para tanto o laboratório conta com instrumentos de medição para avaliação ambiental, como luxímetros, dosímetros, decibelímetros, termoanemômetros, termohigrômetros, medidores de stress térmico (também denominados por medidores de IBUTG – Índice de Bulbo Úmido e Temperatura de Globo), medidor de vibração de corpo inteiro. Este ambiente será concebido de forma amparar as linhas de pesquisa do Mestrado em Engenharia da Produção sendo que, ainda poderá apoiar as atividades de ensino e pesquisa para as seguintes disciplinas: Ergonomia e Segurança Industrial e Gestão e Engenharia da Qualidade. Este laboratório possui suas ações articuladas em harmonia com as metas do grupo de pesquisa NUMESA (Núcleo Multidisciplinar em Ergonomia, Segurança e Acessibilidade). Abaixo da imagem está nossa identidade visual e um pequeno vídeo que conta os caminhos que levaram a ela.


………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
2. Infraestrutura física
Você pode nos conhecer, pelo menos parcialmente, através de uma visita virtual ao laboratório. Ao clicar nas imagens abaixo você poderá acessar de forma tridimensinal local e ver um pouco de seus recursos. Estamos trabalhando sempre para fortalecer a disponibilidade de recursos que possam incentivar a pesquisa, a extensão e o ensino. A primeira foto é mais antiga, tendo cerca de 3 anos e a segunda traz um registro do laboratório no outono de 2019, já com alguns novos recursos técnicos disponíveis. Boa visita!!.
.
.


………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
3. Álbum de imagens (última atualização desta seção: 02.fev.2024)
Ao clicar nos anos listados abaixos, abrirá hiperlinks para diversos álbuns de imagens que se relacionam com o LABSERG, todos dispostos em ordem temporal invertida. A imagens contemplam assuntos como eventos, aulas práticas, entre outras coisas. Confira nossa história em imagens desde 2013!

Acesse abaixo 58 álbuns com registros de imagens desde 2013.

2023 (N° de álbuns: 7 )
2022 (N° de álbuns: 6 )
2021 (N° de álbuns: 8 )
2020 (N° de álbuns: 3 )
2019 (N° de álbuns: 4 )
2018 (N° de álbuns: 6 )
2017 (N° de álbuns: 3 )
2016 (N° de álbuns: 6 )
2015 (N° de álbuns: 5 )
2014 (N° de álbuns: 8 )
2013 (N° de álbuns: 2 )

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
4. NUMESA (Núcleo Multidisciplinar em Ergonomia, Segurança e Acessibilidade)

A Ergonomia, a Segurança e a Acessibilidade tem emergido nos últimos anos como importantes fontes de estudo e pesquisa, sobretudo por atenderem demandas sociais e profissionais relevantes. A Ergonomia, por exemplo, vem contribuindo fortemente em diversos aspectos do cotidiano e tem sido crescentemente citada como elemento imprescindível para redução nos afastamentos e perdas em empresas. A Segurança tem merecido atenção não só no que tange ao caso mais específico da segurança individual do trabalhador mas também, na segurança de processos, onde contribui para a redução nos riscos de negócios e melhoria da competitividade. Já, a Acessibilidade consiste em outro tema imprescindível e amplamente discutido nos mais diversos meios. Ela contribui, a partir de intervenções no meio físico na promoção de condições de conforto e segurança a todos os indivíduos, independente de suas capacidades e/ou limitações, além de vertentes como a proposição de equipamentos de tecnologia assistiva. O NUMESA (Núcleo Multidisciplinar em Ergonomia, Segurança e Acessibilidade) emerge neste contexto, como um grupo de pesquisa que busca consolidar os esforços com foco nas temáticas por ele abrangidas.
Clique AQUI e confira a produção dos professores que integram o NUMESA em periódicos a partir de 2015.
.

 

LUIS ANTONIO DOS SANTOS FRANZ, Dr.
UFPel – Universidade Federal de Pelotas
Ceng – Engenharia de Produção
Pelotas/RS/Brasil – proffranz

ISABELA FERNANDES ANDRADE, Dra.
UFPel – Universidade Federal de Pelotas
Ceng – Engenharia de Produção
Pelotas/RS/Brasil

ALEJANDRO MARTINS RODRIGUEZ, Dra.
UFPel – Universidade Federal de Pelotas
Ceng – Engenharia de Produção
Pelotas/RS/Brasil

ALINE SOARES PEREIRA, Dra.
UFPel – Universidade Federal de Pelotas
Ceng – Engenharia de Produção
Pelotas/RS/Brasil

DOUGLAS DE CASTRO BROMBILLA, MSc.
IFRS – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Rio Grande/RS/Brasil

LARISSA MEDIANEIRA BOLZAN, Dra.
UFPel – Universidade Federal de Pelotas
Ceng – Engenharia de Produção
Pelotas/RS/Brasil

LIZANDRA GARCIA LUPI VERGARA. Dra.
UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina
Florianópolis/SC/Brasil

RENATA HEIDTMANN BEMVENUTI, Dra.
UFPel – Universidade Federal de Pelotas
Ceng – Engenharia de Produção
Pelotas/RS/Brasil

VANESSA GOULART DORNELES, Dra.
UFSM – Universidade Federal de Santa Maria
Curso de Arquitetura e Urbanismo
Santa Maria/RS/Brasil

.
.
.

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
5. Trabalhos de Conclusão de Curso e Dissertações (última atualização desta seção: 25.mar.2024)
Neste espaço é possível passar por Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e Dissertações produzidos em temas associados às áreas de abrangência do NUMESA, dos laboratórios LABSERG e NEPEA, e no contexto do curso de Engenharia de Produção ou de Programas de Pós-Graduação em que os professores do NUMESA atuam. Sintam-se a vontade para consultar, inspirar-se e citar estas fontes em seus trabalhos futuros.
Clique sobre o ano na lista abaixo e vá direto para as publicações realizadas nele
2024 (3 trabalhos defendidos)
2023 (6 trabalhos defendidos)
2022 (2 trabalhos defendidos)
2021 (2 trabalhos defendidos)
2020 (6 trabalhos defendidos)
2019 (9 trabalhos defendidos)
2018 (14 trabalhos defendidos)
2017 (8 trabalhos defendidos)
2016 (1 trabalhos defendidos)
2015 (4 trabalhos defendidos)

Dados do TCC ou Dissertação E S A T
2024
.
MATTIONI, V.A.G.. (Orientador: FRANZ, L.A.S.). Contribuições das tecnologias emergentes para ações com foco em ergonomia no setor de armazenagem e beneficiamento de grãos. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2024.
.
A Indústria 4.0 promove a inovação e a integração de processos, visando produtos de alta qualidade a custos acessíveis. A relevância da ergonomia persiste, apesar das melhorias tecnológicas, também na agroindústria. Este estudo investiga as contribuições das tecnologias emergentes para a ergonomia no setor de armazenagem e beneficiamento de grãos. A revisão sistemática destacou os exoesqueletos como alternativa para posturas desfavoráveis e movimentação de cargas, mas seu alto custo inviabiliza sua adoção. Os sensores vestíveis surgem como alternativa mais acessível e prática, promovendo melhorias ergonômicas neste setor. O modelo conceitual originou-se de uma visita em campo de uma indústria de beneficiamento de arroz. Em uma planilha, foram destacados os setores e postos de trabalho na indústria visitada e analisados os constrangimentos ergonômicos e tecnologias emergentes aplicáveis, de acordo com o que foi encontrado na revisão sistemática e também explorando outras alternativas. Desta forma, percebeu-se possíveis aplicações nos setores de recebimento do grão e expedição do produto final. O setor de processamento atualmente é quase todo automatizado, envolvendo trabalhadores apenas para manutenção. De forma geral, a adoção de abordagens analíticas e integradas para a melhoria das condições ergonômicas na indústria de beneficiamento de arroz pode gerar benefícios significativos para todas as partes envolvidas. Ao priorizar a saúde e segurança dos trabalhadores, podemos promover ambientes de trabalho mais seguros, saudáveis e produtivos, contribuindo para o bem-estar geral da sociedade.

(Aguardando disponibilização no Pergamum/UFPel)
.

. . .
MELO, D.S.R.I.. (Orientador: FRANZ, L.A.S.). Desafios na organização do trabalho em atendimentos a alunos com deficiência em escolas de ensino fundamental de Pelotas. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2024.
.
O presente trabalho se trata de um estudo de caso, que foi realizado através de uma investigação teórica e prática dos possíveis desafios e oportunidades em escolas de ensino fundamental, da região de Pelotas localizada no Rio Grande do Sul, com o foco nas demandas que emergem do atendimento a alunos com deficiência e seus impactos referentes à organização do trabalho em escolas de ensino fundamental. Portanto, para realizar tal pesquisa, inicialmente foi desenvolvida uma revisão teórica com o intuito de possibilitar uma melhor compreensão da acessibilidade, da organização do trabalho e dos desafios enfrentados frente às demandas exigidas pelas pessoas com deficiências, com a contextualização do ambiente escolar. Posteriormente foi realizada a coleta de dados referentes ao tema através da realização de entrevistas com profissionais da área da educação, com o intuito de obter informações referentes ao tema e possibilitar a sua análise em comparação com a revisão teórica, a fim de verificar a situação verdadeira apresentada nas escolas. Com isso, após a interpretação dos dados obtidos e sua analise foi possível notar uma possível relação entre o aumento dos desafios na organização do trabalho com as demandas exigidas pelo atendimento de pessoas com deficiência em escolas, isso foi diagnosticado através de um possível aumento nas demandas laborais sobre os profissionais e organizações da área da educação. Com isso, foram observadas oportunidades de melhoria e desafios que necessitam de soluções urgentes, como a falta de recursos humanos e materiais, a qualificação do profissionais e a falta de atuação das leis.

(Aguardando disponibilização no Pergamum/UFPel)

.

. .
RODRIGUES, C.. (Orientador: BOLZAN, L.M.). O impacto das atribuições de motoristas de cargas na vida pessoal/familiar do profissional. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2024.
.
Este trabalho terá o objetivo de compreender como as atribuições de motoristas de carga impactam na vida pessoal/familiar do profissional. Balizam o objetivo geral, os objetivos específicos: (1) Construir um instrumento de pesquisa (questionário) capaz de mensurar o impacto das atribuições do motorista de carga na vida pessoal; (2) Descrever atribuições dos motoristas de carga; (3) Construir o instrumento de pesquisa. A realização deste trabalho é justificada pela importância da profissão motorista de carga para a economia do país e a estreita relação que as implicações da referida profissão tem com a literatura acerca do sofrimento no trabalho. Trata-se de uma questão atual e relevante, uma vez que a natureza do trabalho de motorista de carga, a quantidade, as regras e até os novos instrumentos (tecnologias) de controle dos profissionais tem trazido impactos significativos acerca do sofrimento do trabalho. A metodologia adotada para realização deste trabalho é de caráter exploratório, e se dará através da aplicação de um questionário, hospedado na plataforma do Google Forms, para coleta de dados. A análise dos dados foi realizada por meio de técnicas estatísticas, portanto, serão quantitativas. O período de aplicação do questionário foi de maio de 2023 até fevereiro de 2024. O referencial teórico que embasa o trabalho é composto pelos tópicos: Sofrimento no trabalho, onde serão abordados principalmente Bernardo (2009), Mansano (2016) e Rosso (2003); e, literatura sobre a profissão de motorista de carga; o estudo desenvolveu e validou um questionário para avaliar o sofrimento no trabalho e o impacto nas vidas pessoais de motoristas de carga. A validação bem-sucedida representa um avanço significativo no entendimento das condições laborais e psicossociais desses profissionais, preenchendo uma lacuna na literatura. A originalidade da pesquisa destaca-se ao abordar um campo pouco explorado, proporcionando aplicabilidade prática para orientar políticas de melhoria das condições de trabalho. A análise dos resultados revelou variáveis significativas, fortalecendo a validade do questionário. Apesar de desafios no engajamento dos motoristas e restrições de prazo, o estudo superou seus objetivos, contribuindo valiosamente para a compreensão do sofrimento no trabalho entre motoristas de carga e inspirando abordagens mais abrangente na gestão e políticas laborais para essa categoria.

(Aguardando disponibilização no Pergamum/UFPel)

.

