Tudo sobre o Campus II do ICH

Onde fica o Campus II do ICH?

Trata-se do prédio locado pela UFPel junto à Universidade Católica de Pelotas (UCPel), que está localizado na Rua Almirante Barroso, 1202. Naquele local funcionou, originalmente, o Colégio Diocesano de Pelotas e, mais recentemente, diversas áreas da UCPel, conhecido como Campus II da Católica.

Por que a UFPel alugou esse prédio?

Há mais de quatro anos o ICH vem solicitando um local definitivo para os setores instalados no Campus ICH da Rua Lobo da Costa 1877, a Canguru, tendo em vista a série de problemas jurídicos e administrativos que envolve o uso daquele local. No final da gestão anterior da Reitoria, o ex-Reitor, prof. Mauro Del Pino, iniciou as tratativas para a locação daquele espaço da UCPel, o que foi concretizado, ainda em sua gestão. Portanto, a locação daquele espaço foi uma decorrência da necessidade do ICH frente a insegurança do uso da Canguru.

Por que se trata de mais um prédio alugado?

A atual administração da UFPel assumiu já com o contrato de locação firmado. Entretanto, o atual reitor, prof. Pedro Hallal, já manifestou a intenção da UFPel na compra do prédio. De qualquer modo, a locação junto à UCPel foi feita de maneira correta, sem que tenhamos que passar pelos sobressaltos do uso que tínhamos na Canguru. Trata-se de um contrato por cinco anos, no mínimo.

Por que a Geografia foi envolvida nesse processo?

Ocorre que por força de determinação do Governo Federal e legislação correspondente não é possível contratar novas locações. Assim, a universidade entrou com um processo solicitando autorização para substituição de locações. Entretanto, o valor do aluguel do Campus II é muito maior do que o valor que se paga à Canguru. A maneira que se encontrou de alugar aquele prédio foi juntando o valor pago em outros imóveis. Assim, a UFPel propôs trocar três prédios alugados (Canguru, Sales Goularte e PRAE) por um único prédio, o Campus II. Por isso a necessidade de que a Geografia também faça parte do processo.

Como foi feita distribuição dos espaços no Campus II?

O pessoal técnico da Pró-Reitoria de Planejamento, sob a orientação do Pró-Reitor professor Otávio Peres, foi responsável pela elaboração das propostas de uso e ocupação do Campus II. A proposta inicial se baseou em um critério de correspondência de espaços, ou seja, todos os espaços existentes na Canguru e no Sales Goularte deveriam ter um espaço correspondente no Campus II. Em alguns setores houve ganho de área enquanto em outros a área a ser ocupada será menor.

Feita a distribuição por correspondência a proposta foi sendo ampliada na tentativa de colocar no Campus II mais setores da Geografia, atualmente no Campus da Alberto Rosa. Depois, outros locais foram sendo alocados de acordo com o interesse da própria Pró-Reiotria de Planejamento. O mapa de uso atual ainda está em discussão e terá que ser definido logo para que se inicie o processo de instalação da infraestrutura necessária para o funcionamento do prédio.

Quais outras Unidades estão no Campus II?

A própria Universidade Católica de Pelotas permanecerá com alguns espaços por mais um ano. Trata-se de área destinada à TV UCPEL, cuja mudança é mais complexa. A TV UCPEL está localizada em um prédio dentro do Campus II. Além da Católica, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), da UFPel, que ocupava prédio alugado na Avenida Bento Gonçalves, passou a ter uma área localizada no prédio do Campus II. Depois, o ICH, com os setores da Geografia, Museologia, Conservação e Restauro e Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural. Setores da Faculdade de Educação (FaE) que estavam na Canguru também foram alocados no campus. Os demais espaços não utilizados ficaram para a Pró-Reitoria de Planejamento fazer a distribuição. Os setores da Geografia do ICH Alberto Rosa não foram todos alocados no Campus II, em função da inadequação dos espaços restantes.

Quando começará o uso efetivo do prédio?

O prédio já está em uso. Todo o processo de matrícula de 2017/1 para os alunos ingressantes está sendo realizado naquele local. Algumas salas de aula foram montadas e estão em uso para cursos que tiveram problemas de sala para concluir o semestre 2016/2.

A partir da definição dos usos para os demais espaços, a Pró-Reitoria de Planejamento providenciará a instalação da infraestrutura necessária para cada ambiente (água, luz, telefone, internet, etc.). Todos os setores que estavam nos Campus do ICH da Rua Lobo da Costa, 1877 (Canguru) e do ICH da Rua Félix da Cunha, 520 (Salis Goularte), inclusive as aulas dos cursos desses Campus, deverão estar prontos para uso no início do próximo semestre, em 24 de abril.