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  • Economia terá problemas com final de contrato de Substituto. Geografia teve problema solucionado.

    Professor Substituto de Economia teve contrato rescindido

    Infelizmente um problema que era da Geografia acabou passando para a Economia: a rescisão de contrato de Professor Substituto. Um contrato da Economia teve que ser rescindido, haja vista que a vaga na qual o professor estava foi preenchida. A vaga era em outra área que não a Economia. Ocorre que ao distribuir as vagas de substitutos não se observou a correspondência entre o afastado e o contratado, resultando em problemas dessa natureza. Assim, o Departamento de Economia terá que absorver as disciplinas que estavam sob o encargo do Professor Substituto que teve o contrato rescindido, pelo menos para que se possa terminar o semestre. Para o próximo semestre, já está prevista a contratação de um Professor Substituto, na vaga de um professor efetivo da Economia que se encontra afastado, desta vez, até que oprofessor efetivamente retorne.

    Professor Substituto de Geografia continuará até o final do semestre

    Por outro lado, a situação na Geografia pode ser resolvida. O Professor Substituto que teria seu contrato rescindido foi alocado na vaga de  outro professor. Assim, os alunos terão suas aulas garantidas até o final do semestre, sem interrupção. Para o próximo semestre o Departamento de Geografia terá que analisar como atender a todas as disciplinas.

  • Geografia poderá ter várias disciplinas sem professor neste final de semestre (2016/2)

    A situação na Geografia não está nada tranquila neste final de semestre. O término de contratao de Professor Substituto em vaga de Professor Efetivo que foi ocupada, pode trazer muitos transtornos a várias turmas. Ocorre que o contrato fora firmado para atender a 16 horas/aula e a vaga na qual o professor foi contratado acaba de ser preenchida por um professor que não é da mesma área.

    O Departamento de Geografia já informou que é impossível distribuir a carga horária do professor substituto neste semestre entre os professores que estão em atividade e que não possui outra vaga para solicitar a prorrogação do ocncurso. Por intermédio da Direção do Instituto de Ciências Humanas (ICH) as negociações estão sendo feitas com o Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (COCEPE) da UFPEL, para que se encontre uma solução.

    A intenção da Direção e do COCEPE é a de prorrogar o contrato existentes permitindo, pelo menos, o término do semestre. A dificuldade está em encontrar uma vaga disponível na universidade que atenda a todos os requisitos legais para dar continuidade ao contrato. O risco que se corre é que, no momento, os alunos estão efetivamente sem professor para acabar o semestre nas disciplinas referentes ao contrato.

    Esperamos que a solução possa ser encontrada ainda nesta segunda-feira (13/02/17), para que não haja interrupção de aulas para um grande número de alunos.

     

  • História contemplada com recursos do PROEQUIP

    O que é o PROEQUIP

    O PROEQUIP é um edital anual que busca apoiar os cursos de graduação presenciais da UFPel para qualificar seus laboratórios de ensino e bibliotecas.

    Recursos serão encaminhados para os Cursos de História

    O edital de 2016 foi realizado em duas chamadas e os cursos de História Licenciatura e Bacharelado participaram da chamada II, sendo ambos contemplados com recursos que serão destinados à qualificação de 5 laboratórios já existentes. Os recursos dos dois cursos somam R$ 164.688,68, os mais bem qualificados no PROEQUIP nesta edição.

    Parabéns à comunidade da História pela conquista.

  • Veja aqui as plantas do Campus II do ICH

    Desde que ficou definida a mudança dos Campus da Canguru e do Salis Goularte do ICH para o Campus II do ICH, na Rua Almirante Barroso, 1202, temos trabalhado juntamente com a Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) no sentido de encontrar o melhor uso e ocupação daquele novo espaço.

    A PROPLAN tem elaborado diversas propostas de uso em função das inúmeras visitas que têm sido feitas ao local. Com o intuito de tornar mais transparente o processo de uso e ocupação do Campus II do ICH, estamos disponibilizando, a seguir, o acesso às plantas do prédio, bem como das informações e dados sobre a mudança proposta. Ainda que tenhamos um prazo exíguo para definir a localização dos setores no novo campus é importante que todos analisem e façam as proposições pertinentes, pois, na medida do possível, se está tentando contemnplar todas as demandas e sugestões.