. . .
2023
.
HARTWIG, W.S.. (Orientador: FRANZ, L.A.S.). Aplicação de Técnicas de Gerenciamento de Riscos para Análise de Produção de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) em Laboratório na Cidade do Capão do Leão - RS. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2023.
.
A construção civil apresenta elevado número de acidentes graves, sendo o sexto setor da economia com mais acidentes, dentro deste ramo as atividades ligadas a pavimentação em particular, apresentam diversos riscos à saúde dos trabalhadores, como exposição a produtos químicos e substâncias tóxicas. Para reduzir esses riscos é necessário a regulamentação das atividades e implementar ações que melhorem a segurança dos trabalhadores. Desta forma, este trabalho elaborou a Aplicação de Técnicas de Gerenciamento de Riscos em um laboratório de análise de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) localizado na cidade do Capão do Leão – RS. A norma regulamentadora 1 (NR-01) sofreu alterações em 2022, tornando obrigatório o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) para empresa que possuem trabalhadores como empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), este programa exigi a apresentação de um inventário de riscos e o plano de ação, que neste trabalho foi elaborado seguindo a metodologia apresentada na norma ABNT ISO 31000:2018 e utilizando as ferramentas apresentadas na norma ABNT ISO /IEC 31010: 2012. As ferramentas utilizadas foram: Técnica estrutura SWIFT, Análise Preliminar de Risco/Perigo e Análise de Árvore de Falhas que resultaram no inventário de riscos, que serviu como base para elaboração de dois planos de ação. Com as análises realizadas no trabalho foi possível identificar as principais características dos riscos atuais e a natureza reativa das medidas em uso, expondo a ausência de uma abordagem preventiva.

(Disponível para download AQUI)
.

. . .
POZZOBOM, C.. (Orientador: FRANZ, L.A.S.). Contribuições da gestão de risco na rotina de uma empresa de produção de fertilizantes orgânicos. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2023.
.
O presente trabalho teve como objetivo geral propor a implantação da gestão de riscos em uma empresa de produção de fertilizantes orgânicos. Para alcançar esse objetivo, foram estabelecidos alguns objetivos específicos, sendo eles: pesquisar e desenvolver um marco teórico quanto à gestão de riscos em uma empresa de fertilizantes orgânicos; compreender as características do negócio necessárias para a realização do trabalho; propor a aplicação dos caminhos para a implementação da gestão de riscos na empresa estudada; e, verificar a qualidade do modelo proposto. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, classificada também como aplicada e com fins exploratório. O local objeto do estudo foi uma empresa localizada na cidade de Estrela – RS. Foi realizado uma investigação das características da empresa para que fosse criado um modelo de gestão de riscos baseado nas ISO 31000, NR01 e seguindo o método do PDCA. Os resultados obtidos a partir dos dados das entrevistas foram analisados por meio de técnicas de análise de conteúdo. Foi constatado a aprovação do modelo proposto pelos gestores, o que tornou o modelo passível de aplicação no local estudado.

(Disponível para download AQUI)

.

. . .
RODRIGUES, L.B.S.. (Orientador: FRANZ, L.A.S.). Avaliação arquitetônica universitária sob o viés do autismo. Trabalho de Conclusão de Curso em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2023.
.
A percepção do ambiente pelo usuário se relaciona com experiências sensoriais, que podem ser estimulantes ou até mesmo inibidoras. Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), comumente possuem peculiaridades quanto à sensorialidade e suas relações com o ambiente, o que pode desencadear tanto estímulos de conforto quanto desconforto. Entretanto, os conteúdos acerca dessas relações se voltam, majoritariamente, para o desenvolvimento infantil, criando-se uma lacuna no conhecimento científico no que tange o público adulto com autismo e, mais especificamente, no contexto universitário. Explorando a relação da arquitetura com o TEA, este trabalho faz uma revisão narrativa sobre o tema e investiga a percepção ambiental do adulto autista que vive uma realidade acadêmica. O objetivo deste trabalho consiste, portanto, na investigação dos potenciais e fragilidades arquitetônicas e espaciais que um ambiente universitário implica na vida de um universitário autista. Os dados obtidos, através de questionários e entrevistas com alunos e servidores, além de fazer luz a um campo de pesquisa pouco explorado no país, podem ser referências para tomadas de decisão de projetos universitários inclusivos a autistas. Como resultado de avaliações quantitativas e qualitativas do ambiente construído, identificou-se a necessidade de tratamentos espaciais de forma multidisciplinar e integrada a gestões humanizadas e inclusivas das próprias universidades. Ademais, as intervenções de projeto inclusivo não se dão apenas em espaços a criar, mas também em espaços existentes que podem ser adaptados. Através de um comparativo entre a percepção dos usuários com a condição prescrita e a avaliação dos núcleos de acessibilidade e inclusão, estabelece-se alguns alinhamentos que podem ser encorajados e alguns desalinhamentos que podem ser mitigados. Os critérios sensoriais apontados como maiores problemáticas foram os aspectos acústicos, os de iluminação artificial, os de orientação espacial e aqueles relacionados à ergonomia. Como solução proposta, discorre-se sobre cada aspecto e reitera-se a condição preconizada pela bibliografia, considerando-se o alinhamento desta com os dados coletados na pesquisa com os usuários. Os resultados são apresentados de forma sumarizada em tabelas de resumo com propostas de solução.

(Disponível para download AQUI)

.

. .
BITENCOURT, O.. (Orientador: PEREIRA, A.S.). Aplicação do Ciclo PDCA com foco na gestão da Qualidade em uma produção de segmentos de silicone para bomba de infusão. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2023.
.
A definição de qualidade baseia-se essencialmente em atingir plenamente a satisfação do consumidor, disponibilizando produtos que atendem as suas expectativas. Expectativas essas que são geradas através especificações do produto, e quando não são atendidas, são classificadas como produtos não conformes. O surgimento de não conformidades durante o processo produtivo pode acarretar diversas problemáticas, como a confiabilidade da empresa em relação ao mercado competitivo e aumento dos custos de produção. Ao buscar alternativas que possibilitem erradicar ou suavizar o surgimento de não conformidades ao longo dos processos produtivos, as ferramentas da qualidade são amplamente utilizadas pelas empresas. As diferentes aplicações e finalidades das ferramentas da qualidade possibilitam que as empresas possuam uma grande versatilidade no processo de investigação e solução de não conformidades identificadas nos processos produtivos. Além da confiabilidade e custos atrelados a não conformidades, algumas empresas utilizam ferramentas da qualidade através da obrigatoriedade de normatizações e legislações atreladas ao tipo de produto produzido, como por exemplo a indústria de produtos médico-hospitalares no Brasil. Porém, as ferramentas atreladas as normatizações e legislações deste setor industrial generalizam os diferentes tipos de produtos fabricados, dificultando a identificação e resolução do surgimento de não conformidades. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo investigar as possíveis causas de não conformidades em uma produção de segmento de silicone para bomba de infusão. Para alcançar este objetivo foram aplicadas ferramentas da qualidade, como Ciclo PDCA, Diagrama de Pareto, Diagrama de Causa e Efeito, 5 Porquês e Folha de verificação, possibilitando o levantamento e análise de dados. A utilização do ciclo PDCA como ferramenta estrutural para o desenvolvimento do trabalho, contribuiu para organizar e aplicar as demais ferramentas selecionadas, possibilitando a identificação dos processos envolvidos e as possíveis causas relacionadas com a geração de não conformidades. As análises realizadas a partir dos resultados obtidos, evidenciou que grande parte da geração de não conformidades contidas nos processos de fabricação de segmentos de silicones, está atrelado a matéria prima utilizada na produção e a capacitação dos colaborares envolvidos na fabricação do componente em estudo.

(Disponível para download AQUI)

.

. . .
HARTWIG, T.B.. (Orientador: BEMVENUTI, B.H.). Fatores organizacionais que geram intenção de turnover. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2023.
.
Um fator que está relacionado de forma direta e indireta com os altos custos de uma organização e a obtenção de novos talentos, consiste no turnover, que representa o desligamento de um funcionário de forma voluntária ou involuntária da organização. Nos dias atuais, onde para se manter no mercado as empresas precisam apresentar um diferencial, o conhecimento dos colaboradores tem sido uma peça fundamental. Desta forma a gestão de pessoas se apresenta como uma alternativa para manter os funcionários engajados e, assim, diminuir o índice de turnover. Ela aborda tópicos importantes que envolvem a satisfação dos colaboradores, como recrutamento e seleção, remuneração, progressão na carreira e estilos de lideranças. O objetivo deste trabalho consistiu em identificar os fatores organizacionais que geram intenção de turnover, a partir de uma revisão sistemática da literatura (primeiro artigo) e a realização de um estudo de campo (segundo artigo). Para isso, foram elaborados dois artigos, sendo um teórico e um prático. No primeiro, foi elaborada uma revisão sistemática da literatura aplicando o Methodi Ordinatio para entender quais as causas geram intenção de turnover. No segundo, foi realizada uma pesquisa de campo aplicada na plataforma do LinkedIn por meio de um questionário fechado com 21 perguntas que buscavam responder quais fatores organizacionais geram intenção de turnover. Como resultado, o primeiro artigo identificou as possíveis causas em diversas áreas, onde em sua maioria estão relacionadas com o empoderamento dos líderes e a falta de suporte. Já com o segundo artigo foi possível verificar que grande parte dos profissionais não sabiam responder se a empresa realizava recrutamento interno. E a falta de uma política com aumento salariais é também um dos motivos para intenção de turnover.

(Disponível para download AQUI)

.

. . .
SILVA, M.A.G.. (Orientador: BEMVENUTI, B.H.). Influência da Organização do Trabalho nos Riscos Psicossociais: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2023.
.
As diversas mudanças ocorridas no mundo do trabalho nas últimas décadas, como aumento da produtividade, resultante da exigência de metas, têm afetado diretamente a saúde dos trabalhadores de diferentes maneiras, destacando-se os riscos psicossociais, que causam adoecimento do trabalhador de forma física ou psicológica. A ergonomia cognitiva está relacionada aos processos mentais e é responsável por garantir que os trabalhadores desenvolvam suas tarefas com conforto e bem-estar. Os fatores psicossociais são importantes no processo de saúde e adoecimento dos trabalhadores, incluindo a forma como o trabalho é organizado, os arranjos de tempo, as relações sociais, o conteúdo e a carga de trabalho em termos de demandas mentais e sociais para cada trabalhador. Por isso é importante fazer uma análise e verificar a influência que as organizações têm em tais riscos. No primeiro momento, foi feita uma análise sobre os riscos psicossociais no Brasil e observou-se que o Rio Grande do Sul ocupa a 7ª posição dos estados que apresentam maior taxa de transtornos mentais e comportamentais, sendo os trabalhadores da administração pública os mais acometidos. Logo após, foi feita uma revisão sistemática da literatura utilizando Methodi Ordinatio, ranqueando e selecionando trabalhos mais relevantes sobre o tema através da equação InOrdinatio. Foram selecionados treze artigos para análise sistemática. Foi possível observar que as principais causas dos riscos psicossociais estavam relacionadas com a jornada de trabalho (longas jornadas e ritmo de trabalho intenso), seguida de falta de recursos e problemas de relações interpessoais. A partir dos resultados encontrados na revisão sistemática, sugeriu-se a inserção de medidas de prevenção e controle dos riscos psicossociais dentro de um programa de gerenciamento de riscos, utilizando a metodologia disponível na legislação brasileira sobre o assunto.

(Disponível para download AQUI)

.

. .
2022
.
BERSCH, G.S.. (Orientador: BEMVENUTI, B.H.). Elaboração do Programa de Gerenciamento de Riscos de um escritório de advocacia de Rio Grande – RS. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2022.
.
A saúde e o bem-estar dos trabalhadores é de extrema importância para que suas atividades sejam exercidas de forma eficaz e satisfatória. Tratando-se do ambiente de serviços de escritório e apoio administrativo, os riscos ocupacionais que estes trabalhadores estão expostos são principalmente de caráter ergonômico e de acidentes. Dessa forma, é importante identificar e avaliar os riscos ocupacionais presentes no ambiente de trabalho e, através do cumprimento das disposições das Normas Regulamentadoras, proporcionar um maior conforto e segurança aos trabalhadores. Sendo assim, o presente trabalho elaborou um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) em um escritório de advocacia situado na cidade de Rio Grande – RS. O PGR é obrigatório desde janeiro de 2022 para empresas celetistas. Para isso, foi realizado o inventário de riscos, onde foram identificados, analisados e avaliados os riscos ocupacionais presentes no ambiente de trabalho. Assim, foi possível concluir que os principais fatores de riscos ergonômicos estão relacionados à organização do trabalho. Com isso foi elaborado o plano de ação, que consta ações gerenciais com medidas para normatizar rotinas relacionadas à segurança e saúde no trabalho e também sugeridas ações para gerir indicadores de absenteísmo e turnover, além de ações preventivas para reduzir os riscos aos quais os trabalhadores estão expostos, especialmente no que tange os fatores psicossociais. Por fim, foi proposto um cronograma para realizar o acompanhamento e aferição de resultados das ações propostas no plano de ação.

(Disponível para download AQUI)
.

