Institucional

O Instituto de Sociologia e Política foi criado em 1958, sob inspiração da Unesco, constituindo-se como um órgão autônomo da Faculdade de Direito de Pelotas, então vinculada à UFRGS. Nesse período, o atual IFISP era uma unidade destinada à promoção de cursos, seminários e debates sobre temas sociais. Quando a UFPel foi criada, em 1969, foi uma das unidades fundadoras, ao lado de faculdades, como as de Agronomia, Odontologia, Direito e Medicina, que existiam anteriormente no município como unidades independentes ou vinculadas à UFRGS.
Ao longo da década de 1970, com o recrudescimento da ditadura militar e a desconfiança com o perigo representado pelas Ciências Sociais, o IFISP foi desativado e só voltou a funcionar em 1983, com a intensificação do processo de redemocratização do país. Nessa nova fase, organizado sob a forma do Departamento de Sociologia e Política, além de desenvolver atividades de pesquisa e de extensão que compunham sua tradição, passou a atuar como instituto básico de ensino, oferecendo essas disciplinas aos mais diversos cursos da UFPel, em especial o de Direito. Em 1985, o IFISP passou a desenvolver atividades de ensino de pós-graduação ao criar seu primeiro curso próprio, o de Especialização em Política (hoje de Sociologia e Política). Seis anos depois, em 1991, foi criado o primeiro curso de graduação, o Bacharelado em Ciências Sociais, ampliado em 1994 para a Licenciatura em Ciências Sociais. Em 2005, a CAPES autorizou a instalação do Mestrado em Ciências Sociais e, mais recentemente, o de Ciência Política, cujas atividades iniciaram em 2011.
Um marco importante na história da IFISP ocorreu em 2008, quando recebeu a adesão do Departamento de Filosofia e todas as suas atividades, ou seja, os cursos de graduação em Filosofia (Bacharelado e Licenciatura) e de Mestrado em Filosofia, o que praticamente dobrou o número de professores e de alunos da unidade.
Desse modo, hoje a Unidade é composta por dois departamentos (Filosofia, e Sociologia e Política), 36 professores, sete funcionários, aproximadamente 800 alunos distribuídos por cinco cursos de graduação, um de especialização, três programas de mestrado (Ciência Política, Filosofia e Sociologia), e um Doutorado (Filosofia). Na condição de instituto básico também oferece disciplinas para quase duas dezenas de cursos de graduação da UFPel.

Diretor:
Prof. Dr. João Hobuss

Vice-Diretor:
William Héctor Gómez Soto

Instituto de Filosofia, Sociologia e Política

Rua Alberto Rosa, 154, 2º andar

Telefone: (53) 32845545