    É preciso lembrar, de todo modo, que o Campus II trata-se de um prédio existente e, certamente, não contemplará todas as demandas como as desejamos.

    Veja a seguir as plantas e proposta para o Campus II do ICH

    1o_pavimento(1)

    2º pavimento(1)

    3°paviemto(1)

    00 Proposta 31.01.17

  • Tudo sobre o Campus II do ICH

    Onde fica o Campus II do ICH?

    Trata-se do prédio locado pela UFPel junto à Universidade Católica de Pelotas (UCPel), que está localizado na Rua Almirante Barroso, 1202. Naquele local funcionou, originalmente, o Colégio Diocesano de Pelotas e, mais recentemente, diversas áreas da UCPel, conhecido como Campus II da Católica.

    Por que a UFPel alugou esse prédio?

    Há mais de quatro anos o ICH vem solicitando um local definitivo para os setores instalados no Campus ICH da Rua Lobo da Costa 1877, a Canguru, tendo em vista a série de problemas jurídicos e administrativos que envolve o uso daquele local. No final da gestão anterior da Reitoria, o ex-Reitor, prof. Mauro Del Pino, iniciou as tratativas para a locação daquele espaço da UCPel, o que foi concretizado, ainda em sua gestão. Portanto, a locação daquele espaço foi uma decorrência da necessidade do ICH frente a insegurança do uso da Canguru.

    Por que se trata de mais um prédio alugado?

    A atual administração da UFPel assumiu já com o contrato de locação firmado. Entretanto, o atual reitor, prof. Pedro Hallal, já manifestou a intenção da UFPel na compra do prédio. De qualquer modo, a locação junto à UCPel foi feita de maneira correta, sem que tenhamos que passar pelos sobressaltos do uso que tínhamos na Canguru. Trata-se de um contrato por cinco anos, no mínimo.

    Por que a Geografia foi envolvida nesse processo?

    Ocorre que por força de determinação do Governo Federal e legislação correspondente não é possível contratar novas locações. Assim, a universidade entrou com um processo solicitando autorização para substituição de locações. Entretanto, o valor do aluguel do Campus II é muito maior do que o valor que se paga à Canguru. A maneira que se encontrou de alugar aquele prédio foi juntando o valor pago em outros imóveis. Assim, a UFPel propôs trocar três prédios alugados (Canguru, Sales Goularte e PRAE) por um único prédio, o Campus II. Por isso a necessidade de que a Geografia também faça parte do processo.

    Como foi feita distribuição dos espaços no Campus II?

    O pessoal técnico da Pró-Reitoria de Planejamento, sob a orientação do Pró-Reitor professor Otávio Peres, foi responsável pela elaboração das propostas de uso e ocupação do Campus II. A proposta inicial se baseou em um critério de correspondência de espaços, ou seja, todos os espaços existentes na Canguru e no Sales Goularte deveriam ter um espaço correspondente no Campus II. Em alguns setores houve ganho de área enquanto em outros a área a ser ocupada será menor.

    Feita a distribuição por correspondência a proposta foi sendo ampliada na tentativa de colocar no Campus II mais setores da Geografia, atualmente no Campus da Alberto Rosa. Depois, outros locais foram sendo alocados de acordo com o interesse da própria Pró-Reiotria de Planejamento. O mapa de uso atual ainda está em discussão e terá que ser definido logo para que se inicie o processo de instalação da infraestrutura necessária para o funcionamento do prédio.

    Quais outras Unidades estão no Campus II?

    A própria Universidade Católica de Pelotas permanecerá com alguns espaços por mais um ano. Trata-se de área destinada à TV UCPEL, cuja mudança é mais complexa. A TV UCPEL está localizada em um prédio dentro do Campus II. Além da Católica, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), da UFPel, que ocupava prédio alugado na Avenida Bento Gonçalves, passou a ter uma área localizada no prédio do Campus II. Depois, o ICH, com os setores da Geografia, Museologia, Conservação e Restauro e Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural. Setores da Faculdade de Educação (FaE) que estavam na Canguru também foram alocados no campus. Os demais espaços não utilizados ficaram para a Pró-Reitoria de Planejamento fazer a distribuição. Os setores da Geografia do ICH Alberto Rosa não foram todos alocados no Campus II, em função da inadequação dos espaços restantes.