. . .
POREPP, E.L.. (Orientador: BEMVENUTI, B.H.). Elaboração de programa de treinamentos de segurança e saúde no trabalho em uma indústria de nutrição animal. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2022.
.
No setor industrial os trabalhadores estão diariamente expostos a todos tipos de riscos ocupacionais, sendo eles: físico, químico, biológico, ergonômico e de acidente. Para que os trabalhadores estejam devidamente protegidos é necessária uma gestão eficiente de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) dentro das empresas. Os treinamentos aparecem como uma ferramenta promissora na redução dos riscos ocupacionais e nos custos envolvidos nas questões de SST. Além disso, são fundamentais para garantir a satisfação do trabalhador, interferindo diretamente na sua produtividade. O objetivo deste trabalho foi elaborar um Programa de Treinamentos em SST em uma indústria de nutrição animal da cidade de Pelotas-RS. O programa foi elaborado seguindo quatro etapas: diagnóstico de treinamentos, planejamento de treinamentos, execução de treinamentos e por fim, avaliação de treinamentos. Nas duas primeiras etapas, utilizou-se a ferramenta 5W2H onde foram verificados os treinamentos obrigatórios dentre as 37 Normas Regulamentadoras necessários na empresa em estudo e logo após, foi feito o planejamento de cada um desses treinamentos com base nas questões “o que?”, “por que?”, “onde?”, “quando?”, “quem?”, “como?”, “quanto?” e “por quem?”. Na etapa execução do treinamento, foi elaborado o documento Procedimento Operacional Padrão (POP), com todas as informações necessárias para a realização de cada treinamento, como conteúdo, carga horária e periodicidade definidos pelas NR. Para avaliação dos treinamentos utilizou-se o método de Kirkpatrick, que se divide em quatro etapas: reação, aprendizagem, mudança de comportamento e resultados. O Programa de Treinamentos em SST elaborado facilitará para que a empresa se mantenha em dia com suas obrigações em relação às Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Previdência.

(Disponível para download AQUI)

.

. . .
2021
.
LEANDRO, M.S.. (Orientador: FRANZ, L.A.S.). Modelos sistêmicos de análise de acidentes: Estudo de caso em uma indústria de alimentos. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2021.
.
A atividade industrial é muito importante para o Brasil. Apenas a indústria de alimentos e bebidas emprega mais de 1,6 milhões de pessoas. Porém, esse setor registra um elevado número de acidentes. Isso pode ser indício da dificuldade das empresas na prevenção de acidentes. Existem estudos que defendem que a prevenção é o resultado de uma abordagem que investiga os motivos que causaram o acidente e que oferece mecanismos para a aprendizagem da experiência. Nesse sentido, desde 1919 modelos causais de acidente vem sendo estudados, em busca de uma análise clara dos processos, causas e consequências dos acidentes. Atualmente os modelos sistêmicos de análise de acidentes estão se destacando, por apresentarem uma abordagem que considera as interações entre o homem e as demandas de sua atividade, analisando todo o sistema complexo na identificação das causas do acidente. Levando-se em consideração a ampla aplicação da abordagem sistêmica de análise de acidentes, o objetivo deste estudo é aplicar um modelo sistêmico na proteção de máquinas em uma indústria de alimentos. Para isso, o presente estudo está divido em duas etapas. A primeira é uma revisão sistemática da literatura, orientada pela metodologia PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses), nos bancos de dados ScienceDirect, ProQuest e Web of Science. Nessa etapa, a coleta de dados foi por meio da ferramenta StArt (State of the Art through Systematic Review) no dia 29 de junho de 2020. Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa, por meio das ferramentas Microsoft Excel®. Os resultados da revisão sistemática encontraram 94 publicações, 55 modelos sistêmicos de análise de acidentes e 2 publicações de aplicação de modelos na indústria de alimentos. A segunda parte deste estudo é o levantamento e análise pelo método FRAM (Functional Resonance Analysis Method), dos fatores de risco de acidentes encontrados na indústria de alimentos na operação de máquinas. Os dados foram coletados em uma indústria de alimentos da região sul do Brasil, entre 13 de janeiro de 2020 e 9 de março de 2020, e armazenados em um banco de dados. Estes dados consistem em fotos e laudos de análise de risco das máquinas da empresa, bem como documentos de registro do acidente. A análise de dados foi realizada por meio do Método de Análise de Ressonância Funcional (FRAM) e da Simulação de Monte Carlo. Conclui-se que os modelos sistêmicos são relevantes para uma análise completa de um acidente, mas que também podem ser utilizados como ferramenta de gerenciamento da segurança institucional. Além disso, podem e devem ser aplicados na indústria de alimentos por esta ser um sistema complexo e que portanto, deve ser tratada e analisada como tal. O estudo de caso apontou que o local objeto de estudo possui riscos inerentes às atividades de operação de máquinas que podem levar a outros acidentes de trabalho, devido a elevada variabilidade de desempenho diante de cenários de fluxo de informações, atividades complexas e interrupções propensos a mudanças. A análise pelo método FRAM constatou que o acidente na dobradeira foi ocasionado pela falta de gestão e cultura de segurança.

(Aguardando disponibilização no Pergamum/UFPel)
.

. . .
SERAFIM, R.O.. (Orientador: BEMVENUTI, B.H.). Desenvolvimento de um material facilitador para a aplicação das novas redações das normas regulamentadoras 1, 7 e 9. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2021.
.
A segurança e saúde do trabalho corresponde a um conjunto de medidas adotadas que visam minimizar as doenças e os acidentes de trabalho, a exposição aos riscos ocupacionais e proteger a integridade e a capacidade para o trabalho. As Normas Regulamentadoras (NR) são previstas no capítulo V da Consolidação das Leis para o Trabalho (CLT) e consistem em obrigações, direitos e deveres a serem cumpridos por empregadores e trabalhadores com o objetivo de garantir trabalho seguro e sadio. O presente estudo tem por objetivo disponibilizar um material que auxilie as empresas na aplicação das atualizações das NR 1 (Disposições gerais e gerenciamento de riscos ocupacionais), NR 7 (Programa de Controle Medico de Saúde Ocupacional) e NR 9 (Avaliação e controle das exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos). As empresas estão obrigadas, sob pena de multa, a seguirem essas atualizações, que entrarão em vigor em agosto de 2021. Com o objetivo de auxiliar as empresas a se adaptarem as novas redações dessas três NR (1, 7 e 9), será´ desenvolvido um material facilitador para a aplicação das novas regras. Esse material pretende ser amplamente divulgado para o ramo empresarial da cidade de PelotasRS.

(Aguardando disponibilização no Pergamum/UFPel)

.

. . .
2020
.
DECIO, A.L.H.. (Orientador: BEMVENUTI, B.H.). Avalição de Riscos Ocupacionais em uma Clínica Odontológica na Cidade de Pelotas/RS. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2020.
.
A clínica odontológica é um local que oferece inúmeros riscos que afetam a saúde e segurança das pessoas que frequentam estes locais e os cirurgiões dentistas estão frequentemente expostos aos cinco tipos de riscos ocupacionais, sendo eles: físico, químico, biológico, ergonômicos e de acidentes. Por isso, é muito importante que estes riscos sejam identificados e avaliados, através do gerenciamento de riscos proposto pela NR 1, que entrará em vigor a partir de agosto de 2021. O objetivo deste trabalho é propor um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) em uma clínica odontológica na cidade de Pelotas/RS. Além disso, foram comparados os resultados da aplicação de duas técnicas de matrizes para avaliação de riscos (Inmetro e PRAT), realizadas por três aplicadores (um com conhecimento na área e outros dois sem) para verificar qual técnica é mais apropriada para aplicação por uma pessoa sem conhecimento na área de SST (Saúde e Segurança no Trabalho). Além disso, foi aplicada pela autora a técnica FMEA. Na primeira aplicação das técnicas de matrizes, observou-se grande diferença entre as avaliações e, por isso, foram realizadas algumas modificações para reaplicação. Na reaplicação, obteve-se resultados mais harmônicos entre os avaliadores e concluiu-se que, dentre as técnicas utilizadas, para aplicação por uma pessoa sem conhecimento em SST, a técnica mais apropriada é a de matriz probabilidade X consequência do Inmetro (2019). O FMEA, por ser uma técnica bastante específica e que exige muito conhecimento, idealmente deve ser aplicada nas organizações por empresas especializadas.

(Aguardando disponibilização no Pergamum/UFPel)
.

. . .
HOLANDA, J.J.S.. (Orientador: FRANZ, L.A.S.). Avaliação de exposição à vibração ocupacional de corpo inteiro no setor de transporte coletivo em uma cidade de médio porte. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2020.
.
Um dos principais desafios presentes no âmbito das indústrias do setor moveleiro gaúcho encontra-se na garantia do conforto térmico de seus ambientes, sobretudo pelas variações climáticas extremas experimentadas na região que abriga as principais empresas deste setor, na serra gaúcha. Os estudos, de um modo geral, indicam a necessidade de melhorar os padrões com parâmetros de conforto para atualizar na prática o desempenho térmico na construção e efetivamente, obter economia de energia, promover o conforto promovendo também um aumento no desempenho de produção. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo geral investigar as condições de conforto térmico em uma empresa moveleira na cidade de Bento Gonçalves. Tem-se ainda específicos que consistem em: realizar um levantamento dos índices de temperatura no âmbito de uma indústria moveleira; desenvolver uma discussão crítica quanto o cenário identificado na indústria moveleira; propor possíveis encaminhamentos com vistas à obtenção de melhorias no ambiente moveleiro. A metodologia utilizada neste estudo foi a abordagem qualiquantitativa, sendo que o levantamento de dados ocorreu no período de duas semanas. O resultado obtido através da pesquisa realizada na fábrica de colchões escolhida indica que os parâmetros de temperatura presentes no local apresentam, na maior parte dos locais analisados, níveis de estresse térmico consistentes com os limites indicados pela norma certificadora ISO 7730.

(Aguardando disponibilização no Pergamum/UFPel)

.

. . .
LOSEKAN, I.. (Orientador: FRANZ, L.A.S.). Condicionantes ergonômicos na organização do trabalho docente. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2020.
.
Ser professor é dedicar-se integralmente à docência e é um modo de ser, pois envolve todas as dimensões da vida e é uma atividade que se faz o tempo todo. Esta é também uma ocupação que oferece desafios, sobretudo no que compete à organização do trabalho. Dito isso, o presente estudo explora como tema os principais fatores condicionantes da atividade dos professores no processo de organização e desenvolvimento do trabalho docente. O objetivo geral é investigar os principais condicionantes ergonômicos impostos aos professores da rede de ensino no que se refere à organização do trabalho. Os objetivos específicos são compreender quais são os principais desafios considerados no contexto da organização do trabalho para os professores, realizar o levantamento dos principais condicionantes ergonômicos vivenciados pelos professores de uma escola pública e uma privada de uma região do estado do Rio Grande do Sul e por fim, desenvolver uma discussão crítica quanto aos resultados obtidos. Para alcançar os objetivos, foi realizada durante o TCC 1 uma revisão sistemática com amparo de técnicas e softwares específicos, e que trata dos principais desafios considerados no contexto da organização do trabalho para os professores. Também foram realizadas durante a disciplina de TCC 2 entrevistas online e aplicação de questionário também online com professores de uma escola pública e uma privada, com posterior análise e discussão de dados. Foi possível realizar o levantamento dos principais condicionantes ergonômicos vivenciados pelos professores em relação à organização do trabalho, que estão relacionados principalmente a jornada de trabalho longa, múltiplos empregos e trabalho extraclasse excessivo. Também foi realizado o levantamento da percepção dos respondentes sobre outros desafios presentes no trabalho docente como efeitos na saúde pelo exercício do trabalho e desafios emergentes pelo teletrabalho. Foi perceptível através da pesquisa que a pandemia do COVID-19 alavancou problemas e desafios que os docentes enfrentam em seu trabalho, principalmente em relação a sua jornada de trabalho, trabalho extraclasse e as doenças pelo exercício do trabalho.

(Disponível para download AQUI)

.

. . .
RODRIGUES, L.B.S.. (Orientador: ANDRADE, I.F.). Intervenção projetual para ampliação de edificação pública educacional: o caso do Prédio do CEng/1001. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Civil, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2020.
.
Este trabalho de pesquisa tem viés prático e executivo, acerca da proposta de reforma de um prédio público inventariado, para a ampliação do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas. Trata-se de estudos de viabilidade, pesquisas de demandas da comunidade acadêmica e readaptações de projetos já elaborados para a promoção de um espaço educacional de qualidade, que atenda às necessidades da comunidade acadêmica desta Unidade, de acordo com as normas técnicas brasileiras.

(Aguardando disponibilização no Pergamum/UFPel)

.

