• Física e Matemática
    Notícias
  • Projeto GAMA abre inscrições para o Curso Preparatório para o Cálculo

    Cartaz

    O Projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria pelo Instituto de Física e Matemática (IFM) e Pró-reitoria de Graduação (PRG) está com inscrições abertas para o Curso Preparatório para o Cálculo – 2016/2.

    O curso é gratuito e tem por objetivo revisar conteúdos de matemática básica (Conjuntos numéricos e intervalos, operações com frações, radiciação, simplificação de frações algébricas e inequações) necessários para disciplinas de matemática de nível superior, tais como Pré-cálculo, Cálculo, Álgebra Linear e Geometria Analítica.

    As aulas ocorrerão na última semana do recesso acadêmico de inverno (de 01/08/16 a 06/08/16) no turno da noite, das 18:30 as 22:00.

    As inscrições podem ser realizadas na página do Projeto GAMA: http://wp.ufpel.edu.br/projetogama/

    Mais informações sobre o Projeto GAMA podem ser obtidas através do email: gama.ufpel@gmail.com

  • Projeto GAMA Divulga Selecionados para participarem do Segundo Encontro de Cálculo Integral de 2016/1

    O Projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria pelo Instituto de Física e Matemática (IFM) e Pró-reitoria de Graduação (PRG) divulga a relação de acadêmicos selecionados para participarem do Segundo Encontro de Cálculo Integral de 2016/1.

    A relação está disponível na página do Projeto GAMA: http://wp.ufpel.edu.br/projetogama/

    O encontro, que será ministrado pelos monitores Carolina Pinheiro Tavares e Elemar Rapachi Phul, sob orientação dos professores Cícero Nachtigall (IFM), Maurício Braga de Paula (IFM) e Maurício Zahn (IFM), ocorrerá no próximo sábado (02/07/16) das 13:30h às 17:30h no Antigo Mega – sala 501 (Rua Félix da Cunha, nº 809, Centro, Pelotas – RS).

    Neste encontro será realizada uma revisão sobre o Cálculo de áreas, integral definida e Teorema Fundamental do Cálculo.

    Mais informações sobre o Projeto GAMA podem ser obtidas através do email: gama.ufpel@gmail.com

  • Projeto GAMA Divulga Selecionados para participarem do Quarto Encontro de ALGA de 2016/1

    O Projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria pelo Instituto de Física e Matemática (IFM) e Pró-reitoria de Graduação (PRG) divulga a relação de acadêmicos selecionados para participarem do Quarto Encontro de ALGA (Álgebra Linear e Geometria Analítica) de 2016/1.

    A relação está disponível na página do Projeto GAMA: http://wp.ufpel.edu.br/projetogama/

    O encontro, que será ministrado pelos monitores Eduardo Sganzerla Ferreira e Rafael Teixeira, sob coordenação da professora Rejane Pergher (IFM), ocorrerá no próximo sábado (02/07/16) das 8:30h às 11:30h no Antigo Mega – sala 501 (Rua Félix da Cunha, nº 809, Centro, Pelotas – RS).

    Neste encontro será realizada uma revisão geral de Álgebra Linear e Geometria Analítica.

    Ao longo do semestre 2016/1, o Projeto GAMA ofereceu quatro Encontros de ALGA, todos aos sábados pela manhã e sob coordenação da professora Rejane Pergher.

    Mais informações sobre o Projeto GAMA podem ser obtidas através do email: gama.ufpel@gmail.com

  • Projeto GAMA abre inscrições para o Segundo Encontro de Cálculo Integral de 2016/1

    2º encontro de cálculo

    O Projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria pelo Instituto de Física e Matemática (IFM) e Pró-reitoria de Graduação (PRG) divulga que estão abertas as inscrições para o Segundo Encontro de Cálculo Integral de 2016, que deverá ocorrer no sábado (02/07/16) pela tarde.

    Neste Encontro serão contemplados os conteúdos de Cálculo de áreas e Teorema Fundamental do Cálculo.
     

    Maiores informações no cartaz em anexo ou na página do Projeto GAMA: http://wp.ufpel.edu.br/projetogama/

    O projeto GAMA, chamado inicialmente de Projeto Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica – Iniciação ao Cálculo (TME) existe desde 2010, tendo como principal objetivo reforçar conceitos em matemática de ensino básico e superior, através de Cursos Preparatórios para o Cálculo, atividades de reforço e de monitoria ao longo do semestre letivo. Com estas ações, pretende-se melhorar a aprendizagem de matemática nos cursos superiores da UFPel e, consequentemente, diminuir os índices de reprovação e evasão dos alunos participantes nas disciplinas iniciais de matemática. O projeto conta atualmente com 20 bolsistas de vários cursos da UFPel.