    Quando começará o uso efetivo do prédio?

    O prédio já está em uso. Todo o processo de matrícula de 2017/1 para os alunos ingressantes está sendo realizado naquele local. Algumas salas de aula foram montadas e estão em uso para cursos que tiveram problemas de sala para concluir o semestre 2016/2.

    A partir da definição dos usos para os demais espaços, a Pró-Reitoria de Planejamento providenciará a instalação da infraestrutura necessária para cada ambiente (água, luz, telefone, internet, etc.). Todos os setores que estavam nos Campus do ICH da Rua Lobo da Costa, 1877 (Canguru) e do ICH da Rua Félix da Cunha, 520 (Salis Goularte), inclusive as aulas dos cursos desses Campus, deverão estar prontos para uso no início do próximo semestre, em 24 de abril.

     

     

  • Conselho Departamental define data das próximas reuniões

    Na reunião realizada no dia 01 de fevereiro de 2017 o Conselho Departamental (CD) do Instituto de Ciências Humanas (ICH) definiu as datas das próximas reuniões do órgão. Todos os membros do CD já ficam automaticamente convocados para as reuniões agendadas, aguardando apenas os pontos para as respectivas pautas.

    No horário das 14 H 30 min ocorrerão as reuniões ordinárias e suas respectivas pautas, no horário das 16 H 30 min serão realizadas as reuniões para analisar os pedidos de afastamento para realização de atividades esporádicas e para tratar dos projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão.

    São as seguintes as datas agendadas:

    23/02/17, quinta-feira

    20/03/2017, segunda-feira

    25 de abril, terça-feira

     

    Eventualmente poderão ser marcadas reuniões extraordinárias para tratar de assuntos urgentes.

  • Direção do ICH e PROPLAN tratam do Campus II do ICH

    Em reunião realizada no dia 01/02/17, quarta-feira, a Direção do ICH, representada pelos professores Sidney e Sebastião, estiveram reunidos com a Pró-Reitoria de Planejamento, com a presença dos professores Otávio e Denis, para discutir aspecto referentes ao uso e ocupação do Campus II do ICH, localizado na Rua Almirante Barroso, 1202.

    A proposta efetivada pela Proplan com a anuência da Direção contempla todos os espaços existentes nos Campus da Canguru e Salis Goularte. Grande parte dos profissinais das áreas de Museologia, Conservação e Restauro já estiveram no local e estão acompanhando o desenvolvimento da proposta fazendo as sugestões possíveis de serem atendidas. Na próxima semana, está marcada uma visita com os servidores docentes e técnicos administrativos da Geografia, dia 07/02, às 17 H, para apresentação concreta da proposta e visitação das salas. Os alunos dos cursos de Geografia, Museologia e Conservação e Restauro também estão convidados para partciparem do processo.

    A Proplan está tomando as providências para que no início do próximo semestre todos os setores em mudança estejam instalados, por isso a importância dos servidores conhecerem o local e manifestarem as sugestões possíveis para que tudo esteja a contento.

  • Assume a nova gestão da Reitoria UFPEL

    Na quinta-feira, 12/01, ocorreu a transmissão de cargos da Reitoria da Universidade Federal de Pelotas. Em cerimônia realizada no Auditório da Faculdade de Agronomia o professor Mauro Augusto Del Pino passou o cargo ao seu sucessor, professor Pedro Curi Hallal. Na mesma cerimônia, foram empossados os novos pró-reitores e assessores que compõem a nova administração da UFPEL. (http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2017/01/13/pedro-curi-hallal-assume-a-reitoria-da-ufpel/)

    Ao encerrar-se mais uma gestão na administração superior da Universidade, cabe ressaltar que muitas mudanças  ocorreram nesses quatro últimos anos de gestão. A UFPEL pode gozar de momentos que privilegiaram sempre a democracia e a inclusão, mostrando que o caminho para uma universidade socialmente mais justa segue firme como uma missão institucional.

    Para o Instituto de Ciências Humanas, foi gratificante acompanhar o trabalho de muitos de nossos servidores ao longo da gestão, mas principalmente da professora Lorena Almeida Gil e do servidor técnico-administrativo Paulo Koschier que, atuando na assessoria da Reitoria, muito honraram a tradição democrática do ICH.  O trabalho que desenvolveram sempre foi motivo de orgulho para todos nós e, sem que isso representasse qualquer privilégio, estiveram sempre atentos em atender as demandas do Instituto e solucionar da melhor maneira possível nossos problemas. A Direção do ICH agradece pela maneira atenciosa e profissional que sempre foi atendida pelos nossos colegas gestores e pela administração central, de maneira geral.