. . .
SILVA, C.M.M.. (Orientador: BEMVENUTI, B.H.). Tecnologias da Indústria 4.0 Aplicadas a Saúde e Segurança do Trabalho. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2020.
.
O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão sistemática sobre a utilização de conceitos da Indústria 4.0 aplicados à Saúde e Segurança do trabalho (SST) com a finalidade de prevenção de acidentes de trabalho. Diante da dinamização e modificação de processos industriais trazidos pelos conceitos abordados da denominada Quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, e o impacto direto causado nos ambientes de trabalho, faz-se necessário o estudo e a análise do tema. De acordo com dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, de 2012 a 2018, o Brasil registrou 16.455 mortes e 4.5 milhões acidentes. Justamente entendendo o grande gargalo que esse tópico representa para a produtividade, economia e qualidade dentro das corporações, já existem abordagens usando destas tecnologias para bem estar laboral dos colaboradores. Desenvolver uma estratégia eficiente com relação à segurança do trabalho, minimização dos impactos dos acidentes e doenças ocupacionais, bem como preservar às áreas da saúde humana, são o foco de estratégias de segurança por meio de informações, uma área de estudo e análise por meio das tecnologias fomentadas na Indústria 4.0 (I4.0). A fim de mensurar como as corporações estão ambientadas frente a esta nova realidade, o projeto visou à elaboração de uma análise sistemática da literatura usando da metodologia Methodi Ordinatio sobre o tema bem como desenvolver Modelo de Avaliação do Nível de Maturidade das Tecnologias da I4.0 aplicados à SST. Consequentemente, este projeto levou ao conhecimento atual sobre modernidades que vêm sendo aplicadas quanto ao uso de dispositivos vestíveis, iteraçãocom robôs colaborativos, uso de algoritmos de inteligência artificial e interligação de ambientes fabris à operadores saudáveis, contribuindo com a manutenção ou elevação da competitividade das indústrias brasileiras quanto à SST.

(Disponível para download AQUI)

.

. . .
TABORDA, V.C.. (Orientador: FRANZ, L.A.S.). Análise dos índices de conforto térmico em uma indústria no pólo moveleiro de Bento Gonçalves-RS. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Industrial Madeireira, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2020.
.
O trabalho dos condutores de ônibus urbano está sujeito a uma exposição constante a vibrações ocupacionais, que podem ter efeitos adversos para a saúde dos profissionais. Existe em relação a esse meio uma preocupação especial quanto as Vibrações de Corpo Inteiro (VCI), devido aos inúmeros fatores que podem influenciar os níveis de exposição. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo realizar um estudo da exposição dos profissionais condutores de ônibus urbano às vibrações ocupacionais. Para isso, foi efetuada a medição da vibração de corpo inteiro em condutores de ônibus de empresas participantes do consórcio de transporte coletivo de Pelotas. Foram realizadas medições em dois percursos diferentes (percurso 1 e 2), com uma amostra de quatro condutores (condutor A, B, C e D). As medições foram realizadas utilizando um medidor de vibração modelo Vib 008 – 01dBA segundo o três eixos ortogonais (x, y e z) e os dados processados por esse equipamento foram confrontados com os limites das normas consideradas pelo estudo. As medições foram feitas em condições reais, isto é, durante o serviço diário de transporte de passageiros, seguindo os procedimentos de medição e avaliação, previstos nas normas ISO 2631-1 (1997) e NHO-09 (2013). Através do dados coletados foi possível identificar o comportamento das vibrações em função do tipo de pavimento, mesmo não sendo possível relacionar de forma direta os níveis de vibração transmitida aos condutores com o tipo de pavimento. Foi ainda possível identificar um padrão semelhante do comportamento vibracional para todas as situações analisadas. Na análise de exposição diária a VCI para os quatro condutores e nos diferentes percursos, foram obtidos valores semelhantes nas avaliações de A(8) e do VDVR. Em todas as situações o nível de ação de 0,5 m/s² para o A(8) foi ultrapassado, no entanto, todos os casos mantiveram-se abaixo do limite de exposição, não se caracterizando a atividade como insalubre. Na avaliação do VDVR, apenas o condutor B ultrapassou o nível de ação. No entanto, foi possível verificar que os níveis de vibração encontram-se com valores elevados, acima do nível de ação estabelecido pela NR-15 (2014). Logo, recomenda-se a aplicação de medidas preventivas e de controle das vibrações. A adoção de boa práticas de condução, aliada à manutenção periódica do veículo, correta regulação do assento e diminuição do tempo de exposição, podem, de forma efetiva, reduzir os níveis de vibração e consequentemente minimizar os riscos para a saúde dos condutores de ônibus.

(Disponível para download AQUI)

.

. .
2019
.
COUTINHO, J.G.. (Orientador: FRANZ, L.A.S.). Percepção dos trabalhadores quanto ao seu estilo de vida individual e seu ambiente de trabalho: o caso das indústrias de grãos da cidade de Pelotas/RS. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2019.
.
No cenário atual de pesquisas voltadas à qualidade de vida do trabalhador já estão sendo realizados estudos buscando a relação entre a qualidade de vida no trabalho e a produtividade da organização. De maneira análoga, pode-se portanto, buscar uma relação entre a rotina de trabalho proporcionada pelas organizações e a rotina pessoal de cada colaborador, investigando outros fatores que os fazem afastar-se do trabalho. Tendo em conta isso, este estudo tem como objetivo explorar se há relação entre o estilo de vida individual dos trabalhadores e as características presentes no seu ambiente de trabalho nas indústrias de grãos na cidade de Pelotas/RS. A fim de alcançar este objetivo, procedeu-se a aplicação de um instrumento de coleta de dados amparando-se no modelo proposto por Nahas (2006) e sua adaptação por Benaglia (2012). A primeira parte do formulário aborda aspectos referentes à nutrição, atividade física, comportamento preventivo, relacionamento social e controle do estresse. A segunda parte do formulário aborda aspectos referentes ao ambiente físico, ambiente social, desenvolvimento e realização profissional, remuneração e benefícios e relevância social do trabalho. Além disso, foi dedicada uma parte do formulário para realizar um levantamento socioeconômico da amostra. Destarte, os resultados fornecidos pela coleta de dados indicaram que os trabalhadores arguidos nas indústrias sob estudo consideram seu estilo de vida individual, na maioria dos fatores, entre regular e bom. Da mesma forma, consideram o ambiente e condições de trabalho entre bom e excelente, com ressalvas. Por fim, propõe-se a ampliação da aplicação do presente estudo no contexto das demais áreas da indústria alimentícia do município e da região.

(Aguardando disponibilização no Pergamum/UFPel)
.

. . .
CRIZEL, Y.J.B.. (Orientador: ANDRADE, I.F.). Análise das condições de acessibilidade em espaço público: o caso do Calçadão de Pelotas-RS. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2019.
.
A acessibilidade é um direito definido em constituição que garante às pessoas com deficiências viverem de forma digna e independente, exercendo seus direitos de participação social e cidadania, com equiparação de oportunidades. Apesar de inúmeras legislações vigentes, é visível a falta de condições adequadas em calçadas e passeios nos centros urbanos. Percebendo a importância de que espaços públicos garantam total acesso aos usuários, esse trabalho tem como objetivo analisar as condições de acessibilidade no calçadão da cidade de Pelotas-RS. Para isso, utilizou-se uma abordagem multimétodos: a pesquisa bibliográfica, abordando os principais conceitos tratados no estudo; a pesquisa documental, acerca da intervenção realizada recentemente no local, ao ser realizado uma obra de requalificação do calçadão; o passeio acompanhado, para avaliação do ambiente sob o ponto de vista do usuário do espaço; a visita exploratória, para realização de uma análise do ambiente sob o ponto de vista técnico; e o questionário online, para levantar sugestões e críticas do local. Através dos métodos, constatou-se uma série de problemas relacionados a acessibilidade, sendo as condições do local em estudo avaliadas como ruins. Portanto, foram sugeridas diversas recomendações de melhoria para este conceito, para que o local se torne o mais acessível possível aos transeuntes do local.

(Aguardando disponibilização no Pergamum/UFPel)

.

. . .
DIAS, J.P.S.. (Orientador: FRANZ, L.A.S.). Avaliação dos fatores psicossociais em uma empresa do setor de serviço. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2019.
.
Nas últimas décadas o mundo do trabalho tem sofrido grandes mudanças em virtude da globalização, da terciarização e das mudanças tecnológicas, estas acabaram por aumentar a exposição dos trabalhadores a riscos psicossociais. Os fatores psicossociais de risco podem ser definidos como sendo os riscos para a saúde mental, física e social, provenientes das condições de trabalho e constrangimentos organizacionais suscetíveis de interagir com o funcionamento mental. O setor de serviços é o que mais tem afastado trabalhadores por acidentes de trabalho, sendo os Transtornos Mentais e Comportamentais uma das três principais causas de afastamento laborais com auxílio-doença. O trabalho apresenta como objetivo investigar os efeitos associados aos riscos psicossociais em uma empresa de médio porte do setor de serviços. A metodologia utilizada se divide em três etapas, aplicação do instrumento, tratamento e análise dos dados decorrente do levantamento e discussão dos resultados. Através da aplicação do instrumento foi possível identificar que para os trabalhadores da empresa objeto de estudo, os efeitos a exposição aos riscos psicossociais podem ser vistos, ainda que em nível intermediário de risco, na manifestação de sintomas depressivos, estresse, burnout e na satisfação laboral. Quanto a exposição aos fatores psicossociais, a confiança vertical e a insegurança laboral se mostram fatores críticos para a saúde do trabalhador.

(Aguardando disponibilização no Pergamum/UFPel)

.

. . .
FERREIRA, B.M.S.. (Orientador: BEMVENUTI, B.H.). Mapeamento de Processos e Análise de Tempos e Movimentos em uma Indústria do Setor da Saúde do Rio Grande do Sul. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2019.
.
Em um cenário onde o mercado está cada vez mais competitivo, as empresas buscam mais eficiência nas suas operações e nos processos de gestão, visando reduzir custos, melhorar a qualidade de seus produtos e aumentar a produtividade. A utilização da cronoanálise auxilia na determinação dos parâmetros da racionalização industrial possibilitando a diminuição do desperdício de tempo, material, dinheiro e esforço humano. O presente trabalho apresenta o mapepamento de processos e a análise de tempos e movimentos em uma indústria do setor da saúde do Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada para realização deste trabalho foi quantitativa com modo estruturado de coleta de dados. Ao longo do trabalho, a Linha A foi identificada como a linha que mais apresentou dificuldades quanto ao planejamento e controle de produção da indústria. A aplicação da cronoanálise nesse processo produtivo, portanto, possibilitou à indústria o conhecimento real do tempo padrão e permitindo assim, implementar melhorias para auxiliar o planejamento e controle da produção na tomada de decisão.

(Aguardando disponibilização no Pergamum/UFPel)

.

. . .
GEHLING, C.. (Orientador: BOLZAN, L.M.). O clima organizacional em uma universidade pública: Um estudo de caso de uma unidade de uma unidade acadêmica da área de engenharias. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2019.
.
O presente estudo teve como objetivo principal criar um plano de ação para melhorias do clima organizacional do Centro de Engenharias da Ufpel através da realização de uma pesquisa bibliográfica e da análise do clima em estudo. O presente trabalho se caracteriza como um estudo de caso, possui caráter exploratório e corresponde a uma pesquisa quantitativa devido aos meios de análise. Para fazer a referida análise e atingir os objetivos foi aplicado uma pesquisa de clima, no CEng (unidade de análise), através de um questionário, com uma escala Likert, a respeito do objeto de análise, o clima organizacional, com base nos estudos de Rizzati (1995; 2002), e outros estudos sobre o tema. No referencial teórico foram abordados os conceitos de clima organizacional bem como os aspectos que o envolvem, identificando também algumas variáveis abordadas pelos autores estudos que influenciam o clima organizacional. Através do instrumento de pesquisa, foram obtidos os dados e a partir do software SPSS, os mesmos foram analisados por meio de uma análise descritiva e fatorial. As variáveis presentes na pesquisa foram reagrupadas e formaram 6 construtos nominados de: “Comunicação e relação”, “Remuneração”, “Equipe e Liderança”, “Ambiente de trabalho e Reconhecimento profissional”, “Percepção da Imagem Institucional” e “Cultura Organizacional”. A fim de oportunizar que os respondentes do estudo pudessem se expressar de uma forma mais livre foram elaboradas algumas questões abertas, e as mesmas foram analisadas por meio de análise de conteúdo e de frequência. A partir das análises dos dados, foi elaborado um plano de ação para possíveis melhorias no clima organizacional em estudo, resultado este que é de grande importância para a Universidade pois pode trazer melhorias para os servidores do Centro em análise. Em relação a importância para a autora, a mesma destaca que o presente trabalho serviu para se aprofundar na literatura quanto ao tema clima organizacional, como também nos métodos estáticos utilizados na análise dos dados e na utilização do software SPSS.

