Início do conteúdo

Bolsas de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica

A professora Renata Menasche, do Departamento de Antropologia e Arqueologia do Instituto de Ciências Humanas, integrante do Comitê Institucional de Bolsas IC/IT da UFPel, divulga o que segue.

Colegas,

No último 8 de maio foram publicados os Editais para Bolsas de Iniciação Científica (IC) e de Iniciação Tecnológica (IT), além do referente ao Programa Voluntário de Iniciação à Pesquisa (PVIP) da UFPel (todos disponíveis aqui: https://wp.ufpel.edu.br/prppg/editais-da-pesquisa/, com prazo para submissão até 26 de maio).

Como representante da área de Humanas no Comitê Institucional de Bolsas IC/IT, venho compartilhar algumas informações pertinentes, chamando sua atenção para aspectos do processo e buscando estimular a ampliação da participação de nossa área na obtenção de bolsas.

1. A grande novidade desta edição de processo seletivo de bolsas é que, diferentemente do que antes ocorria, um/a mesmo/a pesquisador/a não poderá acumular bolsas do CNPq e da FAPERGS, o que resultará em um movimento de desconcentração de bolsas: maior número de pesquisadores/as será contemplado/a com 1 bolsa CNPq ou 1 bolsa FAPERGS, uma vez que ninguém obterá ambas, cada uma delas sendo acumulável apenas com 1 bolsa da modalidade PBIP-AF/UFPel (Ação Afirmativa) ou da modalidade PBIP-IT/UFPel.

2. Enquanto área de Humanas, quanto mais pedidos apresentarmos, maior o número de bolsas a serem destinadas à área. E a mesma lógica vale para distribuição das bolsas no interior da área.

Desse modo, apresentando uma demanda expressiva, poderemos ter um número importante de bolsas captado pela área de Humanas, que será distribuído entre maior número de docentes (comparando com funcionamento anterior).
Considero ainda fundamental motivá-los/as a, adicionalmente, submeter proposta ao Programa Voluntário de Iniciação à Pesquisa, buscando assim oportunidade de formalizar a situação de tantos/as estudantes que participam de projetos de pesquisa sem qualquer remuneração: sua atividade de iniciação científica não remunerada poderá ser reconhecida pela instituição a partir desta modalidade, o que é importante para a qualificação de seus currículos.

Ainda outro comentário: comparativamente a edições anteriores, o processo de inscrição está simplificado (ver formulário aqui: http://www2.ufpel.edu.br/prppg/bolsas/formulario.php), uma vez que não é necessário preenchimento de planilha referente à produção (a ser avaliada a partir do sistema Lattes).

Espero que com essas informações você se sinta mais motivado/a a submeter proposta aos editais.
Por último, gostaria de solicitar seu engajamento também no processo de avaliação das propostas recebidas: por favor, envie email manifestando sua disponibilidade para renata.menasche@gmail.com, informando nome completo, PPG e Departamento a que está vinculado/a.

Cordialmente,

Renata Menasche

Programa de Pós-Graduação em Antropologia | Departamento de Antropologia e Arqueologia | Instituto de Ciências Humanas

Integrante do Comitê Institucional de Bolsas IC/IT da UFPel