Paulo Roberto Quintana Rodrigues se aposentou na Geografia/ICH

Professor Paulo, ladeado pela esposa Magda e pelo filho Paulo,

ao receber o Prêmio Professor Mário Rosa de Mérito Acadêmico em Geografia 2014.

No dia 27 de fevereiro de 2015 foi publicada a Portaria de aposentadoria do professor Paulo Roberto Quintana Rodrigues, do Departamento de Geografia do Instituto de Ciências Humanas/UFPEL. O professor Paulo ingressou na Geografia em 23/01/1991, depois de já ter trabalhado na UCPEL e na FURG, e desde sempre demonstrou uma dedicação pelo ensino da Geografia que trasnparece no legado que deixou para seus alunos e colegas como exemplo de professor.

O professor possui graduação em Estudos Sociais – Habilitação Plena em Geografia pela Universidade Católica de Pelotas (1981) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2006). Era professor adjunto 2 da Universidade Federal de Pelotas. Possui experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Regional, tendo atuado principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, prática pedagógica e formação de professores. Coordenou em colegiado o Laboratório de Estudos Urbanos, Regionais e Ensino de Geografia (LeurEnGeo), onde foi responsável por diversos projetos de extensão e de ensino.  Orientou monografias que tratam da relação pedagógica na escola.

Publicou pela Editora da UFPEL o livro “Aprendendo e Ensinando a Geografia com Professores em Serviço”, onde relata a trajetória de alunos-professores e reflete sobre a própria trajetória de ser professor. Também organizou “Geografia: Textos, Práticas e Reflexões”, coletânea de textos de alunos e ex-alunos onde dá a oportunidade para as primeiras manifestações acadêmicas daqueles que se iniciam na prática docente. Possui muitas outras publicações importantes entre livros e artigos acadêmicos.

Recentemente, o professor Paulo foi agraciado com o Prêmio Professor Mário Rosa de Mérito Acadêmico em Geografia, honraria concedida como Homenagem Especial pelo Laboratório de Estudos Urbanos, Regiosnais e Ensino de Geografia.

Como colega e como amigo sempre foi um exemplo de companherismo e fidelidade. Nossos desejos são de que possa gozar com alegria o merecido descanso, sem que nos prive de sua presença que continuará sempre muito bem vinda em todas nossas atividades.