(Aguardando disponibilização no Pergamum/UFPel)

.

. . .
RADTKE, K.M.. (Orientador: BEMVENUTI, B.H.). Elaboração de um Instrumento Informativo sobre os Eventos de Segurança e Saúde do Trabalho no eSocial. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2019.
.
O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Trabalhistas e Previdenciárias (eSocial) foi instituído pelo Decreto nº 8.373/2014 para facilitar a prestação de informações, que antes eram enviadas de diversas formas e modelos a vários órgãos públicos. A unificação das informações relativas à Segurança e Saúde do Trabalho (SST), obrigatória a todas empresas, entrará em vigor no ano de 2020 e muitas empresas não estão preparadas ou até mesmo não tem conhecimento sobre o assunto. O objetivo deste trabalho foi disponibilizar um instrumento informativo, para microempresas do setor de padarias da cidade de Pelotas-RS, contendo as regras do Programa eSocial referentes aos eventos de SST. A abordagem metodológica do trabalho teve início com um estudo bibliográfico e documental sobre o tema, assim como sobre os prejuízos para os estabelecimentos caso o programa não seja implementado dentro do prazo estipulado pelo governo. Após o estudo foi realizado um levantamento da quantidade de padarias licenciadas da cidade de Pelotas-RS, juntamente com um cálculo de amostra proporcional para escolher os locais que foram entregues o instrumento informativo. Em paralelo com a entrega e explicação do instrumento informativo, foi aplicado um questionário para qualificar o impacto e relevância deste trabalho. Com a aplicação do mesmo foi observado o despreparo das microempresas, não só em relação à adequação para implantação do Programa eSocial, mas também em relação à ausência de programas e projetos de gestão em SST, expondo seus trabalhadores a riscos ocupacionais, além de trazer prejuízos a própria microempresa. Desta maneira, ficou evidenciada a importância e relevância social que teve o presente trabalho, em que 100% das padarias apontaram que o manual informativo irá auxiliar no preenchimento dos eventos de SST no eSocial.

(Aguardando disponibilização no Pergamum/UFPel)

.

. . .
ALVES, V.A.M.. (Orientador: FRANZ, L.A.S.). Avaliação dos índices de estresse e nível de problemas emocionais em estudantes da UFPel. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2019.
.
Texto será disponibilizado em breve.

(Aguardando disponibilização no Pergamum/UFPel)

.

. . .
PUREZA, J.B.. (Orientador: FRANZ, L.A.S.). Estudo de tempos e movimentos: uma análise do processo de montagem de rodas em uma fábrica de veículos elétricos. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2019.
.
Em busca da melhoria contínua devido à competitividade inerente aos mercados atuais, as empresas centralizam seus esforços no aprimoramento de seus processos. Consoantes a isso, o presente trabalho trata-se de um estudo de caso em uma fábrica de veículos elétricos, que objetiva executar uma análise de tempos e movimentos em processos produtivos da empresa e ressalta a importância da aplicação da Engenharia do Trabalho, com vista à padronização de procedimentos, redução de movimentos desnecessários, minimização de falhas de execução, identificação de problemas potenciais, redução de tempos e custos. A metodologia proposta inclui a divisão das operações analisadas em elementos, para posterior cronometragem dos tempos de execução e cálculo dos tempos padrão, bem como elaboração de gráfico homem máquina quando pertinente. Os dados foram compilados e comparados com os conceitos obtidos na revisão bibliográfica prospectada e, a partir deste ponto, elaborada uma discussão. Tendo isso como base, foi feita uma discussão sobre potenciais propostas de melhorias, como a substituição do trabalho manual pelo mecanizado na operação gargalo, bem como diminuição da ociosidade da máquina utilizada na montagem das rodas através da sua atualização e requalificação, que podem vir a gerar aumento da eficiência dos processos analisados e, consequentemente, aumento da produtividade da empresa.

(Aguardando disponibilização no Pergamum/UFPel)

.

. . .
RIBEIRO, B.D.. (Orientador: FRANZ, L.A.S.). Exposição ocupacional a vibrações de corpo inteiro em operadores de máquinas em um órgão público. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2019.
.
A malha rodoviária brasileira é constituída na sua grande maioria sem pavimento, o que gera muitos empregos como operador de máquina na área de manutenção de estradas. Os operadores de máquinas estão expostos a vibrações de corpo inteiro diariamente, o que afeta a qualidade de vida do trabalhador, muitas vezes acarretando em problemas de saúde e custos para as empresas. Neste contexto o presente estudo tem como objetivo investigar a exposição ocupacional a vibrações de corpo inteiro em operadores de máquinas pesadas em um órgão público do sul do Rio grande do Sul. Para esta investigação foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca do tema, coletados os níveis de vibrações que estes operadores estão expostos diariamente e realizada entrevistas individuais para identificar se estas vibrações estão afetando a qualidade de vida do trabalhador. Como principais resultados foram verificados que as manifestações de desconforto e dores na coluna por parte dos operadores não são apenas oriundas da exposição a vibrações, mas sim da combinação de diversos fatores contidos na atividade.

(Aguardando disponibilização no Pergamum/UFPel)

.

. .
2018
.
MARTINS, D.S.. (Orientador: FRANZ, L.A.S.). Índices de Temperatura em uma Indústria Alimentícia na Região Sul do Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2018.
.
O presente estudo visa a investigação da exposição a temperaturas baixas em uma indústria alimentícia da região sul do Brasil. Buscou-se estabelecer parâmetros de interpretação através das metodologias propostas pela normatização brasileira e as sugeridas pelas normas internacionais. A necessidade do mesmo é justificada pelo setor ser o líder de empregos no Brasil, apresentando um número elevado de afastamento por doenças ocupacionais na região sul. Inicialmente se buscou um alicerce de conhecimento histórico, normativo e metodológico, onde fosse possível alcançar todos os objetivos delineados, com uma referência constante e reconhecida. O estudo enquadra-se como de abordagem quantitativa, com metodologia de caráter exploratório e busca por meio de estudo de caso a caracterização da exposição a temperaturas baixas de colaboradores em diferentes postos de trabalho na empresa objeto de estudo. Os resultados obtidos pelos métodos utilizados para a avaliação termoambiental, permitiram a verificação do enquadramento legal da empresa segundo normas brasileiras, bem como a comparação da eficiência das exigências quando comparado as metodologias mais complexas. Foi possível ainda desenvolver uma discussão aonde se obteve sugestões de melhoria tanto a saúde do colaborador quanto para os custos da empresa.

(Disponível para download AQUI)
.

. .
MENDES, B.C.. (Orientador: ANDRADE, I.F.). Avaliação das condições de acessibilidade no Prédio do Centro de Engenharias – Alfândega. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2018.
.
As edificações construídas no passado são preservadas em função de elementos e características de sua arquitetura que marcam sua época. Muitos deles hoje pertencem às prefeituras enquanto outros abrigam universidades. Nesse sentido, cabe destacar que, desde 2004, a legislação brasileira estabelece que todas as edificações de uso público ou espaços de uso coletivo devem ser acessíveis a todas as pessoas. Ou seja: as edificações construídas no passado, que recebem novos usos, devem se adequar, também, as novas leis vigentes. Dessa forma, este trabalho visa expor as condições de acessibilidade do Prédio do Centro de Engenharias – Alfândega. Para isso, utilizou-se uma abordagem multimétodos: pesquisa bibliográfica a partir de artigos, teses, dissertações e livros; visita exploratória, para obter-se um levantamento de dados sob o ponto de vista técnico frente à edificação; passeio acompanhado e questionário, com o intuito de identificar os problemas de acessibilidade sob o ponto de vista dos usuários do espaço. A partir da aplicação desses instrumentos, foi possível obter um panorama das condições de acessibilidade do Prédio da Alfândega, confrontando as distintas visões sobre o ambiente construído, além da relação entre os problemas identificados e a legislação que rege a preservação do patrimônio histórico. Através dos métodos, diversos problemas foram encontrados, tanto do ponto de vista técnico como do usuário da edificação. Para isso, recomendações de futuras adaptações/adequações do prédio foram expostas, com intuito de melhorar as condições de acessibilidade atuais do prédio sob estudo.

(Aguardando disponibilização no Pergamum/UFPel)

.

. . .
MOURA, H.M.. (Orientador: FRANZ, L.A.S.). Avaliação de maturidade organizacional no âmbito da gestão da segurança em indústrias de grãos. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2018.
.
A necessidade de oportunizar um ambiente seguro e confortável de trabalho é uma premissa básica das organizações que buscam destacar-se no atual cenário de competitividade. Desta maneira, desenvolver uma gestão de SST nas empresas é fundamental. As perdas relacionadas à falta de segurança nas empresas impactam negativamente na competitividade das organizações. No Brasil, de acordo com o MPT (2018) os gastos previdenciários entre 2012 e 2017 superaram a casa dos 25 bilhões de reais. A indústria de grãos, é responsável por uma boa taxa da economia brasileira, e tem em seu conjunto organizacional muitos desafios relacionados à SST. Assim este trabalho tem o objetivo de aplicar o modelo de Franz (2009) para avaliar a gestão de SST nas indústrias que beneficiam ou armazenam grãos, ou executam as duas atividades concomitantemente. Para atingir seus objetivos, este trabalho empregou conceitos quantitativos e qualitativos, onde sua metodologia foi dividida em quatro etapas, levantamento bibliográfico, construção de ambiente virtual para aplicação do modelo de avaliação da gestão da maturidade em SST, aplicação do modelo e discussão dos resultados. A aplicação do modelo mensurou que as empresas de grãos atuam com um baixo grau de gestão de SST, num campo de 5 níveis de maturidade, nenhuma empresa figurou acima do primeiro nível. As empresas de grãos, são similares em aspectos como escolaridade média de seus colaboradores e quantidade de utilização de subcontratados e distinto em outros como faturamento e quantidade de funcionários. As empresas, executam mais as ações exigidas por legislações, como exames admissionais, elaboração de mapa de riscos e treinamentos. Por outro lado, as empresas encontram dificuldades em utilizar os dados quantitativos, e a estatística como aliados da gestão em SST.

(Disponível para download AQUI)

.

. . .
SANTOS, B.F.. (Orientador: FRANZ, L.A.S.). Aplicação dos princípios da engenharia do trabalho no processo produtivo de uma empresa fabricante de veículos elétricos da cidade de Pelotas. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2018.
.
Em meio a um cenário caracterizado por competitividade e inovação as empresas têm sido impelidas a buscar cada vez mais meios de aumentar a sua produtividade. As organizações, segundo Cruz (2008), necessitam de um excelente controle de seus processos produtivos para que assim possam se tornar competitivas no mercado. Aliar a padronização de métodos de trabalho e a definição do tempo padrão das atividades são fatores importantes para que as empresas consigam otimizar e controlar suas atividades. Deste modo, este trabalho foi realizado em uma empresa fabricante de veículos elétricos voltados a mobilidade na cidade de Pelotas, tendo como objetivo investigar quais os principais determinantes para a ocorrência de perda de eficiência no seu processo produtivo, considerando os métodos e tempos de execução das operações. A metodologia definida para a realização deste estudo foi uma pesquisaação. Como resultados, foram divididas todas as operações do processo de fabricação do chassis de aço em etapas, e por fim, obtidos o tempo normal e padrão de todas as operações. Além disso, foi elaborado um gráfico homem x máquina, onde encontrou-se a eficiência do operador e da máquina. Conclui-se que a execução deste trabalho permitiu uma análise e detectou problemas ao longo do processo que podem estar interferindo na produtividade da empresa e eficiência dos funcionários.

(Disponível para download AQUI)

.

. . .
SULZBACH, G.. (Orientador: FRANZ, L.A.S.). Análise Ergonômica no setor de manutenção de refrigeradores de uma empresa de distribuição de bebidas. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2018.
.
A indústria brasileira de bebidas reveste-se de grande importância para a economia nacional, não somente em virtude de valor de produção, como também em função do elevado dinamismo que tem apresentado recentemente. Neste contexto, uma das áreas que abrange estas empresas de bebidas é o setor manutenção de refrigeradores e equipamentos, tanto na produção das bebidas no chão de fábrica, quanto nos centros de distribuições, onde os equipamentos refrigeradores são dispostos e distribuídos ao mercado de consumo por essas empresas. O setor envolve muitos perigos e demandas ao que tange o assunto Ergonomia dos trabalhadores, visto que em grande parte de seus trabalhos os operadores lidam com equipamentos diferentes e realizam suas manutenções, conforme suas demandas. Este tipo de trabalho exige dos trabalhadores grande desempenho e decisões próprias a serem tomadas para a realização das atividades. E para investigar estes desafios ergonômicos, foi desenvolvido um referencial teórico sobre os métodos mais utilizados na Análise Ergonômica do trabalho e assim, documentando as práticas prescritas e cotidianas do setor de manutenção de equipamentos refrigeradores e, com base nos resultados obtidos através da AET, foram identificados os desafios enfrentados pelo operador de manutenção bem, como oportunidades de melhorias no setor. Com isso, pode-se prescrever algumas recomendações para o melhor desempenho das atividades dos operadores de manutenção de refrigeradores e equipamentos.

