Professor do PPGFil organiza obra

NASSER, E; RUBIRA, L. (orgs). Nietzsche no Século XXI. Porto Alegre: Editora Zouk, 2017, 360 páginas.

Sinopse: A recepção da filosofia de Nietzsche ao longo dos anos, encontrou pontos de intersecção nas mais distintas formas. Venerado por escritores, artistas plásticos e psicanalistas, para o senso comum suas ideias simbolizavam o pensamento rebelde e a possibilidade de autocompreensão da vida simples. Talvez o único denominador comum de todas essas adaptações divergentes e habitualmente contraditórias de Nietzsche consista no fato de que, aquele que constatou de modo tão implacável o vazio – o vazio de sentido, o abandono de Deus do presente –, também pareceu oferecer uma maneira de preencher tal lacuna.

No alvorecer do século XXI este livro reúne artigos dos mais respeitáveis pesquisadores internacionais de Nietzsche consolidando a atualidade do pensamento do filósofo alemão.

Filosofia: Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante de 2017

Os Cursos de Bacharelado e e Licenciatura em Filosofia foram dois dos sete Cursos da UFPel que receberam 5 estrelas na 27ª edição da Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante do ano de 2017 e constará da publicação GE Profissões Vestibular 2018, que passa a circular nas bancas a partir do dia 16 de outubro. A Avaliação de Cursos Superiores do GE ocorre anualmente juntos as IES de todo o Brasil. O processo é desenvolvido através de questionários dos cursos avaliados e posteriormente encaminhados a pareceristas que atribuem suas notas considerando três pilares básicos:

– corpo docente;

– projeto pedagógico;

– infraestrutura.

Considera-se que o “Selo de Qualidade” emitido pelo Guia do Estudante advindo do processo avaliativo (ainda que não seja fornecido por um órgão oficial) é importante na medida em, de certa maneira, expressa um ranking dos cursos no país e oportuniza aos futuros acadêmicos um referencial para suas escolhas profissionais.