    A transmissão de cargos na Reitoria se deu de maneira tranquila como foi a própria transição entre as duas gestões. Depositamos nossas esperanças na gestão do professor Pedro Hallal e desejamos que possa colocar em prática as propostas que o elegeram, mantendo a universidade no caminho escolhido para uma universidade pública, democrática e inclusiva.  O ICH, como sempre, manterá sua posição de vanguarda na luta pela melhoria na qualidade do ensino e continuará ao lado daqueles que comungam dos mesmos ideais.

     

    Fonte da foto: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2017/01/13/pedro-curi-hallal-assume-a-reitoria-da-ufpel/

     

  • SANEP visita LEPAARQ e busca Endosso Institucional do ICH

    O Instituto de Ciências Humanas (ICH) recebeu a visita do novo diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, na sexta-feira, 13/01. Na ocasião, o diretor-presidente juntamente com membros de sua equipe técnica foram recebidos pelo Diretor do ICH, professor Sidney Gonçalves Vieira e pelo coordenador do Laboratório de Ensino e Pesquisas em Antropologia e (LEPAARQ) professor Rafael Guedes Milheira.

    O objetivo da visita foi conhecer os protocolos utilizados pelo ICH para a salvaguarda do material arqueológico encontrado nas obras de escavação feitas para a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo e rede. Atualmente, o Sanep encaminhou ao ICH pedido de Endosso Institucional, que é o documento que garante que eventuais achados nos sítios envolvidos pela obra serão definitivamente salvos.

    Na ocasião, foi explicado todo o protocolo seguido para a concessão do endosso, de acordo com regras aprovadas pelo Conselho Departamental do ICH, que envolvem inclusive o tratamento das peças da escavação até a entrega no laboratório. Também foram mostrados a equipe visitante os procedimentos seguidos pelo LEPAARQ para guarda das peças na reserva técnica.

    A concessão do endosso ao Sanep depende ainda da finalização da documentação a ser entregue pela autarquia.

  • LÂMINA segue com intensas atividades

    O professor Sidney Gonçalves Vieira, diretor do Instituto de Ciências Humanas (ICH), visitou na quinta-feira, 12/01, o Laboratório Multidisciplinar de Investigação Arqueológica (LÂMINA),  localizado no ICH da Rua Santa Tecla, 408. Na ocasião foi recebido pelo coordenador do laboratório prof Jaime Mujica Sales, juntamente com o prof Pedro Luiz Machado Sanchez.

    Durante a visita foram mostradas as diversas atividades em execução no laboratório levadas a efeito pelos integrantes Fábio, Valeria , Suzana, Márcia e Eneri. Os laboratoristas mostraram uma série de processos desenvolvidos na conservação, principalmente de material metálico proveniente das Missões Jesuíticas. O material trabalhado foi encaminhado pelo IPHAN e é composto, basicamente, de cravos e outras partes metálicas de fechaduras e dobradiças.

    Minucioso trabalho de identificação de patologias e os tratamentos necessário são executados para a conservação dos artefatos. Depois são emitidas recomendações de conservação e o material é acondicionado para devolução ao IPHAN. Os procedimentos seguem protocolos técnicos e metodologicos cientificamente aceitos e foram elaborados pelo LÂMINA para desenvolvimento das atividades de conservação.

    Além do material proveniente das Missões, o LÂMINA já executou a conservação de outros artefatos metálicos e desenvolve projeto para ampliar sua atuação nos campos de batalha da Região Platina, a exemplo do que já tem feito em parceria com instituições brasileiras e uruguaias. 

    Durante a visita o Diretor do ICH verificou que o trabalho desenvolvido no LÂMINA apresenta um resultado elogiável, apesar das poucas condições materiais que o laboratório possui para funcionamento. O Duretor apresentou a proposta de incentivar o uso do prédio da Escola de Belas Artes para exposições e trabalhos do LÂMINA, o que motivou bastante a equipe, diante da possibilidade de ampliar as instalações do laboratório.