Museologia e Conservação e Restauro com secretarias sem expediente

Secretarias de Conservação e Restauro sem técnicos

Como é do conhecimento de todos, há algum tempo os setores técnico-administrativos do Departamento de Museologia, Conservação e Restauro e dos Colegiados dos Cursos de Museologia e Conservação e Restauro, sofrem com a falta de Servidores Técnico-Administrativos para a realização das tarefas que lhes são atinentes.

Em virtude disso, os professores que exercem as respectivas funções de Chefia e Coordenação têm assumido um comprometimento de trabalho que extrapola, em muito, as tarefas designadas para os cargos. Certamente, isso tem sido motivo de muitos problemas encontrados nestes setores.

Falta de solução imediata

Infelizmente, as soluções tentadas até o momento não foram suficientes para resolver tais problemas. Na verdade, todas as tentativas foram infrutíferas, resultando no fato de que, no presente, não existe qualquer técnico-administrativo atuando em tais secretarias. A perspectiva futura aponta grandes dificuldades para a mudança do quadro, em função dos motivos que se expõe adiante.

O crescimento da Universidade Federal de Pelotas não foi acompanhado pelo aumento de Técnicos Auxiliares de Ensino (TAEs), de modo a dar suporte às atividades necessárias ao bom funcionamento dos cursos. Tal situação é agravada pela incerteza de contratação de novos servidores que possam atender a tal demanda.

No Instituto de Ciências Humanas há uma deficiência histórica de TAEs, de modo que outros setores apresentam demandas semelhantes. No momento, tentativas de mobilidade interna esbarram na evidência de que a mudança de um técnico de um setor para outro apenas muda o problema de lugar. Além disso, ao longo do tempo os técnicos se “especializam” em determinados setores, de modo que se torna injustificável a remoção de um servidor de um setor com bom funcionamento.

Em consequência da situação, a Direção do ICH determinou o fechamento das Secretarias do Departamento e dos Colegiados de Curso de Museologia, Conservação e Restauro, em face da inexistência de Servidores Técnico-Administrativos para o exercício de tais funções. Assim, o expediente público destas secretarias será, emergencialmente, realizado pela Secretaria Geral do ICH, na Rua Alberto Rosa, 154, na medida das possibilidades existentes.

Com isso, as demandas dos professores, que seriam encaminhadas junto à secretaria do Departamento, deverão ser encaminhadas à Secretaria Geral do ICH, assim como as demandas dos alunos, junto aos colegiados dos cursos.

Sendo esta uma situação completamente emergencial, conta-se com a colaboração de todos os professores e alunos no sentido de que, dentro de suas possibilidades, contribuam no encaminhamento de suas demandas, restringindo os encaminhamentos à Secretaria Geral apenas para os serviços que exijam tal especificidade e que não possam ser realizados pessoalmente.

Em continuidade, a Direção garantiu a continuidade do empenho no sentido de encontrar uma solução definitiva que atenda a realização dos serviços necessários ao bom funcionamento dos cursos envolvidos.