Notícias
  • Boas-Vindas

    Sejam bem vindos a 2015/1

    Mensagem da Direção do ICH

     

    1. Ao iniciar mais um semestre letivo, em nome da Direção do Instituto de Ciências Humanas da UFPEL, desejo boas-vindas a todos para mais uma etapa de atividades.
    2. Apesar de que o ano tenha se iniciado com muitas incertezas nos aspectos sociais, políticos e econômicos, enquanto pessoas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem precisamos ter consciência do nosso papel específico. Nesse aspecto, cabe à universidade ensinar conhecimentos, mas também cidadania, honestidade e respeito. Que possamos, apesar das circunstâncias, manter nossa capacidade de discernimento e promover ações que sejam capazes de tornar a sociedade mais justa, democrática e inclusiva.
    3. No âmbito da UFPEL vivenciamos uma época própria para repensar nossas dinâmicas e estruturas, por intermédio da “Constituinte Universitária” que poderá ser capaz de melhorar nossa atuação nos aspectos da administração, do ensino, da pesquisa e da extensão. É um ano em que a participação comunitária deverá ser posta em prática mais do que nunca, para que a UFPEL seja o que fizermos dela.
    4. Em termos de ICH nossas demandas continuam emergenciais: servidores (docente e técnicos) e espaço físico. Pretendemos dar continuidade ao planejamento existente para o suprimento de nossas deficiências. Quase nenhuma delas está ao nosso alcance decisório, mas compete a nós a luta para que sejam alcançadas. O objetivo principal que apresentamos para a Unidade é o da definição de um projeto para o Novo ICH, trabalharemos nisso com afinco já desde o início do semestre.
    5. Em que pesem as dificuldades que se avizinham, cumpre manter a esperança de que nossa dedicação e profissionalismo sejam capazes de superar os desafios e promover uma educação de qualidade.
    6. Bom trabalho a todos.

     

     

    Sidney Gonçalves Vieira

                Diretor

  • Novos Diplomas de Antropologia estão à disposição no ICH

    Antropologia_DiplomasRecentemente o Diretor do Instituto de Ciências Humanas, professor Sidney Gonçalves Vieira, assinou novos Diplomas do Curso de Bacharelado em Antropologia encaminhados pelo Núcleo de Registro de Diplomas.

    A lista dos novos diplomados cujos documentos estão disponíveis é a seguinte:

     

    • Maurício Dias Schneider
    • Maria Heloisa Martins da Rosa
    • Isabel Soares Campos
    • Eliene Barbachan Dubreuih
    • Juliane Soares Ribeiro
    • Priscila Evely Marinho Machado
    • Vinicius Schwochow Paiva

     

    Os Diplomas e respectivos Históricos são entregues na Secretaria do ICH, na Rua Alberto Rosa, 154, das 14 H 30 min às 20 H. A retirada deve ser feita pelo próprio diplomado mediante a apresentação de documento válido com fotografia. A entrega do Diploma poderá ser feita à procurador com a apresentação, pelo procurador, de documento válido com fotografia e a procuração original com a assinatura do diplomado reconhecida em cartório. Na procuração deverá constar a finalidade específica de retirada do diploma indicando o nome do curso ao qual se refere. Maiores informações pelo telefone da Secretaria do ICH: 3284 5523.

     

  • Calendário de Formaturas do ICH

     

    diploma

     

    Calendário de Formaturas do Instituto de Ciências Humanas

    De acordo com o Calendário Acadêmico 2015, aprovado pelo COCEPE em 23/10/2014, foram estabelecidos períodos para colação de grau de cursos presenciais de acordo com o seguinte:

    Para os conluintes em 2015/1

    Início: 14 de agosto de 2015

    Fim: 31 de outubro de 2015

    Para os concluintes em 2015/2

    Início: 15 de janeiros de 2016

    Fim: 02 de abril de 2016

    Assim, se torna necessário que os colegiados e as turma de formandos agendem as formaturas externas nos períodos especificados e comuniquem à Secretaria Geral do ICH, com antecedência mínima de 30 dias, as datas e horários agendados.

