Trabalho de Campo da Geografia leva alunos à Região da Campanha Gaúcha

Santana do Livramento
Os alunos das disciplinas de Formação Territorial do Rio Grande do Sul e Geografia Social e Cultura, do curso de Geografia, estiveram em trabalho de campo nos dias 2 e 3 de julho para Santana do Livramento sob a supervisão do Prof. Lucas Panitz. O trabalho de campo tem motivação no reconhecimento da Campanha Gaúcha em suas dinâmicas pretéritas e atuais estudadas ao longo do semestre. No sábado foram visitados dois estabelecimentos. Na Vinícola Almaden o Engenheiro Agrônomo responsável, Fabrício Domingues, apresentou o processo de produção do vinho e falou sobre a cadeia vitivinícola no terroir da Campanha Gaúcha. No Parque Eólico o Sr. Nereo Mendes explicou sobre a importância da dinâmica energética baseada em fontes renováveis em implantação no sul do Rio Grande do Sul. Os exemplos mostram algumas das novas dinâmicas econômicas da região, em contraste com a atividade pecuária tradicional que inicia seu processo de declínio a partir da década de 70.
Mesa Redonda
Santana_2
Ainda no sábado à noite os alunos participaram da mesa redonda “Visões internacionais sobre a Fronteira da Paz” com a presença dos professores Bernard Reitel (Univ. Arras, França), Hilda Garcia (COLEF Nogales, Mexico) e Francisco Lara-Valencia (Univ. Arizona, EUA),  Adriana Dorfman (UFRGS, Brasil), Lucas Panitz (UFPEL, Brasil) e Letícia Nuñez Almeida (Unipampa-Livramento, Brasil). Os alunos tiveram a possibilidade de entrar em contato com as distintas visões sobre as fronteiras abordadas na Geografia política e cultural, da Sociologia, do Direito e das Políticas Públicas, fazendo perguntas e intervenções durante o debate. O evento foi organizado pela Profa. Almeida do Laboratório de Estudos e Pesquisas Internacionais e de Fronteira (lepif.org), com apoio do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS, Unbral Fronteiras (Portal de Acesso Aberto das Universidades Brasileiras sobre Limites e Fronteiras) e Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais da UFPel.
Percurso Urbano
Santana_4
No domingo, o Professor André Pinho Peter, egresso da Licenciatura em Geografia da UFPel, professor da rede municipal de ensino de Livramento e doutorando em Geografia na UFSM com pesquisa sobre a questão urbana da fronteira, acompanhou os alunos pelas imediações do antigo Frigorífico Armour. O Prof. Peter destacou elementos da formação urbana da cidade de Livramento, sua relação cidade-campo e sua industrialização nas primeiras décadas do século XX. Foram visitadas também a vila dos ex-funcionários do Armour e o seu clube social, com suas novas funções. O campo ainda teve a participação dos professores Reitel, Garcia, Lara-Valencia que puderam compreender um pouco mais da fronteira Brasil-Uruguai e dialogar com os estudantes e professores, com coordenação da Prof. Dorfman, profícua estudiosa da região. O trabalho de campo contou também com  participação da Professora Fernanda Tarabal Lopes (Núcleo de Estudos Políticos Administrativos da Escola de Administração da UFRGS e Programa de Pós-Graduação em Administração CEFET/MG), que iniciou debates para cooperação de estudos conjuntos na região.
Experiência gratificante
Santana_3
Para o Prof. Panitz, realizador da atividade, “O trabalho de campo, prática fundamental da formação da/o Geógrafa/o – seja bacharel ou licenciado – tem a capacidade de revelar aos alunos os conceitos trabalhados em aula empiricizados no espaço geográfico. Assim, muitas disciplinas do curso de Geografia se fundamentam na complementaridade entre teoria e prática, e a cada novo trabalho de campo professoras/es e alunas/os ampliam sua visão sobre as dinâmicas e transformações territoriais e ambientais. A presença dos pesquisadores de diversas áreas e países, nesta edição do trabalho de campo, coroou ainda mais a atividade, promovendo trocas acadêmicas de muito valor para todos nós”.
Fotos:
Capa: https://www.google.com.br/search?q=santana+do+livramento&biw=1284&bih=734&source=lnms&tbm=isch&sa=X&sqi=2&ved=0ahUKEwi86q2ZgvDNAhVIHJAKHVaKAIsQ_AUICCgD&dpr=0.9#imgrc=po56BuxAH-wuJM%3A
Demais fotos: Acervo pessoal professor Lucas Panitz
Publicado em 13/07/2016, nas categorias Geografia, Veja aqui todas as Notícias.