Notícias
  • Submissões encerradas!

    Informamos que o prazo para envio de resumos para a V Jornada Brasileira de Sociologia já está encerrado!

    A relação dos trabalhos aprovados será divulgada na quinta-feira, dia 31/08.

  • Prazo prorrogado novamente!

    Para quem ainda não enviou o seu resumo para a JBS, uma boa notícia: estaremos recebendo trabalhos até o próximo dia 15 (terça-feira)!

    Informações e dúvidas, é só enviar e-mail para vjornadasociologia@gmail.com ou chamar inbox no Facebook do evento.

  • Grupos de Trabalho

    V Jornada Brasileira de Sociologia se propõe como um espaço para incentivar as discussões sobre quais são os desafios, dilemas e oportunidades que uma sociedade democrática tem hoje, ao teor dos problemas sociais, culturais, políticos e econômicos que parecem estar se aprofundado nas últimas duas décadas.

    Dentro desta temática, confira aqui as ementas dos nossos Grupos de Trabalho.

    Lembramos que a chamada de resumos segue aberta até a próxima terça-feira (08/08/17).

  • Chamada segue por mais uma semana!

    Atenção! A comissão organizadora da V Jornada Brasileira de Sociologia decidiu estender o prazo para envio de resumos por mais uma semana.

  • Confirmação de palestrante

    Anunciamos a confirmação de mais um palestrante!

    Trata-se do professor Dr. Elizardo Scarpati Costa, do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Ele aceitou o nosso convite para integrar a mesa “Dilemas, desafios e oportunidades nas sociedades democráticas”, na qual pretende falar sobre Democracia, Trabalho e Capitalismo.

     

    Elizardo é sociólogo, graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), mestre em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e pela L´École de Haltes Études en Science Sociales (EHESS). É doutor em Sociologia pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC). Atualmente é professor de Sociologia do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) e do Mestrado em Direito e Justiça Social (PPGD) da Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Seu interesse de pesquisa atual é voltado para Sociologia do Trabalho; mercados de trabalho; sindicalismo e sindicato; classes sociais; teoria sociológica.

  • Palestrante confirmado!

    Definido o primeiro palestrante da V Jornada Brasileira de Sociologia!

    Com grande satisfação, anunciamos o Prof. Dr. Marcelo Kunrath Silva, do Departamento de Sociologia da UFRGS, como o primeiro palestrante confirmado do evento. O título da sua apresentação será “Relações de direito X relações de força: democracia, Estado de exceção e movimentos sociais no Brasil”, que integrará a mesa de debates “Dilemas, desafios e oportunidades nas sociedades democráticas”, junto a outros dois professores.

    Em breve anunciaremos mais novidades sobre a programação do evento.

     

    Marcelo Kunrath Silva possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e pós-doutorado no Watson Institute for International Studies/Brown University (2008). Desde 1999 é professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, integrando o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural. Tem experiência na área de Sociologia Política, com o desenvolvimento de pesquisas nos seguintes temas: democracia, cidadania, conflitualidade, participação social, orçamento participativo, conselhos de políticas públicas, associativismo, movimentos sociais e engajamento militante. Coordena o Grupo de Pesquisa Associativismo, Contestação e Engajamento – GPACE (http://www.ufrgs.br/gpace/pt/).

    Coordena o Grupo de Pesquisa Associativismo, Contestação e Engajamento. Desenvolve, atualmente, dois projetos de pesquisa – “Regimes e Repertórios Associativos: oportunidades políticas e organização social no Brasil” e “#vemprarua: novas tecnologias de informação e comunicação e mobilização social – uma análise do ciclo de protestos no Brasil em 2013”.