Início do conteúdo
Apresentação

Grupo de Pesquisa Ideologia e Análise de Discurso (IdAD)

O Grupo de Pesquisa Ideologia e Análise de Discurso está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas. Formalmente iniciado em 2012, a partir da principal pesquisa em curso intitulada “Ideologia e Partidos Políticos no Brasil: uma nova metodologia de classificação” – que visa à construção de uma metodologia de classificação ideológica dos partidos políticos brasileiros em suas ações nos Legislativo e Executivo federais –, as origens do Grupo remontam, no entanto, um projeto de pesquisa anterior.

Trata-se da pesquisa, realizada entre 2006 e 2013, intitulada “Virando a casaca? Uma análise dos pronunciamentos dos deputados da direita brasileira no governo Lula (2003-2006)”. Este projeto foi literalmente o embrião do principal trabalho que hoje o Grupo de Pesquisa vem realizando. Foi a partir desta investigação que algumas intuições teóricas e filosóficas do pós-estruturalismo passaram a ser testadas a partir de um projeto de pesquisa que visou justamente analisar os discursos dos parlamentares filiados aos quatro principais partidos considerados como pertencentes ao espectro político da direita brasileira (PFL, hoje DEM; PPB, hoje PP; PTB e PL, hoje PR).

Além da pesquisa principal, que mobiliza todos os membros do Grupo de Pesquisa, outras investigações ambientadas nos níveis institucional e extra-institucional são realizadas seja no âmbito da graduação em Ciências Sociais, seja no da pós-graduação nos cursos de mestrado e de doutorado em Ciência Política. Os temas de cada investigação variam desde a análise de discursos visando conhecer a ideologia de diferentes partidos políticos brasileiros no âmbito federal, passando pela análise discursiva de movimentos da chamada nova direita brasileira, até o estudo de fenômenos políticos populistas no Brasil, na América Latina e na Europa.

As pesquisas levadas a efeito pelos membros do Grupo de Pesquisa são informadas pelas mais diversas abordagens teóricas e filosóficas pós-fundacionalistas e pós-estruturalistas, destacando-se o pensamento de autores tais como Martin Heidegger, Jacques Lacan, Jacques Derrida, Michel Foucault, Ernesto Laclau, Chantal Mouffe, Jacques Rancière, entre outros.

O Grupo de Pesquisa, no intuito promover espaços de debates para temáticas ligadas ao pós-estruturalismo, tem organizado eventos em nível de ensino e de extensão. Dentre eles, destaca-se o “Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social”, realizado a cada dois anos na Universidade Federal de Pelotas, e que reúne pesquisadores de diversas instituições brasileiras e estrangeiras.