     Unificação das Cerimônias Internas de Colação de Grau

    Com relação às Cerimônias Internas de Colação de Grau, as datas de suas realizações serão unificadas para todos os cursos, a fim de facilitar os protocolos necessários.

    Nesse sentido, solicito aos formandos de todos os cursos do ICH e aos coordenadores de colegiado de curso que atentem para as seguintes datas de realização das Cerimônias Internas de Colação de Grau.

    Para os conluintes em 2015/1

    Primeira Cerimônia: Licenciatura em Geografia e Bacharelado em Geografia. 18 de setembro de 2015, 20 H, na Secretaria Geral do ICH, na Rua Alberto Rosa, 154 (o local da cerimônia deverá ser confirmado com antecedência).

    Segunda Cerimônia: Licenciatura em História e Bacharelado em História. 25 de setembro de 2015, 20 H na Secretaria Geral do ICH, na Rua Alberto Rosa, 154 (o local da cerimônia deverá ser confirmado com antecedência).

    Terceira Cerimônia: Bacharelado em Antropologia, Bacharelado em Ciências Econômicas e Bacharelado em Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis02 de outubro de 2015, 20 H na Secretaria Geral do ICH, na Rua Alberto Rosa, 154 (o local da cerimônia deverá ser confirmado com antecedência).

    Quarta Cerimônia: Todos os cursos (apenas se houver remanescentes autorizados) 23 de outubro de 2015, 20 H na Secretaria Geral do ICH, na Rua Alberto Rosa, 154 (o local da cerimônia deverá ser confirmado com antecedência).

    A participação na Quarta Cerimônia, aberta para formandos de todos os cursos, será facultada àqueles formandos que justificarem a impossibilidade de participação na data respectiva agendada para seu curso.

    A realização de cerimônia interna de colação de grau fora das datas agendadas dependerá da aprovação de justificativa encaminhada pelo interessado com a nuência da respectiva coordenação de colegiado de curso.

  • Professora de Conservação e Restauro participa de reunião no Rio de Janeiro para organização de Simpósio no Chile

    A professora Silvana Bojanoski, do Curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis do ICH, participará no dia 02 de março de 2015 de uma reunião, no Rio de Janeiro, com colegas do Museu de Astronomia e Ciências Afins com o objetivo de organizar seminário temático. A professora participa da equipe que propôs o seminário “La Terminología de la conservación y restauración: uma discusión necesaria”, que ocorrerá no V Congresso Chileno de Conservación y Restauración, no Chile.

  • Bolsas de monitoria deverão ser ligadas à projetos de ensino

    A Pró-Reitoria de Graduação da UFPel informa que em 2015 haverá edital específico para concessão de bolsas de monitoria. Entre as regras que serão estabelecidas pelo documento, está o condicionamento da solicitação de bolsas a projetos de ensino devidamente cadastrados no sistema Cobalto. Tal projeto poderá ser de iniciativa coletiva,de departamento, colegiado ou órgão equivalente, bem como de iniciativa docente individual.

    Tal medida foi tomada considerando a necessidade de aprimoramento da política de bolsas de monitoria, as quais se destinam eminentemente à formação acadêmica dos discentes regularmente matriculados em cursos de graduação da universidade, visando à melhoria da qualidade das atividades de ensino e a inserção discente no exercício da docência, contribuindo para a sua formação acadêmico-profissional. Além disso, a iniciativa tem por objetivo estabelecer uma simetria na política de bolsas da UFPel, considerando que as bolsas de iniciação à pesquisa e à extensão são concedidas mediante vinculação a projetos correlatos.

    As Bolsas de Iniciação ao Ensino – modalidade Monitoria integram o Programa de Bolsas Acadêmicas (PBA) da UFPel, regrado pela Resolução COCEPE 05/14. Os Projetos de Ensino são normatizados pela Resolução COCEPE 01/08.

    Fonte: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2015/01/08/bolsas-de-monitoria-deverao-ser-ligadas-a-projetos-de-ensino/Publicado em 08/01/2015.

  • Site do ICH receberá modificações

    O site do Instituto de Ciências Humanas está sendo preparado para conter informações mais completas acerca da unidade.

    Continue visitando nossa página, em breve as mudanças poderão ser avaliadas.

    Visite também a página do ICH no Facebook.