Conselho de Extensão se reuniu no Campus II do ICH

A professora Andréa Bachettini, do Departamento de Museologia, Conservação e Restauro do Instituto de Ciências Humanas, apresentou o relato da 2ª reunião do Conselho de Extensão (CONEXT), realizada no dia 01/12/17, sexta-feira, no Auditório do Campus II do ICH.

1) Aprovação da ata reunião anterior;
–  Ata foi aprovada pelos conselheiros presentes.

2) Apresentação das câmaras e núcleos de extensão pelos representantes do Centro de Artes (CA), do Centro de Letras e Comunicação (CLC), do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA) e do Centro das Engenharias (CENG;
– Os professores representantes destas unidade apresentaram o funcionamento das câmaras em suas unidades, cada câmara tem um regimento, que serão disponiblizados aos demais membros do conselho via e-mail.
Alguns professores relataram que após a criação do Sistema de Projeto Unificado no Cobalto os projetos não passam mais pelas câmaras, hoje está sendo realizado direto pelo professor no cobalto e posteriormente aprovado pelos diretores de unidades, o que acabou tirando o papel das câmaras de extensão, que antes encaminhavam os projetos de extensão das unidades.
Portanto, hoje cabe ao diretor aprovação dos projetos, em algumas unidades o diretor tem encaminhado por email o link dos projetos para as câmaras, para que estas verifiquem a carga horária do professor e o mérito dos projetos, somente depois de passarem pelas câmaras, e pela reunião do conselho da unidade, o diretor faz a aprovação. Este sistema tem sido adotado por algumas unidades, mas em outras as câmaras estão sendo extintas, segundo relato dos conselheiros. Cada unidade tem autonomia de escolher a forma como será realizado este trâmite interno dos projetos de extensão.
Relatei que no ICH a partir de agora a direção só aprovará os projetos que passarem pelas reuniões de departamento e conselho departamental, forma adotada para os departamantos saberem os projetos que estão sendo encaminhados pelos professores.
3) Apresentação do Fórum Social da UFPel;
– O Forum Social – deve seu regimento aprovado pelo CONSUN e tem em sua composição por membros das Pró-Reitoorias e representantes dos movimentos sociais que não pertencem a UFPEL, as reuniões do Forum são realizadas uma vez por mês, já foram realizadas várias atividades conjuntas: Semana do Alimento Orgânico, Seminário de Hip-Hop, Feira de Artesanato Quilombola, Ações e oficinas no Ginásio do Navegantes, atividades da Cidade Amiga do Idoso, Assistencia Jurídica para as Associaçõeas, e ainda o Forum Social participou da III SIIEPE em várias apresentações artísticas no Campus II e na feira que ficou montada durante o evento no pátio do campus II.

4) Apresentação do estado da arte da curricularização.
– Pró-Reitora Prof. Dra. Francisca Michelon apresentou como esta acontecendo o processo de curricularização da Extensão  dentro da UFPEL e também apresentou como é em outras Universidades. Este tema deverá ser retomado na próxima reunião devido ao término, que alcançou o teto de 2  horas.

Outros assuntos abortados:
– Confecção de um catálogo de extensão da UFPEL ao final de cada ano.
– A Universidade Aberta da Terceira Idade. (Professores interessados podem participar e  criar disciplinas, as aulas tem acontecido no Museu do Doce de segunda a quarta, das 14h as 18H mais informações com a Professora Adriane Cavalli pelo e-mail adriscavalli@gmail.com

Próxima reunião esta prevista para antes do recesso.