(Disponível para download AQUI)

.

. . .
VINHOLES, G.M.. (Orientador: FRANZ, L.A.S.). Iniciando o processo de gestão de gases medicinais em um hospital filantrópico. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2018.
.
A administração hospitalar é uma função desafiadora, onde é necessário mesclar a humanização com a eficiência na organização e prestação de serviços. Qualquer organização que não disponha de um planejamento estratégico de seus custos, está propensa a perder a competitividade ao longo do tempo. O presente trabalho tem como objetivo principal dar início a um processo de gestão de gases hospitalares em um hospital filantrópico, além de demonstrar como o cuidado com os custos em qualquer segmento dentro de uma organização pode representar uma grande economia de recursos, os quais poderiam ser atribuídos a outras áreas mais carentes. Como técnica de apoio utilizou-se uma metodologia resultante da associação do método MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) com o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act), assim, auxiliando o encontro dos sucessivos erros responsáveis pelo gasto maior que o necessário referente aos gases hospitalares. Como ferramentas para investigação da fonte dos problemas e auxílio na tomada de decisão foi utilizado o 5W2H e o Brainstorming, sendo utilizado o Gráfico do Fluxo de Processo para elucidação e fixação dos procedimentos aprimorados. A técnica aplicada obteve resultados notáveis, com grande parte das ações propostas sendo implementadas, garantindo uma economia monetária de até 86% em um segmento de cilindros. O trabalho ainda encaminha outras evoluções, e ainda está em fase de desenvolvimento, aos quais devem gerar contenções de gastos em diferentes gamas de produtos, e, ao final são levantadas possíveis sugestões para melhorias futuras.

(Disponível para download AQUI)

.

. . .
BAGIOTTO, J.R.M.. (Orientador: FRANZ, L.A.S.). Diretrizes de melhoria para condições de conforto térmico em uma indústria alimentícia na cidade de Pelotas. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2018.
.
A indústria alimentícia tem grande importância no cenário nacional, além de ser o setor da indústria que mais emprega, também é o setor que desempenha papel estratégico com as suas exportações para o superávit da balança comercial brasileira. Mas as indústrias da alimentação ainda precisam evoluir no quesito saúde e segurança do trabalho, e a ergonomia é fator chave para que as condições de trabalho sejam adaptadas aos trabalhadores. A empresa objeto de estudo atua com a produção de produtos derivados do arroz e beneficiamento da aveia. Tendo em conta o exposto acima, o presente trabalho tem como objetivo investigar quais os níveis estimados de conforto térmico nos ambientes de trabalho de uma indústria alimentícia com vistas a propor ações de melhoria nestes locais. Para obter os índices de conforto térmico foi utilizado o método PMV/PPD proposto por Fanger (1970) e que é adotado pela norma ISO 7730 (2005) para a análise de ambientes termicamente moderados. Os resultados encontrados indicaram que todos os setores analisados apresentam problemas de conforto térmico, com os índices PMV e PPD ficando acima dos limites recomendados pela norma ISO 7730. O método escolhido ainda foi utilizado para simular as condições ideais para os setores e nortearam a elaboração das recomendações para adequação dos ambientes. Ainda foi desenvolvida uma discussão crítica quanto a aplicação do método escolhido.

(Aguardando disponibilização no Pergamum/UFPel)

.

. .
COELHO, B.M.. (Orientador: ANDRADE, I.F.). Avaliação das condições de acessibilidade no Prédio do Centro de Engenharias - Alfândega. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2018.
.
As edificações construídas no passado são preservadas em função de elementos e características de sua arquitetura que marcam sua época. Muitos deles hoje pertencem às prefeituras enquanto outros abrigam universidades. Nesse sentido, cabe destacar que, desde 2004, a legislação brasileira estabelece que todas as edificações de uso público ou espaços de uso coletivo devem ser acessíveis a todas as pessoas. Ou seja: as edificações construídas no passado, que recebem novos usos, devem se adequar, também, as novas leis vigentes. Dessa forma, este trabalho visa expor as condições de acessibilidade do Prédio do Centro de Engenharias ? Alfândega. Para isso, utilizou-se uma abordagem multimétodos: pesquisa bibliográfica a partir de artigos, teses, dissertações e livros; visita exploratória, para obter-se um levantamento de dados sob o ponto de vista técnico frente à edificação; passeio acompanhado e questionário, com o intuito de identificar os problemas de acessibilidade sob o ponto de vista dos usuários do espaço. A partir da aplicação desses instrumentos, foi possível obter um panorama das condições de acessibilidade do Prédio da Alfândega, confrontando as distintas visões sobre o ambiente construído, além da relação entre os problemas identificados e a legislação que rege a preservação do patrimônio histórico. Através dos métodos, diversos problemas foram encontrados, tanto do ponto de vista técnico como do usuário da edificação. Para isso, recomendações de futuras adaptações/adequações do prédio foram expostas, com intuito de melhorar as condições de acessibilidade atuais do prédio sob estudo.

(Disponível para download AQUI)

.

. . .
DIAS NETA, C.T.. (Orientador: FRANZ, L.A.S.). Investigação sobre ações voltadas a qualidade de vida no trabalho e saúde e segurança do trabalho: Um estudo nas indústrias de alimentos na região de Pelotas. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2018.
.
A indústria de alimentos concentra altos índices de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho no Brasil. Este setor tem sido tema recorrente de discussões por órgãos fiscalizadores referente as condições de trabalho, qualidade de vida e saúde e segurança no trabalho. Neste contexto o presente estudo tem por objetivo investigar a contribuição da segurança e saúde do trabalho na qualidade de vida no trabalho nas indústrias de alimentos na cidade de Pelotas/RS. Para isto, buscou-se material teórico para a compreensão do cenário estudado como também um estudo em campo com entrevistas com os profissionais da área de SST e análise do mesmo. Além disso, optou-se pela utilização do modelo de Walton para a realização das entrevistas. Os resultados indicaram que a maioria dos profissionais de SST tem conhecimento sobre o assunto e atuam principalmente no que se refere as condições dos ambientes de trabalho, tendo pouco envolvimento na organização do trabalho.

(Aguardando disponibilização no Pergamum/UFPel)

.

. . .
DUMMER, K.S.. (Orientador: FRANCO, D.T.; ANDRADE, I.F.). Bengala eletrônica para deficientes visuais: contribuição à locomoção nos centros urbanos. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Controle e Automação, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2018.
.
A total independência da pessoa com deficiência visual ainda é comprometida, principalmente, devido à falta de acessibilidade nos centros urbanos. Um dos problemas ocasionados pela falta de acessibilidade diz respeito à dificuldade de locomoção nos centros urbanos. Existem algumas ferramentas que visam auxiliar na locomoção da pessoa com deficiência visual, como a bengala longa. No entanto, a bengala longa se torna ineficiente em relação a alguns obstáculos em altura, localizados acima da linha da cintura do usuário. O objetivo deste trabalho é implementar um sistema que permita a identificação dos obstáculos que não são detectados pela bengala convencional. Adicionalmente, espera-se obter um sistema de baixo custo. Para isso, buscou-se apoio na fundamentação teórica a respeito dos principais temas envolvidos. Dessa forma, implementou-se uma ferramenta que manteve a estrutural formal da bengala longa, mas com capacidade de emitir alertas sonoros e de vibração em relação aos obstáculos em altura detectados através de um sensor ultrassônico. A partir de testes experimentais realizados com a ferramenta de estudo, obteve-se resultados satisfatórios, principalmente para obstáculos localizados entre 0,70 metro e 1,80 metro de altura. Além disso, obteve-se êxito em relação a se obter uma ferramenta de baixo custo.

(Aguardando disponibilização no Pergamum/UFPel)

.

. . .
GOMIDE, D.S.. (Orientador: FRANZ, L.A.S.). Desenvolvimento de gestão de segurança em espaços confinados em uma Unidade de Beneficiamento e Armazenamento de Grãos. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2018.
.
Devido a crescente produção agrícola abre portas para o desenvolvimento de processos adjacentes como o beneficiamento e armazenagem de grãos. Processos que necessitam cada vez mais de trabalhos especializados e unidades maiores e mais complexas para atender as demandas do mercado. Com o crescente avanço na agroindústria, é comum que o planejamento dessas unidades acabem sendo elementos de baixa prioridade. O que reflete nos altos índices de acidentes neste setor, sejam acidentes ocupacionais ou ambientais. A presença de espaços confinados em unidades de beneficiamento e armazenagem contribuem para os riscos e acidentes graves, seja por imprudência e desrespeito às medidas de segurança presentes na NR-33 ou até mesmo por condições adversas. Medidas relacionadas a segurança e cumprimento das normas regulamentadoras, são fundamentais e obrigatórias antes da entrada em qualquer tipo de espaço confinado.

(Aguardando disponibilização no Pergamum/UFPel)

.

. . .
NÖRNBERG, L.S.. (Orientador: FRANZ, L.A.S.). Desafios ergonômicos no manuseio de cargas no setor de distribuição de bebidas. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2018.
.
O ramo de bebidas tem um papel importante na economia brasileira, empregando milhões de trabalhadores ao longo de todos processos deste produto, desde a matéria-prima, até o produto pronto disposto ao consumidor. Em alguns pontos desta rede, existem trabalhadores que fazem a distribuição manual deste produto, seja entre centros de distribuição, ou destes centros até os centros atacadistas, e então para os consumidores finais. O manuseio destes produtos pode apresentar riscos físicos para a saúde do trabalhador que movimenta manualmente estas cargas. Assim sendo, o presente trabalho tem por objetivo investigar quais são os principais desafios ergonômicos presentes na rotina laboral dos trabalhadores que atuam no setor de distribuição de bebidas. Para investigar estes desafios ergonômicos, será desenvolvido um marco teórico sobre os métodos mais disseminados de análise das posturas dos trabalhadores, durante a execução das tarefas pertinentes ao seu trabalho. Dentre as técnicas abordadas está o diagrama de áreas dolorosas, o qual possibilita estabelecer as dores em várias áreas do corpo após a jornada de trabalho. Este trabalho traz ainda uma proposta metodológica, que consiste em uma pesquisa quantitativa, realizada através de um Survey, com perguntas e respostas de múltipla escolha, onde foi utilizado uma escala likert, sendo possível identificar os pontos estudados. Com base nos dados obtidos, conseguiu-se atingir todos os objetivos propostos por esse trabalho sendo possível identificar que a presente classe de trabalhadores necessita de estudos aprofundados que possam melhorar suas condições de trabalho visto que os resultados indicaram problemas que foram encontrados, tais como a extensa carga de trabalho diária, vista a jornada que em muitos casos excede as oito horas previstas em lei. Ainda, as dores relatadas pelos trabalhadores em áreas preocupantes, através do diagrama de áreas dolorosas, como a região das costas, nas alturas do tórax e rins, região do pescoço e cervical, ombros, que podem levar a lesões sérias devido a reincidência. Identificou-se ainda relatos sobre a necessidade de movimentar manualmente cargas pesadas, de precisar levantar cargas com peso maior que 23 kg, peso máximo estipulado pela OIT. Há ainda manifestações sobre o não recebimento de equipamentos de proteção individual, conforme necessário. Enfim, o cenário parece expor os trabalhadores deste setor a condições de precariedade nas condições laborais.

(Aguardando disponibilização no Pergamum/UFPel)

.

. . .
RODEGHIERO NETO, I.. (Orientador: ANDRADE, I.F.). Diretrizes para a orientação espacial sob o ponto de vista da acessibilidade e da segurança no Centro de Engenharias - UFPel. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2018.
.
Por se tratar de uma edificação que abriga pessoas com diferentes habilidades, as universidades devem estar adaptadas para que todas as pessoas consigam interpretar as informações do ambiente, processá-las cognitivamente para a tomada de decisão e deslocar-se ou utilizar o espaço. Assim, o seguinte estudo visa avaliar as condições de orientação espacial, sob o ponto de vista da acessibilidade e da segurança, no Centro de Engenharias – UFPel. Para isto, utilizou-se uma abordagem multimétodos: a pesquisa bibliográfica, acerca dos principais conceitos tratados na pesquisa; a visita exploratória, para uma análise do ambiente sob o ponto de vista técnico; o passeio acompanhado e o questionário online, para a avaliação do ambiente sob o ponto de vista do usuário. Através dos métodos, constatou-se uma série de problemas relacionados a orientação espacial, sendo, no prédio em estudo, avaliada como ruim. Portanto, foram sugeridas recomendações de melhoria para este conceito, como a implementação de placas, sinalizações, letreiros, mapas e pisos táteis, bem como sua disposição e sua correta instalação. Estas recomendações puderam ser realizadas baseadas no levantamento de boas práticas de orientação espacial em universidades, efetuado a partir da pesquisa bibliográfica. Ainda, pode-se levantar sugestões para a melhoria da acessibilidade e segurança como um todo, além de identificar as diferentes habilidades de cada indivíduo e suas opiniões a respeito do tema da pesquisa.

