Programa de Pós-Graduação em Sociologia

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é resultado da transformação do então Programa de Pós-Graduação em Sociais (PPGCS) em três diferentes programas.  Em 2010, foi criado o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e, em 2011, o Programa de Pós-Graduação em Antropologia. Em mais uma etapa deste processo, consolida-se a criação e constituição do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, o qual pretende contribuir, na região e no estado, com o desenvolvimento das pesquisas e do ensino na área específica.

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia foi autorizado setembro de 2012 pela Capes, contando com um corpo docente qualificado na área de sociologia e várias linhas de pesquisa específicas que abarcam temas como as cidades, o Estado, o conhecimento na sociedade atual, o desenvolvimento, o trabalho e o meio ambiente.

O PPGS nasce como consequencia do crescimento das ciências sociais na cidade de Pelotas e região. É consenso entre os vários atores universitários que têm participado desse processo, que a criação de novos cursos de pós-graduação em áreas diferentes das ciências sociais têm significado um efeito multiplicador da área de conhecimento em sentido amplo, por meio do qual se beneficiam a universidade e a comunidade como um todo. Abre-se, portanto, um novo caminho na Universidade Federal de Pelotas, mas reconhece ao mesmo tempo sua origem no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Nesse sentido, objetivos definidos pelo PPGCS, quando da sua criação, passam a ser parte naturalmente do PPGS, focados agora na área da sociologia. Por isso apresentamos a seguir uma breve história do PPGCS e quais foram os objetivos que o nortearam.

A história do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais teve seu funcionamento autorizado pela CAPES em 2006. Iniciou com uma proposta interdisciplinar, contemplando diferentes áreas do conhecimento social. Isto se deveu a alguns fatores, tais como:

a) um espaço acadêmico propício à criação de um mestrado interdisciplinar;

b) necessidade de cientistas com uma sólida formação teórica e metodológica, na área das ciências sociais, para o desenvolvimento regional;

c) atendimento de demanda de graduandos de múltiplos cursos (ciências sociais, história, geografia, direito, administração, etc.), de faculdades e de universidades da região e do estado. O Programa forma profissionais que, com domínio da teoria social contemporânea, tanto brasileira como internacional, têm sido capazes de realizar atividades de pesquisa, dentro das particularidades sociais e culturais da Região.

Os objetivos definidos pelo PPGS
a) promover e orientar trabalhos acadêmicos sobre a sociedade brasileira e latino-americana desde a perspectiva das Ciências Sociais;

b) consolidar a constituição de núcleos interdisciplinares de pesquisa,ancorados nas disciplinas das Ciências Sociais e suas áreas afins, capazes de planejar e desenvolver projetos de investigação, integrando docentes e discentes, com a finalidade de analisar os diferentes processos sociais em nível local, regional, nacional e internacional;

c) ampliar a capacidade de formação acadêmica dos graduados, propiciando condições para o seu aperfeiçoamento profissional e o desenvolvimento da produção científica na área das Ciências Sociais; e

d) contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade justa e solidária, baseada no respeito mútuo e na consolidação das instituições democráticas e formar profissionais com valores éticos elevados, cientes de seu papel na promoção do conhecimento científico enquanto um instrumento de desenvolvimento do conjunto da sociedade.

Fontes de Financiamento
O PPGS obtêm todos os anos bolsas de estudos, para seus alunos, subministradas pelas agencias de fomento CNPq, CAPES e FAPERGS. Dispõe também de recursos do Programa de Apoio à Pos-Graduação (Proap) da Capes para apoiar atividades acadêmicas docentes e discentes. Atualmente conta com recursos do Programa Procad/Casadinhos, contemplando uma parceria com o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS. Por sua vez, dispõe de recursos do Programa Nacional de Pós-Doutoramento (PNPD), com duas bolsas de professor recém-doutor por um prazo de três anos com possibilidade de renovação de dois anos. Além da bolsa de pós-doutorado, o PNPD outorga recursos econômicos para equipamentos e materiais.

Coordenadoria
e-mail: ppgsoc.ufpel@gmail.com

Coordenadora:  Profª. Drª. Elaine da Silveira Leite
e-mail: elaineleite10@gmail.com

Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Marcus Vinícius Spolle
e-mail: sociomarcus@gmail.com

Acesse o site do PPG em Sociologia!