Início do conteúdo

LÂMINA segue com intensas atividades

O professor Sidney Gonçalves Vieira, diretor do Instituto de Ciências Humanas (ICH), visitou na quinta-feira, 12/01, o Laboratório Multidisciplinar de Investigação Arqueológica (LÂMINA),  localizado no ICH da Rua Santa Tecla, 408. Na ocasião foi recebido pelo coordenador do laboratório prof Jaime Mujica Sales, juntamente com o prof Pedro Luiz Machado Sanchez.

Durante a visita foram mostradas as diversas atividades em execução no laboratório levadas a efeito pelos integrantes Fábio, Valeria , Suzana, Márcia e Eneri. Os laboratoristas mostraram uma série de processos desenvolvidos na conservação, principalmente de material metálico proveniente das Missões Jesuíticas. O material trabalhado foi encaminhado pelo IPHAN e é composto, basicamente, de cravos e outras partes metálicas de fechaduras e dobradiças.

Minucioso trabalho de identificação de patologias e os tratamentos necessário são executados para a conservação dos artefatos. Depois são emitidas recomendações de conservação e o material é acondicionado para devolução ao IPHAN. Os procedimentos seguem protocolos técnicos e metodologicos cientificamente aceitos e foram elaborados pelo LÂMINA para desenvolvimento das atividades de conservação.

Além do material proveniente das Missões, o LÂMINA já executou a conservação de outros artefatos metálicos e desenvolve projeto para ampliar sua atuação nos campos de batalha da Região Platina, a exemplo do que já tem feito em parceria com instituições brasileiras e uruguaias. 

Durante a visita o Diretor do ICH verificou que o trabalho desenvolvido no LÂMINA apresenta um resultado elogiável, apesar das poucas condições materiais que o laboratório possui para funcionamento. O Duretor apresentou a proposta de incentivar o uso do prédio da Escola de Belas Artes para exposições e trabalhos do LÂMINA, o que motivou bastante a equipe, diante da possibilidade de ampliar as instalações do laboratório.