Laboratório

Coordenação
Coordenadora administrativa: Profª Dr. Giovana FERREIRA-GONÇALVES
Coordenadora científica: Profª Dr. Mirian Rose BRUM-DE-PAULA

Criação do Laboratório
O Laboratório Emergência da Linguagem Oral – LELO – foi criado em 2010 com recursos advindos, inicialmente, do Edital Pesquisador Gaúcho/ FAPERGS. De lá para cá, o LELO contou com a aquisição de equipamentos por meio de vários editais (CAPES, CNPq e FAPERGS). Desse modo, a partir de diferentes aportes financeiros – advindos de organismos nacionais de fomento à pesquisa -, o laboratório foi equipado com sistemas de aquisição de dados dinâmicos capazes de captar dados acústicos e articulatórios em tempo real e de alta definição (a figura abaixo contém o primeiro desses sistemas montados no Laboratório).

Logotipo
Triskel é o logo do LELO. Trata-se de um símbolo solar antigo, que possui três volutas que rodam ininterruptamente.
A sua direção pode ter um sentido positivo ou negativo. Para simbolizar o LELO, escolhemos o movimento dito noturno, interpretado por alguns negativamente (porque oposto ao dia), mas associado ao espírito guerreiro, conquistador e vitorioso. Para os Druidas, no entanto, o sentido do movimento não significa, pois o Triskel representa o deslocamento e a mobilidade do corpo que gravita no espaço e sua direção relativa depende do ponto a partir do qual é observado.
As três volutas ou “pernas” do Triskel remetem a diferentes ideias. Evoca, por exemplo, os 4 elementos: a água, o ar e o fogo (periféricos e dinâmicos) e a terra (central e estável). Alude, igualmente, aos ciclos da vida (infância, vida adulta e velhice), ao tempo (passado, presente e futuro), à instâncias ligadas a estados de atenção (o sono, o sonho e a vigilância) ou aos 3 mundos dos Druidas (o mundo tangível, o mundo em que almas ,não reincarnadas transitam e o mundo divino).
Vinculado ao LELO e às atividades que nele são desenvolvidas, o Triskel expressa a dinâmica, o movimento, o gesto articulatório, o fluxo da fala.

 

 

 

 

 

Objetivos
1. Adquirir protótipos articulatórios de vogais e consoantes a fim de identificar padrões articulatórios do PB.
2. Obter subsídios para a emissão de hipóteses sobre os diversos comandos motores subjacentes ao controle dos movimentos da língua.
3. Verificar a relação entre determinadas pistas acústicas e configurações de gestos articulatórios.
4. Fornecer elementos, advindos da pesquisa experimental, que contribuam para aprofundar nossos conhecimentos acerca dos mecanismos que envolvem tanto o controle quanto a produção da fala.
5. Contribuir para o avanço da pesquisa acerca da descrição e da aquisição típica e, consequentemente, atípica da língua portuguesa.
6. Fornecer resultados acerca dos gestos articulatórios do PB para outras áreas do conhecimento contribuindo, assim, para o desenvolvimento de investigações sobre a fala.
7. Criar uma rede de trocas de informações com IES parceiras por meio de bancos de produções dinâmicas do trato vocal.