Convite Disciplina Anatomia II 2023/2

Bolsa Monitoria AF Edital 27/2023 – PBA/Monit/AF – Programa de Bolsas de Iniciação ao Ensino – Modalidade Monitoria (ações afirmativas)

Programa de Bolsas Acadêmicas – PBA – Modalidade Iniciação ao Ensino

Entre os dias 13 e 16 de novembro estão abertas as inscrições para Seleção de Bolsista Monitor AF em Anatomia Humana com o Prof. Mateus no Labanatoin, conforme:

Pró-Reitoria de Ensino » Resultado Final Editais Nuprop nº 26/2023 e 27/2023 – Bolsas de Monitoria (ufpel.edu.br)

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DE MONITORIA

1. EDITAL
O/A Professor/a Mateus da Unidade Acadêmica Departamento de Morfologia da Universidade Federal de Pelotas, torna público que realizará Processo Seletivo para o preenchimento de uma vaga para Bolsista de Monitoria, do Programa Bolsas Acadêmicas, de acordo com a Resolução COCEPE nº 05/2014, a Resolução COCEPE nº 32/18 e o Edital PRE/CEC/NUPROP nº 15 /2022, conforme a identificação do Campo 2.

2. IDENTIFICAÇÃO

Nome da(s) disciplina(s) objeto do Edital com o(s) código(s): 09040046
Nome do/a Professor/a Orientador/a: Mateus
Período de Atividades: 20/11/2023 a 20/12/2023 e de 01/02/2024 a 15/03/2024.
Modalidade da vaga: AF (Ações Afirmativas)
Período e horário das inscrições: 13 a 16/11/2023
Local das inscrições: Entrar no Website: https://wp.ufpel.edu.br/labanatoin/.

Mais especificamente preencher o formulário no link do post:

Bolsa Monitoria AF Edital 27/2023 – PBA/Monit/AF – Programa de Bolsas de Iniciação ao Ensino – Modalidade Monitoria (ações afirmativas) – Labanatoin (ufpel.edu.br)

Requisitos para a inscrição:

a) estar matriculado em curso de graduação da UFPEL;

b) dispor de 20h semanais para se dedicar às atividades da bolsa;

c) não receber qualquer outro tipo de bolsa no âmbito da UFPEL, exceto os auxílios recebidos pela Pró Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE); e,

d) estar devidamente cadastrado e ativo em alguma modalidade de auxílio estudantil gerida pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), o que comprova situação de vulnerabilidade social OU ter ingressado na UFPel via acesso afirmativo para alunos/as negros/as, indígenas, quilombolas ou com deficiência.

Peso e critérios de avaliação: Avaliação em Anatomia Humana
Data e horário das avaliações: Dia 17/11/2023 – 14:00
Local das avaliações: Laboratório de Anatomia Humana – Departamento de Morfologia – Campus FAMed – Avenida Duque de Caxias, n.250

A inscrição pode ser feita nesse período, preenchendo o formulário a seguir:

Considerando aspectos pertinentes ao tipo de vaga de ações afirmativas conforme o Edital 27/2023.

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Cursos de autoaprendizagem para profissionais da saúde – p2K/UFPel

Estão abertas matrículas para cursos de autoaprendizagem para profissionais da saúde (ufpel.edu.br)

Estão abertas as matrículas dos cursos de autoaprendizagem para profissionais da área da saúde. Os oito cursos são ofertados pelo Departamento de Medicina Social (DMS) da Universidade Federal de Pelotas em parceria com a rede Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), abrangendo temáticas de interesse da Saúde Pública e da Atenção Primária à Saúde.

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Bolsa Monitoria AF Edital 15/2022 – PBA/Monit/AF – Programa de Bolsas de Iniciação ao Ensino – Modalidade Monitoria (ações afirmativas)

Programa de Bolsas Acadêmicas – PBA – Modalidade Iniciação ao Ensino

Entre os dias 13 e 19 de agosto estão abertas as inscrições para Seleção de Bolsista Monitor AF em Anatomia Humana com o Prof. Mateus no Labanatoin, conforme:

Pró-Reitoria de Ensino » Resultado Final Editais 14/2022 e 15/2022 – Bolsas de Monitoria (ufpel.edu.br)

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DE MONITORIA

1. EDITAL
O/A Professor/a Mateus da Unidade Acadêmica Departamento de Morfologia da Universidade Federal de Pelotas, torna público que realizará Processo Seletivo para o preenchimento de uma vaga para Bolsista de Monitoria, do Programa Bolsas Acadêmicas, de acordo com a Resolução COCEPE nº 05/2014, a Resolução COCEPE nº 32/18 e o Edital PRE/CEC/NUPROP nº 15 /2022, conforme a identificação do Campo 2.

