Início do conteúdo

Geografia se reúne para discutir falta de professores

Reunião será às 19 H, no Campus da Geografia

Hoje, sexta-feira, às 19 H, está marcada uma reunião do Departamento de Geografia com os estudantes do curso para discutirem acerca do problema da falta de professores para terminar o semestre de 2016/2 em algumas disciplinas do curso. O COCEPE foi comunicado da reunião pelo professor Sidney Vieira, Diretor do ICH, que recebeu a comunicação oficial do Chefe do Departamento, professor Robinson Pinheiro. Em seguida, o Diretor formulou convite para representante do COCEPE esteja presente a fim de discutir as possibilidades existentes.

O impasse foi gerado em função da rescisão do contrato de Professor Substituto que ocorreu em janeiro. Com isso, as disciplinas Organização do Espaço Mundial II (0060228), Epistemologia II (0060011) para a Licenciatura em Geografia, Técnicas de Elaboração de Trabalho Científico (0060328), Organização do Espaço Mundial II – B (0060290) e Ecologia de Sistemas (0060304) para o Bacharelado em Geografia ficaram sem professor. Em reunião do Departamento de Geografia, realizada em 16/02/2017, ficou decidido que os professores do departamento não têm como atender a tais disciplinas, tendo em vista que isso provocaria um aumento na carga de trabalho dos envolvidos acima do aceitável.

A reunião na sexta-feira, proposta pelos acadêmicos representantes dos estudantes no Departamento, servirá para informar aos alunos de modo mais detalhado a situação e analisar propostas que possam viabiizar a continuidade das aulas e a finalização do semestre. De qualquer modo, se houver nova proposta, deverá ser submetida à apreciação do departamento, que deliberou por não atender as disciplinas.

Logo após a reunião o Diretor do ICH, juntamente com o Chefe do DGeo e o Coordenador do Colegiado do Curso de Geografia, professor  José Álvaro Martins, reiniciaram conversas no sentido de sensibilizar os professores envolvidos com a área de Geografia Humana na busca de uma solução. Ocorre que, do ponto de vista administrativo, não há qualquer possibilidade de manter o contrato de Professor Substituto que foi rescindido e a contratação de outro professor levaria mais temnpo do que se dispõe para o término do semestre, não restando alternativa a não ser que os professores assumam, em caráter emergencial e com prejuízo às atividades atuais, as disciplinas à descoberto.

O Cehefe do Departamento de Geografia alerta para o fato de que mesmo a solução imediat do probblema não elimina a falta de professores na área de Geografia Humana e que, possivelmente, o problema venha a se agravar quando da distribuição das disciplinas para 2017/1.