Programa de Pós-Graduação em Ciência Política

Caracterização

Níveis: Mestrado Acadêmico (Programa recomendado pela CAPES em 2010)

Doutorado (Programa recomendado pela CAPES em 2015)

Objetivos do curso:

(1) Propiciar uma sólida formação teórico-metodológica na área de Ciência Política.

(2) Capacitar recursos humanos, por meio da formação de cientistas políticos que atuem nas diversas áreas deste campo de conhecimento e sejam altamente qualificados para identificar problemas relevantes à área e realizar projetos de investigação científica.

(3) Desenvolver a capacidade para a análise e para a interpretação dos problemas e desafios que compõem o campo da Ciência Política, com o rigor e a metodologia próprios da pesquisa científica.

Perfil do profissional a ser formado:

(1) O Mestre e o Doutor em Ciência Política devem possuir uma sólida formação, de modo a desenvolver as capacidades de compreensão, análise e interpretação dos principais temas que compõem o arcabouço teórico da área.

(2) Ao concluir o curso, o egresso deve ser um profissional com conhecimento técnico altamente desenvolvido, sabedor das principais metodologias e técnicas de pesquisa na área e com capacidade para aplicá-las com competência e rigor no desenvolvimento de investigações científicas.

(3) Igualmente, espera-se que o egresso possa integrar a habilidade intelectual para refletir sobre o fenômeno político a valores éticos elevados, de modo a ser um profissional ciente do seu papel na promoção do conhecimento científico enquanto um instrumento de desenvolvimento do conjunto da sociedade.

Total de créditos para titulação:

MESTRADO

Disciplinas: 28 créditos (12 créditos obrigatórios e 16 créditos optativos)
Dissertação: 4 créditos
Total: 32 créditos

DOUTORADO

Disciplinas: 32 créditos (16 créditos obrigatórios e 16 créditos optativos)
Tese: 8 créditos
Total: 40 créditos

Marcação de defesa:

Para que seja marcada a defesa de dissertação ou de tese, o aluno deverá ter cumprido os seguintes pré-requisitos:

I – cumprir o número mínimo de créditos exigidos;

II – ser aprovado no Exame de Qualificação;

III – ser aprovado em Exame(s) de Proficiência em língua estrangeira.

Vagas por Seleção:

Mestrado: até 18 (conforme edital de seleção para a turma de 2016)

Doutorado: até 10 (conforme edital de seleção para a turma de 2016)

Periodicidade das Seleções: Anual

OBS.: Regimento do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política – UFPel (http://wp.ufpel.edu.br/ppgcienciapolitica/files/2015/10/Regimento-PPGCPol-Final.pdf)

Acesse a página do PPG em Ciência Política!