2. IDENTIFICAÇÃO

Nome da(s) disciplina(s) objeto do Edital com o(s) código(s): 09040044
Nome do/a Professor/a Orientador/a: Mateus
Período de Atividades: de 01/09/2022 a 30/11/2022.
Modalidade da vaga: AF (Ações Afirmativas)
Período e horário das inscrições: 12/08 a 21/08
Local das inscrições: Entrar no Website: https://wp.ufpel.edu.br/labanatoin/.

Mais especificamente preencher o formulário no link do post: https://wp.ufpel.edu.br/labanatoin/2022/08/12/bolsa-monitoria-af-edital-15-2022-pba-monit-af-programa-de-bolsas-de-iniciacao-ao-ensino-modalidade-monitoria-acoes-afirmativas/

Requisitos para a inscrição:

a) estar matriculado em curso de graduação da UFPEL;

b) dispor de 20h semanais para se dedicar às atividades da bolsa;

c) não receber qualquer outro tipo de bolsa no âmbito da UFPEL, exceto os auxílios recebidos pela Pró Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE); e,

d) estar devidamente cadastrado e ativo em alguma modalidade de auxílio estudantil gerida pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), o que comprova situação de vulnerabilidade social OU ter ingressado na UFPel via acesso afirmativo para alunos/as negros/as, indígenas, quilombolas ou com deficiência.

Peso e critérios de avaliação: Avaliação em Anatomia Humana
Data e horário das avaliações: Dia 22/08/2022 – 07:30 – 09:00
Local das avaliações: Laboratório de Anatomia Humana – Departamento de Morfologia – Campus FAMed – Avenida Duque de Caxias, n.250

A inscrição pode ser feita nesse período, preenchendo o formulário a seguir:

Considerando aspectos pertinentes ao tipo de vaga de ações afirmativas conforme o Edital 15/2022.

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Labanatoin para estudantes da Anatomia Humana do Curso de Fisioterapia UFPel

O projeto de ensino n.2069 (Labanatoin – Anatomia Humana Interativa e Clínica (ufpel.edu.br), em diálogo com o Colegiado do Curso de Fisioterapia, a partir dos anseios de reforçar conteúdos teórico-práticos em Anatomia Humana mais contextualizados à formação, pretende organizar para o semestre 2021/2, que se inicia tão logo, encontros presenciais em atividades práticas/interativas em Anatomia Humana.

Nesse sentido, convida-se para participação as egressas ou os egressos em Anatomia Humana do Curso de Fisioterapia UFPel a fim de proporcionar esta oportunidade de qualificar ainda mais a sua formação em Fisioterapia que se iniciou em um contexto pandêmico Covid-19. Considerando a perspectiva de participar do projeto, os aspectos inerentes ao aprofundamento em Anatomia Humana podem se dar em continuidade na interface do Labanatoin.

O que acha?

Caso haja interesse, preencha as informações de contato abaixo. Envia uma mensagem identificada demonstrando interesse em participar conosco. Assim, poderemos organizar esta oportunidade a partir da intenção declarada da participante ou do participante. No texto desta mensagem, coloca o número de matrícula, o nome completo e um endereço de e-mail, assim como um breve texto demonstrando a sua intenção em participar do projeto Labanatoin nesta perspectiva.

O envio da intenção declarada será aceito até o dia 16/05/2022. Com as participantes e/ou os participantes interessados serão organizados os encontros presenciais, percebendo a dinâmica institucional Covid-19, a disponibilidade do Laboratório de Anatomia Humana e acompanhando as resoluções atualizadas de instâncias superiores, como segue:

Portaria nº 924, de 31 de maio de 2021  – que aprova Normas do Sistema de Vigilância Epidemiológica;
Portaria nº 1992, de 03 de dezembro de 2021 , que aprova Normas para retorno de atividades acadêmicas presenciais na UFPel;
Portaria nº 2100, de 17 de dezembro de 2021, que aprova Normas para retorno de atividades presenciais na UFPel;
Compilado de Normas atualizado;
Portaria nº 2006, de 06 de dezembro de 2021 , que trata da obrigatoriedade da comprovação de vacinação contra a COVID-19, com vistas à circulação de pessoas e ingresso nas dependências da UFPel, Portaria nº 186, de 01 de fevereiro de 2022 e  Portaria nº 104, de 21 de janeiro de 2022.
Portaria nº 2101, de 17 dezembro de 2021, que aprova as normas para retorno às atividades e visitação nos museus da UFPel.

