Histórico do evento

As Ações Afirmativas que buscam o acesso às instituições federais de educação, especialmente as de ensino superior, sob a forma de cotas através da lei 12711/12, modificou o cenário da universidade pública brasileira no sentido de que, grupos cujas realidades sócio-econômicas e étnicas se constituíam um impeditivo para ingresso, começam a se inserir nas instituições federais lançando para a comunidade acadêmica diversos desafios que tramitam na ordem do estrutural até as relações sociais no que tange às dimensões do pedagógico e do interpessoal.

A contribuição para os profissionais envolvidos neste Fórum se justifica pelo fato do mesmo se constituir um espaço de troca de experiências e de constituição de parcerias entre as instituições no tocante às ações afirmativas e à possibilidade de formulações e proposições de outras políticas em nível federal e interno à cada instituição. Almeja-se , também, que seja possível a apropriação de elementos decorrentes das discussões que favoreçam a constituição de uma base de dados organizada, validada e atualizada das instituições da região para utilização por gestores e pesquisadores em ação afirmativa. Os desdobramentos do Fórum, tendem a potencializar medidas que ajam sobre as esferas de gestão e do pedagógico porque estas políticas estão atreladas à necessidade de, por exemplo, viabilizar a educação das relações étnico-raciais já contempladas nas leis 10639/03 e 11645/08.

O evento na sua segunda edição, prima por discutir as políticas de Ações Afirmativas relativas à lei 12711/12 com enfoque na discussão acerca do acesso, permanência e avaliação da mesma. O Fórum constituído em 2014, se reunirá novamente e redefinirá a discussão e a agenda para o próximo ano, bem como, as bases articuladoras entre as instituições de ensino federal obstante as suas peculiaridades. Estarão presentes os sujeitos envolvidos na política _ gestores, docentes, discentes, pesquisadores, movimentos sociais_ com diferentes metodologias de trabalho ( conferências, mesas, grupos de trabalho, reuniões paralelas, relatos de experiências). Participarão em torno de vinte instituições federais sendo que o núcleo organizador do Fórum é UFPel, UFSM, UFRGS, FURG, UFPR, UFSC e UNIPAMPA.

Em evento realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2013 _ Salão da UFRGS 2013_ , um grupo de pesquisadores e gestores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade de Brasília e Universidade Federal do Recôncavo Baiano, propuseram a imediata instalação em caráter permanente de uma agenda nacional para formação de um Plano nacional intitulado ” As ações afirmativas e o desenvolvimento nacional: preparando o Brasil do Futuro”. Desta decisão em âmbito nacional, foram sendo realizados fórum regionais para discutir as inúmeras especifidades brasileiras e, neste sentido, se realizou nos dias 16 e 17 de Setembro de 2014, na UFSC, o I Fórum sobre Ações Afirmativas da Região Sul que delineou as finalidades do Fórum, discutiu as lei 12711/12 e 12990/08 e definiu como local para realização do II Fórum a Universidade Federal de Pelotas em virtude do cenário étnico-racial do município de Pelotas (RS).