(Aguardando disponibilização no Pergamum/UFPel)

.

. . .
SEEFELDT, J.L.Z.. (Orientador: FRANZ, L.A.S.). Benefícios e desafios durante o mapeamento do fluxo de valor em uma indústria de alimentos. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2018.
.
O cenário de incerteza vivenciado pelas empresas nacionais gera necessidade de reduções nos custos de produção para manter os níveis de competitividade no mercado. O Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV) contribui para visualizar perdas e posteriormente, eliminá-las. Este trabalho tem por objetivo investigar quais os desafios e contribuições associados à implantação do MFV no contexto de uma empresa do setor alimentício. Para isso, ele está sustentado na teoria da produção enxuta, e com maior ênfase na análise do fluxo de valor de uma família de produtos conhecida como cereais matinais. A metodologia apresenta-se em 7 etapas e pelo detalhamento de como elas foram abordadas durante a elaboração do MFV. Foi desenhado o estado atual na empresa e na sequência foram descritas oportunidades de melhorias e então sugeridas ações, que buscam a redução dos estoques intermediários e redução de outros desperdícios, através da utilização da produção puxada sequenciada e utilização de células produtivas. Por fim foi feito um breve relato das atividades durante o mapeamento.

(Aguardando disponibilização no Pergamum/UFPel)

.

. . .
2017
.
AL ALAM, H.W.. (Orientador: FRANZ, L.A.S.). Análise e otimização do desempenho nos processos em uma unidade de mistura e ensaque de fertilizantes. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2017.
.
Com o constante avanço da produção e do consumo de fertilizantes no mercado brasileiro, empresas que produzem e expedem tais produtos necessitam cada vez mais de processos enxutos e eficazes. Considerando a sazonalidade no consumo de tais produtos, atingir e superar os limites de produtividade em épocas específicas torna-se um desafio para empresas que possuem unidades de mistura e ensaque de fertilizantes. Como o processo conta com a participação de diversas pessoas em seu decorrer e existe a necessidade de realizar limpeza e manutenção semanal no maquinário, conceitos relativos à engenharia do trabalho podem trazer oportunidade para a otimização neste tipo de operação. O presente trabalho visa investigar e atuar nas principais oportunidades de melhoria durante a manutenção semanal de um processo de mistura e ensaque de fertilizantes em uma indústria química. Para tanto, é feito o uso da metodologia PDCA (Plan, Do, Check, Act) bem como, a aplicação de técnicas tipicamente presentes na aplicação desta metodologia. Dentre os principais resultados alcançados, verificou-se através da aplicação do PDCA e técnicas voltadas à melhoria de processos, que era possível haver produção em um turno cujo a empresa considerava fora do planejamento, pois o destinava integralmente para a execução da limpeza. Com isso, foi possível obter resultados significativos em termos de aumento de produção ainda durante a realização do presente trabalho.

(Aguardando disponibilização no Pergamum/UFPel)
.

. . .
PEREIRA, L.A.. (Orientador: ANDRADE, I.F.). Análise das condições de acessibilidade e de evacuação emergencial em estádio de futebol brasileiro: o caso da Boca do Lobo, Pelotas-RS. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2017.
.
Os estádios de futebol são edificações capazes de receber milhares de pessoas e que podem abrigar eventos diversos, como shows e missas. Por terem capacidade de público elevada e constante frequência de eventos, estes locais necessitam de um plano de evacuação emergencial bem elaborado e que seja eficiente, bem como saídas de emergência bem sinalizadas e em conformidade com a norma, pois um incidente neste local pode acarretar em vítimas fatais. Este tipo de edificação recebe, ainda, um público bastante diversificado. Entre os frequentadores de estádios, pode-se citar pessoas com deficiências e com mobilidade reduzida, como idosos, usuários de cadeira de rodas, obesos e gestantes. Para que todas as pessoas possam utilizar o local com conforto e autonomia, é necessário que suas instalações sejam acessíveis a todos. Para isso, em muitos casos, estas edificações precisam sofrer intervenções visando o atendimento da legislação vigente acerca da acessibilidade e da segurança. Em função do exposto, este trabalho tem como objetivo analisar as condições de acessibilidade e de evacuação emergencial em estádio de futebol brasileiro. Para isso, além de revisão bibliográfica, desenvolveu-se uma abordagem metodológica baseada em visitas exploratórias, com aplicação de planilhas no local, passeio acompanhado com indivíduo em cadeira de rodas e entrevista semiestruturada com o engenheiro responsável pelo projeto de segurança do local. Foi definido como objeto de estudo o estádio da Boca do Lobo, propriedade do Esporte Clube Pelotas, localizado na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, por ser um estádio de médio porte, que representa a maior parte dos estádios brasileiros. Os resultados mostram que o estádio conta com um plano de prevenção contra incêndio, e que, apesar de algumas ressalvas, está de acordo com a norma no que diz respeito à segurança. Já quanto a acessibilidade, verificou-se que o estádio é pouco acessível e necessita de algumas intervenções para que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam utilizar as instalações nele disponíveis.

(Aguardando disponibilização no Pergamum/UFPel)

.

. . .
ROCHA, M.A.G.. (Orientador: FRANZ, L.A.S.). Análise de fatores críticos ergonômicos relacionados à operação de máquinas agrícolas. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2017.
.
O setor agrícola é hoje um dos setores mais importantes para a economia, sendo responsável por uma considerável porcentagem do PIB nacional. A fim de aumentar cada vez mais seu faturamento, a produção agrícola adquire um volume de trabalho que, muitas vezes supera a capacidade produtiva, o que gera uma sobrecarga e desgaste dos trabalhadores rurais, que cada vez mais estão submetidos a condições de trabalhos inadequadas. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo identificar os principais fatores ergonômicos associados na interação homem e máquina dentro do setor agrícola. Para tanto, foi elaborado um instrumento de estudo através de pesquisa bibliográfica sobre o tema, que consistiu em um questionário semi-estruturado, que foi capaz de identificar os principais fatores que influenciam na incidência de erros e falhas na operação com tratores em uma empresa do segmento agrícola do município de Pelotas. Como principais resultados verificou-se que existe uma grande insatisfação dos operadores de tratores com as atividades de acoplar o implemento ao trator e observar os implementos durante a operação e que os fatores críticos dentro da área da ergonomia que mais influenciam na incidência de erros foram relacionados à fadiga física, mental, visual, segurança e conforto.

(Disponível para download AQUI)

.

. .
ROSA, M.K.. (Orientador: FRANZ, L.A.S.). Absenteísmo e afastamentos dos colaboradores: uma relação com os problemas associados a demandas posturais e de esforços no setor metalúrgico. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2017.
.
As atividades no setor metalúrgico geralmente são repetitivas e monótonas, com grande exigência do homem, o qual se expõe a diversos riscos ergonômicos e a um ambiente de trabalho estressante. Adoecimentos no setor implicam em elevados prejuízos em termos financeiros e de produtividade, sobretudo pelos casos de absenteísmo. Assim, o presente trabalho objetiva investigar o grau de risco associado a posturas no âmbito de uma empresa do setor metalúrgico. Sendo assim, desenvolveu-se a pesquisa em uma empresa do ramo naval, no extremo sul do Rio Grande do Sul. Para tanto, investigou-se as características das instalações e desafios ergonômicos presentes na empresa objeto de estudo. Posteriormente, aplicou-se a análise de posturas no contexto de um conjunto amostral, por meio do RULA. Por fim, elaborou-se uma discussão e proposição de um conjunto de recomendações com potencial para contribuir em termos de melhorias no local. Como conclusão identificou-se no estudo que os índices de absenteísmo são causados pelas posturas nos postos de trabalho, consequentes dores e futuros afastamentos por doenças ocupacionais. A implantação de pausas regulares de trabalho, utilização de equipamentos como plataformas e andaimes foram as principais ações com potencial de melhoria identificada tomando por base os resultados decorrentes das análises.

(Disponível para download AQUI)

.

. . .
SANTOS, D.F.. (Orientador: FRANZ, L.A.S.). Manifestações relacionadas a rotina ocupacional do trabalhador da indústria de panificação na cidade de Pelotas-RS. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2017.
.
A indústria alimentícia tem sido tema recorrente em discussões sob o viés ergonômico, sobretudo no que tange a Saúde e Segurança do Trabalho (SST) na indústria panificadora. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo levantar as manifestações relacionadas à rotina ocupacional do trabalhador nestes ambientes no âmbito da cidade de Pelotas-RS. A pesquisa ainda possui como objetivos específicos averiguar as principais características da atividade no cenário estudado através do levantamento de material teórico de referência, entrevistas e coleta de informações com órgãos de classe; buscou-se também identificar quais são as principais demandas ergonômicas através de formulários de aplicação direta aplicados durante o 2º semestre de 2016; e, com base no cenário identificado na pesquisa, buscou-se ainda desenvolver uma discussão quanto tais demandas. Os procedimentos metodológicos contemplaram uma investigação por meio de levantamento em campo, a frequência de aparecimento das manifestações levantadas no marco teórico, relacionadas aos riscos ergonômicos na rotina ocupacional dos trabalhadores alvo desta pesquisa. Como resultados, verificou-se que problemas envolvendo conforto térmico e posturas de trabalho em pé são os pontos mais citados entre os entrevistados.

(Aguardando disponibilização no Pergamum/UFPel)

.

. . .
TEJADA, L.A.. (Orientador: FRANZ, L.A.S.). Segurança de processos: gestão de riscos aplicada em uma indústria química de fertilizantes. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2017.
.
Com o aumento da demanda e das exigências cada vez mais específicas dos clientes, os processos tem se tornado mais perigosos e complexos no âmbito da indústria química. Neste contexto, a segurança industrial tornou-se parte do negócio das empresas, as quais tem buscado soluções de modo a minimizar os riscos à pessoas, produção e meio ambiente. Deste modo, a segurança de processos é de extrema importância dentro de qualquer ambiente industrial, uma vez que identifica perigos, analisa riscos e controla possíveis consequências que, se não gerenciadas, podem resultar em eventos catastróficos. Sendo assim, o presente trabalho apresenta o desenvolvimento da gestão de riscos dentro de uma indústria química de fertilizantes através da utilização de uma série de técnicas de identificação de perigos e análise e avaliação de riscos, as quais resultam na elevação do nível de integridade de segurança da instalação industrial, principalmente por meio da criação de barreiras de proteção, as quais eliminam riscos, ou os mitigam até padrões aceitáveis à segurança de processos.

(Disponível para download AQUI)

.

. . .
VALLERINI, J.. (Orientador: ANDRADE, I.F.). Análise ergonômica do posto de trabalho de motoristas da Universidade Federal de Pelotas. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2017.
.
Estudos desenvolvidos para a avaliação de postos de trabalho contribuem na formação de conhecimento sobre as condições às quais a população é submetida durante suas jornadas laborais. Nesse contexto, a ergonomia se enquadra como participante do processo, ao adequar o trabalho ao ser humano, através de diversos métodos. Essa pesquisa tem como objetivo avaliar as condições ergonômicas do posto de trabalho dos motoristas de diferentes veículos automotores da Universidade Federal de Pelotas. A análise da tarefa prescrita, foi realizada a partir de uma entrevista semiestruturada, com o responsável pelo núcleo de transporte da Instituição. A tarefa realizada, foi analisada de duas formas: através de uma entrevista semiestruturada, com os funcionários que exercem a função de motoristas, organizada a partir dos resultados da entrevista com o responsável pelo núcleo, e também, utilizando da técnica de observação direta dos motoristas no exercício da profissão. Já a análise dos constrangimentos posturais, foram investigados com a aplicação do método Rapid Upper Limb Assessment (RULA) e da técnica de observação, fotografias e filmagens. Os resultados obtidos evidenciaram que a tarefa prescrita e a realizada são praticamente coincidentes, com ressalvas em relação aos horários e intervalos. Também foi possível constatar que os profissionais envolvidos se declaram bastante satisfeitos no exercício da profissão. Além disso, o método RULA resultou em valores bastante altos em todos os casos, evidenciando a necessidade de uma reavaliação das condições posturais dos trabalhadores.

(Disponível para download AQUI)

.