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Labanatoin para estudantes egressos da Anatomia Humana do Curso de Fisioterapia UFPel

O projeto de ensino n.2069 (Labanatoin – Anatomia Humana Interativa e Clínica (ufpel.edu.br), em diálogo com o Colegiado do Curso de Fisioterapia, a partir dos anseios de reforçar conteúdos teórico-práticos em Anatomia Humana mais contextualizados à formação, pretende organizar para o semestre 2021/2, que se inicia tão logo, encontros presenciais em atividades práticas/interativas em Anatomia Humana.

Nesse sentido, convida-se para participação as egressas ou os egressos em Anatomia Humana do Curso de Fisioterapia UFPel a fim de proporcionar esta oportunidade de qualificar ainda mais a sua formação em Fisioterapia que se iniciou em um contexto pandêmico Covid-19. Considerando a perspectiva de participar do projeto, os aspectos inerentes ao aprofundamento em Anatomia Humana podem se dar em continuidade na interface do Labanatoin.

O que acha?

Caso haja interesse, preencha as informações de contato abaixo. Envia uma mensagem identificada demonstrando interesse em participar conosco. Assim, poderemos organizar esta oportunidade a partir da intenção declarada da participante ou do participante. No texto desta mensagem, coloca o número de matrícula, o nome completo e um endereço de e-mail, assim como um breve texto demonstrando a sua intenção em participar do projeto Labanatoin nesta perspectiva.

O envio da intenção declarada será aceito até o dia 13/03/2022. Com as participantes e/ou os participantes interessados serão organizados os encontros presenciais, percebendo a dinâmica institucional Covid-19, a disponibilidade do Laboratório de Anatomia Humana e acompanhando as resoluções atualizadas de instâncias superiores, como segue:

Portaria nº 924, de 31 de maio de 2021  – que aprova Normas do Sistema de Vigilância Epidemiológica;
Portaria nº 1992, de 03 de dezembro de 2021 , que aprova Normas para retorno de atividades acadêmicas presenciais na UFPel;
Portaria nº 2100, de 17 de dezembro de 2021, que aprova Normas para retorno de atividades presenciais na UFPel;
Compilado de Normas atualizado;
Portaria nº 2006, de 06 de dezembro de 2021 , que trata da obrigatoriedade da comprovação de vacinação contra a COVID-19, com vistas à circulação de pessoas e ingresso nas dependências da UFPel, Portaria nº 186, de 01 de fevereiro de 2022 e  Portaria nº 104, de 21 de janeiro de 2022.
Portaria nº 2101, de 17 dezembro de 2021, que aprova as normas para retorno às atividades e visitação nos museus da UFPel.

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Medicina Social certifica mais de 100 mil pessoas em autoaprendizagem

Medicina Social certifica mais de 100 mil pessoas em autoaprendizagem

A Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) completou 10 anos em dezembro de 2020 e o Departamento de Medicina Social (DMS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que é uma de suas instituições fundadoras, se soma para comemorar. No contexto da UNA-SUS, o DMS tem desenvolvido atividades de educação permanente de profissionais de saúde, em larga escala, marcadas pelo compromisso com o Sistema Único de Saúde, tendo como propósito a melhoria dos serviços de saúde.

A primeira iniciativa foi o Curso de Especialização em Saúde da Família, ofertado para médicos, enfermeiros e dentistas de todo o país, entre 2011 e 2017, que certificou 2.329 profissionais. O curso enfatizava a reflexão sobre a prática e requeria  a realização de uma intervenção no serviço para qualificar uma das ações programáticas típicas da atenção primária à saúde.

