• Física e Matemática
    Notícias
  • IFM torna público o resultado da seleção de bolsista

    O Instituto de Física e Matemática divulga o resultado da seleção de bolsista para o Programa de Bolsas de Iniciação ao Trabalho, ocorrida no dia 25/05/2017.

    1. Juliana Machado Pereira
    2. Gabriel Carvalho Arantes
    3. Thiago Soares Corrêa
    4. Pedro Augusto Vieira da Silva
    5. Marcelo Augusto Pereira dos Santos
    6. Felipe Carvalho da Silva
    7. Caroline Marques Jorge
    8. Simara Vila Real da Silva
    9. Bruno Paulino da Silva

  • IFM seleciona bolsista de Iniciação ao Trabalho

    O Instituto de Física e Matemática está selecionando um (01) estudante de graduação para o preenchimento de vaga pelo Programa de Bolsas Acadêmicas de Iniciação ao Trabalho, para atuar junto aos departamentos de Física e Matemática (Campus Capão do Leão), no período de junho a dezembro de 2017, com remuneração mensal de R$400,00 (quatrocentos reais).

    Para realizar a inscrição o aluno deverá:

    – estar regularmente matriculado e frequentando curso de graduação da UFPel;

    – não ter outra modalidade de bolsa, exceto aquelas vinculadas à PRAE;

    – ter desempenho acadêmico compatível com a função que se propõe a exercer e com tarefas relacionadas às bolsas de graduação;

    – ter disponibilidade de 20 horas semanais para o exercício das tarefas pertinentes à concessão da bolsa.

    .

    Inscrições dias 23 e 24 de maio de 2017.

    .

    Documentos para inscrição:

    – ficha de inscrição preenchida e assinada (ficha de inscrição);

    – histórico escolar atualizado, emitido pelo Cobalto;

    – atestado de matrícula do semestre letivo 2017/1;

    Tipos de provas: análise de histórico e entrevista.

    Dia, horário e local da entrevista: 25/05/2017, às 13h30min, na sala 302 do prédio 05 do Campus Capão do Leão.

    .

    Recomendamos a leitura atenta do edital, disponível no seguinte link: Edital_seleçao_bolsista

  • Projeto GAMA divulga selecionados para Atividades de Reforço em Cálculo – Módulo I – Funções reais de uma variável real

    O Projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria com o Instituto de Física e Matemática (IFM) e Pró-reitoria de Graduação (PRG) divulga a relação de acadêmicos selecionados para o módulo I das atividades de reforço em Cálculo.

    O coordenador do projeto, professor Cícero Nachtigall, ressalta que esta ação do GAMA visa revisar e reforçar o aprendizado no conteúdo de funções reais de uma variável real (Definição de função; domínio e imagem; lei de formação; valor numérico; função composta; função inversa; construção de gráficos; função do primeiro grau; funções definidas por várias sentenças e função modular; função do segundo grau; função exponencial; função logarítmica e funções trigonométricas).

    O coordenador do GAMA informa que nesta edição foram registrados mais de 360 acadêmicos inscritos e oferecidas 105 vagas (90 previstas mais 15  adicionadas posteriormente devido a grande demanda). Segundo ele, neste momento o GAMA conta apenas com monitores voluntários e a perspectiva é que em breve o Projeto possa disponibilizar novas turmas.

    Ao longo do semestre letivo de 2017/1, o projeto GAMA deverá ofertar mais três módulos (limites, derivadas e integrais), cada um com duração de três semanas.

    A relação completa com os acadêmicos selecionados está disponível na página do Projeto GAMA: http://wp.ufpel.edu.br/projetogama/

    Dúvidas podem ser esclarecidas através do email gama.ufpel@gmail.com

    O projeto GAMA, chamado inicialmente de Projeto Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica – Iniciação ao Cálculo (TME) existe desde 2010, tendo como principal objetivo reforçar conceitos em matemática de ensino básico e superior, através de cursos preparatórios para o cálculo, atividades de reforço e de monitoria ao longo do semestre letivo. Com estas ações, pretende-se melhorar a aprendizagem de matemática nos cursos superiores da UFPel e, consequentemente, diminuir os índices de reprovação e evasão dos alunos participantes nas disciplinas iniciais de matemática. O projeto conta atualmente com 20 bolsistas de vários cursos da UFPel.

  • Projeto GAMA divulga resultados do Curso Preparatório para o Cálculo Edição 2017/1

    O projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria com o IFM – Instituto de Física e Matemática e PRG – Pró-reitoria de Graduação, vem por meio deste divulgar para a comunidade acadêmica da UFPel os dados do Curso Preparatório para o Cálculo – Edição 2017/1.
    .

    O CPC busca resgatar conceitos de Matemática Básica e é geralmente oferecido nos recessos acadêmicos da Universidade. A carga horária total desta atividade é de 24 horas e o público prioritário são alunos ingressantes que possuem Matemática em sua grade curricular.

    O Curso conta com material didático próprio, todas as aulas são ministradas por bolsistas, orientadas e acompanhadas presencialmente por professores colaboradores do Projeto GAMA.

    Os principais conteúdos abordados são: Conjuntos numéricos e intervalos, operações com frações, potenciação, radiciação, fatoração e produtos notáveis, operações com frações algébricas, simplificação de frações algébricas, inequações do primeiro e do segundo grau.

    Na edição de 2017/1, realizada de 10/04/17 a 19/04/17 (período de recesso acadêmico da UFPel) foram oferecidas duas turmas de 60 vagas cada, uma no turno da manhã e uma no turno da noite. No total, 114 acadêmicos realizaram a inscrição, sendo 60 ingressantes em 2017/1.  Do total de inscritos,  78 compareceram às aulas, sendo 47 ingressantes em 2017/1.

    Com o objetivo de fazer uma análise qualitativa do curso, foram aplicados dois testes para os alunos: teste de sondagem (10/04/17 – primeiro dia do Curso) e teste de comparação (19/04/17 – último dia do curso). Os dois testes versaram sobre os conteúdos trabalhados durante o CPC e apresentaram o mesmo grau de dificuldade.

    Os gráficos abaixo representam os percentuais de rendimento nos testes, onde o resultado é considerado bom se o aluno obteve mais de 70% de acertos no teste, rendimento razoável entre 40% e 70% e rendimento abaixo do esperado se o percentual de acertos no teste for inferior a 40%.

    Levantamento considerando todos os acadêmicos participantes:

    Levantamento considerando somente os ingressantes em 2017/1:

    .

    Maiores informações sobre o Projeto GAMA podem ser obtidas na página: http://wp.ufpel.edu.br/projetogama/