. .
VÖLZ, T.E.H.. (Orientador: TILLMANN, C.A.). Resistência ao uso do EPI na construção civil: Estudo de caso em uma empresa que adota o sistema Light Steel Frame em São Lourenço do Sul-RS. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2017.
.
A Indústria da Construção Civil tem um papel muito importante na economia do Brasil tanto pela sua grande capacidade de gerar riquezas como pelo expressivo impacto social, onde cria um volumoso número de empregos no curto prazo. Em contrapartida, o setor também é caracterizado como uma das atividades produtivas com o maior número de acidentes de trabalho. Neste sentido, os equipamentos de proteção individual que possuem a finalidade de proteger o trabalhador destes eventos e, ainda, empregados quando há impossibilidade de um controle mais efetivo dos riscos de acidentes, tem o seu uso banalizado no ambiente de trabalho. Deste modo, este estudo tem como objetivo geral identificar os motivos pelos quais os trabalhadores da construção civil não utilizam os equipamentos de proteção individual durante sua rotina ocupacional. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e ênfase no estudo de caso realizado em uma empresa que adota o sistema Light Steel Frame em São Lourenço do Sul-RS. O instrumento de coleta de dados é composto pelas entrevistas de grupos focais. Os resultados apontaram que o uso adequado destes dispositivos depende, direta e indiretamente, da atuação responsável da gerência com programas de treinamento e educação para conscientizar os trabalhadores e inspirar o espírito prevencionista, uma intensa fiscalização quanto ao cumprimento de obrigações normativas, e a presença efetiva de um engenheiro de segurança do trabalho para que se identifique, antecipe e elimine uma possível causa de acidente.

(Disponível para download AQUI)

.

. . .
2016
.
MENEGHETTI, M.S.. (Orientador: FRANZ, L.A.S.). Análise quanto ao conhecimento dos usuários de uma instituição pública de ensino frente às ocorrências de incêndio. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2016.
.
Os sinistros em ambientes públicos têm sido tema recorrende em discussões, sobretudo no que tange a saúde e segurança de seus usuários. É neste contexto que se desenvolve o presente estudo, que apresenta como tema o conhecimento do usuário de uma instituição de ensino público frente às ocorrências de incêndio, utilizando como orientação a ocorrência de sinistros identificados na literatura acadêmico-científica através do referencial teórico. O objetivo principal desta análise é investigar o conhecimento dos usuários de uma instituição pública de ensino frente às ocorrências de incêndio, assim como identificar e estabelecer uma discussão quanto aos principais perigos aos quais os usuários podem estar submetidos em ambientes públicos e, por fim, verificar através do levantamento em campo, o conhecimento dos discentes frente aos procedimentos padrões em caso de sinistro aos quais estão expostos. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo bibliográfico e, posteriormente, através de um levantamento em campo com uma amostra de 155 indivíduos que frequentam o prédio Cotada da Universidade Federal de Pelotas, realizado no segundo semestre de 2016. Com a análise dos resultados obtidos verificou-se que os alunos não possuem conhecimento dos procedimentos a serem realizados durante uma evacuação e que a presença das barreiras de segurança são crucias na prevenção e proteção dos usuários em situações de emergência.

(Disponível para download AQUI)
.

. . .
2015
.
LUZ, E.L.W.. (Orientador: FRANZ, L.A.S.). Um estudo de caso quanto ao uso de técnicas de gestão de riscos com vistas a melhorias na prevenção contra incêndios em um prédio público no Rio Grande do Sul. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2015.
.
A metodologia de Gestão de Riscos é empregada em diversas áreas, principalmente na área financeira onde teve o seu início, e por ser tão abrangente também é normatizada de forma a contemplar diversos setores de aplicação. Sendo assim, o presente trabalho desenvolve a metodologia de Gestão de Riscos em um prédio público com vista a elencar os principais pontos referentes à prevenção contra incêndio e propor um plano de ação para que possa servir de orientação para o encaminhamento do mesmo. Se tratando de acidentes envolvendo o fator incêndio é possível ter a grandeza desse tipo de evento através de episódios que marcaram a história do país e nos últimos anos do Rio Grande do Sul, logo esse trabalho justifica-se pelas consequências que um incêndio pode trazer para a sociedade em termos de perdas materiais e humanas. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do estudo contempla a identificação dos perigos existentes nas áreas de uso comum das pessoas, juntamente com a análise dos riscos, avaliação e tratamento dos mesmos. Através da metodologia adota foi possível elencar as principais demandas do prédio frente à proteção contra incêndio e também aspectos relacionados a necessidade de treinamento para as pessoas que utilizam esse espaço diariamente.

(Disponível para download AQUI)
.

. . .
MARTINS, M.. (Orientador: FRANZ, L.A.S.). Investigação quanto às percepções de riscos entre frentistas na cidade de Pelotas. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2015.
.
O trabalho nos postos de combustíveis tem sido tema recorrente em discussões, sobretudo no que se refere à saúde e segurança de seus frentistas. É neste contexto que se desenvolve o presente estudo que apresenta como tema a percepção do trabalhador de postos de combustíveis em relação ao seu local de trabalho, tomando como orientação a ocorrência de riscos identificados na literatura acadêmico-cientifica sobre este tema. O objetivo principal deste trabalho consiste em investigar a percepção dos trabalhadores em postos de combustíveis da cidade de Pelotas/RS quanto aos principais riscos ocupacionais apontados na literatura acadêmico-científica. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo bibliográfico e, posteriormente, de levantamento em campo, com uma amostra de 63 indivíduos, realizado no segundo semestre de 2015 no município de Pelotas/RS. Como resultados, verificou-se que os trabalhadores reconhecem boa parte dos riscos mais frequentemente apontados na literatura científica. Todavia, não protegem-se de maneira eficiente. A proteção, muitas vezes, fica de lado seja pela falta do equipamento de proteção adequado, seja pela rotina de trabalho. Constatou-se ainda, que os investimentos na promoção da condição humana no trabalho são mínimos, onde a boa aparência estética, demasiadamente moderna e confortável, vem em detrimento do fator humano.

(Disponível para download AQUI)

.

. . .
TABIM, V.M.. (Orientador: FRANZ, L.A.S.). Avaliação dos riscos em uma empresa de fabricação de esquadrias. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2015.
.
Se projetado corretamente, o ambiente de trabalho pode ter um efeito estimulante sobre as pessoas que trabalham nele. É importante fazer o reconhecimento, avaliação e controle dos riscos ambientais que possam causar doenças, alterações na saúde ou desconforto para o trabalhador. Normalmente, as empresas se detém exclusivamente à realização da avaliação dos riscos ambientais no âmbito das exigências normativas. Contudo, muitas vezes os custos oriundos dessa postura podem trazer prejuízos significativos tanto de ordem pessoal quanto financeira. O objetivo deste trabalho foi Investigar em que nível elementos de riscos podem estar presentes em uma empresa de esquadrias de médio porte do Rio Grande do Sul, a fim de propor melhorias na saúde e segurança do trabalho dos colaboradores, de acordo com as legislações existentes.

(Disponível para download AQUI)

.

. . .
FERREIRA, A.S.. (Orientador: FRANZ, L.A.S.). Projeto de otimização em um setor de estruturas em uma empresa do ramo de construção naval: uma investigação quanto aos desafios e oportunidades encontrados. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas - RS, 2015.
.
A indústria de construção naval brasileira passou há cerca de duas décadas por um período difícil alcançando a quase extinção, mas atualmente tem crescido 19,5% ao ano devido aos fortes investimentos do governo através do intermédio da PETROBRAS e também por conta da descoberta de jazidas de petróleo nas camadas do pré-sal. Em meio ao crescimento verificado, este setor industrial sofre com problemas de produtividade, planejamento, falta de mão-de-obra especializada, falta de integração da cadeia de suprimentos e de pesquisa e desenvolvimento, interferindo na competitividade brasileira em meio ao mercado internacional. Assim, a presente pesquisa pretende investigar em que nível os princípios e técnicas da Teoria da Restrições podem contribuir durante um projeto de otimização em um setor de Estruturas em uma empresa do ramo de construção naval. Pretende-se ainda investigar a eficácia do uso desta teoria na redução de estoques intermediários, custos e desperdícios, e na simplificação do processo de planejamento e controle da produção, caso sejam implantadas as melhorias elencadas durante a pesquisa, e se a capacidade versus demanda dos principais processos e/ou máquinas do setor estão consistentes entre si. Para tanto, a metodologia utilizada compreende métodos classificados como pesquisa exploratória, documental e de campo, o estudo de caso foi aplicado em uma indústria do ramo naval, o estaleiro XYZ, situado no Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Os resultados obtidos evidenciam que a falta de planejamento, organização, controle e garantia da qualidade são as principais fontes geradoras de gargalos na organização. Além disso, verificou-se que a maioria das operações estavam trabalhando com a capacidade acima da demanda programada. Conclui-se que a TOC se mostrou uma ferramenta excelente e prática para identicação de pontos fracos e deficiência, assim como para minimização de seus efeitos indesejáveis.

(Aguardando disponibilização no Pergamum/UFPel)

.

. . .

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
6. Egressos da UFPel que colaboraram com o LABSERG (última atualização desta seção: 10.jul.2023)
.
Conheça alguns egressos da UFPel que contribuíram com o LABSERG
O LABSERG teve o início de suas atividades no primeiro semestre do ano de 2013. Desde seu início, quando o laboratório se parecia mais com um projeto conceitual, contamos com a colaboração de um grande número de pessoas sendo boa parte delas discentes da Universidade.  Neste espaço do website buscamos destacar alguns dos egressos da UFPel que contribuíram de forma mais direta com o laboratório, enquanto ainda eram alunos na Universidade. Os egressos do LABSERG relacionados abaixo atuaram em alguma frente durante projetos de pesquisa, extensão e ensino, seja como colaboradores ou como bolsistas. Durante suas interações com o laboratório estes discentes vivenciaram diferentes áreas da Segurança e Ergonomia, durante pelo menos uma das ações possíveis como, por exemplo, organização de eventos, estágios, trabalhos de conclusão de curso, pesquisas em campo, vivências com a comunidade, seminários ou produção de artigos e outros materiais acadêmicos. Por esse motivo, decidimos deixar o registro de seus nomes e contatos aqui como uma forma de agradecê-los pelo seu importante papel enquanto participantes da história do LABSERG.
.

LUCAS BARBOSA DA SILVEIRA RODRIGUES
Engenharia Civil / Mestrado em A&U
formado em 2022/2

ANDRIA LEMOS HUELSEN DECIO
Engenharia de Produção
formado em 2021/1

RAFAEL MONTEIRO BOTELHO
Engenharia de Produção
formado em 2021/1

BERNARDO REIS STRAPASON
Engenharia Civil
formado em 2020/2

INGRID LOSEKAN
Engenharia de Produção
formado em 2020/2

JOSÉ JONÁTAS DA SILVA HOLANDA
Engenharia de Produção
formado em 2020/2

MARIANA DA SILVA LEANDRO
Engenharia de Produção
formado em 2020/2

GABRIELA YOHANA SMANIOTTO
Engenhaira de Produção
formado em 2019/2

HENRIQUE MARTIM DE MOURA
Engenharia de Produção
formado em 2019/2

JOICE PRISCILA SILVEIRA DIAS
Engenharia de Produção
formado em 2019/2

JULIANA GOULARTE COUTINHO
Engenharia de Produção
formado em 2019/2

STELA XAVIER TERRA
Engenharia de Produção
formado em 2019/2

TATIANE LANDUCI DA SILVA
Engenharia do Petróleo
formado em 2019/1

CORINTHA DA TRINDADE DIAS NETA
Engenharia de Produção
formado em 2018/1

CRISTIANA RODRIGUES SILVEIRA MACHADO
Terapia Ocupacional
formado em 2017/2

DANIELLE FURTADO DOS SANTOS
Engenharia de Produção
formado em 2017/2

DIOGO SOARES GOMIDE
Engenhaira de Produção
formado em 2017/2

HELENA DAS NEVES HERBSTRITH
Engenharia de Produção
formado em 2017/2

ITALO RODEGHIERO NETO
Engenharia de Produção
formado em 2017/2

JADER LUIZ ZARNOTT SEEFELDT
Engenharia de Produção
formado em 2017/2

JULIANO RAMIRES DE MORAES BAGIOTTO
Engenhaira de Produção
formado em 2017/2

LARISSA KABKE ROSA
Engenharia de Produção
formado em 2017/2

ANA MARIA NUNES DOS SANTOS
Engenhaira de Produção
formado em 2017/1

ESTELA SCHNEIDER MÜLLER
Engenharia de Produção
formado em 2017/1

VERÔNICA MAURER TABIM
Engenharia de Produção
formado em 2015/2

PATRICIA MACHADO PEREIRA
Engenharia de Produção
formado em 2015/1