A partir de junho de 2015, o Departamento de Medicina Social passou a ofertar Módulos de Autoaprendizagem, como atividade de extensão, com carga horária de 45 horas, que podem ser realizados online e contam com certificação automática. Já foram lançados seis módulos: Abordagem Domiciliar de Situações Clínicas Comuns no Idoso (2015); Abordagem Domiciliar de Cuidados Paliativos e Óbitos no Domicílio (2016); Situações Clínicas Comuns em APS (2016); Situações Odontológicas Comuns em APS (2016); Problemas Respiratórios mais Comuns nos  Adultos na Atenção Básica (2019); e Situações Clínicas Comuns em APS 2 (2020).

Os módulos são baseados em casos clínicos interativos e incluem um conjunto de materiais de apoio para a prática profissional, como calculadoras médicas, escalas e  fluxogramas. Estes módulos são disponibilizados em um aplicativo para usuários web, desenvolvido pelo departamento, que funciona em computadores, tablets ou smartphones. O aplicativo permite que os usuários resolvam as atividades off-line e realizem a sincronização para obtenção do certificado quando tiverem acesso à internet, o que facilita sua utilização em áreas remotas.

Os módulos de autoaprendizagem do DMS atingiram a marca de mais de 100 mil pessoas certificadas. Todos os materiais educacionais produzidos para esses cursos são disponibilizados em acesso aberto na Plataforma Kurt Kloetzel (P2K) que, em 2020, teve mais de 1,6 milhão de acessos.

Certamente as iniciativas do DMS-UFPel no âmbito do Sistema UNA-SUS vão continuar a contribuir para a educação permanente dos profissionais de saúde. Além dos módulos já disponíveis, em breve será lançado um novo Módulo de Autoaprendizagem: Contato Covid – Rastreamento e monitoramento dos contatos dos casos de Covid-19.

Coordenação de Comunicação Social » Medicina Social certifica mais de 100 mil pessoas em autoaprendizagem (ufpel.edu.br)

Reedição do I Portas Abertas para Ciência e Inclusão

Reedição do I Portas Abertas para Ciência e Inclusão

Dias 26 e 27 de agosto de 2021 às 19:30 – 100% online.
Contaremos com audiodescrição e libras.

Inscrições                 Instagram do evento

Anatomia Humana e-learning – calendário remoto emergencial

Sistema UNA-SUS presta homenagem à UFPel

Sistema UNA-SUS presta homenagem à UFPel

O Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) está celebrando dez anos. Constituído por 35 Instituições de Ensino Superior, realiza a educação permanente de profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde, em larga escala, através de educação a distância, constituindo um amplo acervo de recursos educacionais em acesso aberto na Plataforma ARES. A celebração ocorre no 26º Encontro da Rede UNA-SUS que está sendo realizado on-line, no período de 07 a 11 de dezembro. Neste contexto, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi homenageada entre as instituições pioneiras, com destaque para a atuação da instituição na elaboração e oferta do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE).

No encontro, a coordenadora de projetos da UNA-SUS no Departamento de Medicina Social da UFPel, professora Anaclaudia Fassa, ressaltou a trajetória da UFPel, desde 2011, no Sistema UNA-SUS. A participação da Instituição teve início com o Curso de Especialização em Saúde da Família, através de educação a distância, com a oferta inicial de mil vagas, para médicos, enfermeiros e dentistas de todo o país. Com mais de 4 mil vagas ofertadas e 2,3 mil concluintes, incluindo profissionais alocados em áreas remotas, o curso teve uma concepção pedagógica inovadora e foi pioneiro ao requerer implementação de intervenções no serviço como tema do Trabalho de Conclusão de Curso.

A UFPel elaborou também seis módulos de autoaprendizagem, baseados em casos clínicos interativos, que contam com 69 mil alunos certificados e aportou para o PROFSAUDE sua experiência com a integração disciplinar e com a ênfase na reflexão sobre a prática. A Plataforma Kurt Kloetzel, desenvolvida para hospedar os recursos educacionais da UFPel, teve nos oito primeiros meses de 2020 mais de 1 milhão de acessos.

A experiência da UFPel mostra que é possível desenvolver iniciativas educacionais através de educação a distância, de forma predominantemente assíncrona que sejam marcadas pela flexibilidade e busca da transdisciplinaridade, centrada no processo do sujeito de aprendizagem autônomo e usando metodologias ativas como estratégias promotoras do processo.

O Sistema UNA-SUS propicia intensa troca de experiências e colaborações entre as instituições públicas participantes da rede e incentiva a inovação e a experimentação.