Bacharelado em Jornalismo

Sobre o curso

Curso Presencial | NOTURNO

Curso criado pela portaria 1573 de 06 de outubro de 2010.
Curso reconhecido pela Portaria nº 428 de 30/08/2013. Publicada no D.O.U. de 03/09/2013.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 629 de 23/06/2017. Publicada no D.O.U. de 26/06/2017.

Perfil do curso

O Curso de Jornalismo da UFPel caracteriza-se por promover uma formação capaz de dotar o profissional jornalista de competências teórica, técnica, tecnológica, ética e estética para atuar criticamente e criativamente na profissão, de modo responsável, contribuindo para o seu aprimoramento em consonância com as exigências contemporâneas e na perspectiva de ampliar a atuação profissional a novos campos, reconhecendo as especificidades do contexto regional de integração dos países do Mercosul. Para isso, busca desenvolver a autonomia, a criatividade e o espírito de iniciativa, articulando teoria e prática por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Com base numa formação elementar em jornalismo e comunicação, o curso oferece ao estudante condições de estabelecer seu próprio percurso formativo em quatro áreas de atuação no jornalismo: impresso, rádio, televisão e web. Caracteriza-se, ainda, pela exigência de domínio da língua portuguesa e pelo desenvolvimento da capacidade de leitura e interpretação dos fatos presentes, reconhecendo a hierarquia dos acontecimentos e suas relações com o passado e o futuro.

Perfil do egresso

O egresso do Curso de Jornalismo é o jornalista profissional diplomado, com formação universitária ao mesmo tempo generalista, humanista, crítica e reflexiva. Como produtor intelectual e agente da cidadania, o jornalista formado pela UFPel terá desenvolvido competências para atuar em quaisquer áreas do jornalismo, ciente de que sua formação é um processo contínuo e constante. Terá aprendido a articular as técnicas do ofício com a reflexão crítica sobre sua prática, dando conta da complexidade e do pluralismo característicos da sociedade e da cultura contemporâneas, sendo também capaz de contribuir para o aprimoramento e desenvolvimento da sua profissão. É elementar que tenha domínio do uso da língua portuguesa em suas diferentes modalidades, na expressão tanto oral como escrita em diversos contextos sociais.

Área de atuação profissional

O bacharel em Jornalismo poderá atuar em redações de veículos impressos (jornais, revistas, editoras, etc.), em emissoras de rádio e de televisão, em webjornalismo e em atividades de assessoria de imprensa a empresas públicas ou privadas, a organizações governamentais e não-governamentais, bem como em associações, sindicatos e entidades afins.