Início do conteúdo
    Notícias
  • Periódico internacional da SpringerLink publica artigo de Doutorado do Grupo de Pesquisa em Planejamento e Manejo Integrado dos Recursos Hídricos para o Desenvolvimento Sustentável da Agricultura

    O artigo intitulado “Methodological proposal for the allocation of water quality monitoring stations using strategic decision analysis” foi recentemente publicado no periódico internacional Environmental Monitoring and Assessment, editorado pela SpringerLink, enquadrado como Qualis A1 na área de Engenharias I/CAPES e fator de impacto 1,959. Trata-se de um periódico de renome internacional e especializado no compartilhamento de conhecimento técnico e científico decorrentes do monitoramento e da avaliação ambiental.

    O trabalho científico é de autoria do ex-aluno de doutorado em Engenharia Agrícola Micael de Souza Fraga e coautorias do professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) Dr. Demetrius David da Silva, do professor do Instituto Federal do Espírito Santo Dr. Abrahão Alexandre Alden Elesbon e do professor da UFPel Dr. Hugo Alexandre Soares Guedes. Os autores fazem parte do Grupo de Pesquisa em Planejamento e Manejo Integrado dos Recursos Hídricos para o Desenvolvimento Sustentável da Agricultura da UFV.

    O artigo refere-se à tese de Doutorado de Micael Fraga, do curso de Engenharia Agrícola/UFV, intitulada “Proposta metodológica para avaliação e otimização de redes de monitoramento de qualidade de água”, desenvolvido sob orientação do professor Demetrius Silva (DEA/UFV) e co-orientação dos professores Abrahão Elesbon e Hugo Guedes.

    O estudo teve como objetivo propor uma metodologia para apoiar a alocação de estações de monitoramento da qualidade da água nas bacias hidrográficas. Para atingir esse objetivo, oito critérios foram selecionados e ponderados de acordo com seu grau de importância. Foi levada em consideração a opinião de especialistas em gestão de recursos hídricos. Além disso, um sistema de apoio à decisão foi projetado para que a metodologia pudesse ser usada na alocação de estações de monitoramento da qualidade da água por pesquisadores e órgãos de gestão de recursos hídricos, para ser totalmente implementada no ambiente do sistema de informações geográficas.

    Para demonstrar o potencial da metodologia proposta, que pode ser utilizada em locais que possuem ou não redes de monitoramento existentes, ela foi aplicada na porção mineira da bacia do rio Doce. Como a área já possui uma rede de monitoramento com 65 estações em operação sob a responsabilidade do Instituto de Gerenciamento de Água de Minas Gerais (IGAM), sugeriu-se uma expansão da rede e uma simulação de um cenário, considerando que a área de estudo não possuía uma rede estabelecida.

    Os resultados das análises consistiram em mapas de adequação, indicando os locais com maior e menor adequação para o estabelecimento das estações. Com a aplicação da metodologia, sete novos locais foram propostos para que a área de estudo tivesse a densidade recomendada pela Agência Nacional de Águas (ANA), e verificou-se que a Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Rio Caratinga (UGRH5 Caratinga) apresenta a maior deficiência estações entre as seis unidades avaliadas na porção mineira da bacia do rio Doce. No cenário simulado, considerando a inexistência de uma rede, o mapa de adequação obtido foi comparado com a rede de monitoramento existente e foi possível classificar as estações de acordo com a finalidade para a qual foram estabelecidas, como monitoramento de ambientes sob atividades antrópicas ou estabelecer parâmetros de referência para as massas de água. No geral, a metodologia proposta mostrou-se robusta e, embora os resultados fossem específicos para uma bacia, os critérios e o sistema de apoio à decisão utilizados são totalmente aplicáveis a outras áreas de estudo.

    Para acessar o artigo na íntegra: https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs10661-019-7974-2

  • Convite para defesa de Trabalho de Conclusão de Curso

    No dia 12 de dezembro de 2019, ocorrerá a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Otimização de redes de distribuição de água: Aplicação dos métodos Hardy-Cross, Granados e PNL2000 nas redes Two-Loop e N.Y. Tunnel ”, de autoria do graduando em Engenharia Civil Walter Breno Theves, sob orientação do Prof. Dr. Hugo Alexandre Soares Guedes. A defesa ocorrerá no Sala 134, no Campus Porto/UFPel, as 18:00h.

    A banca avaliadora será composta pelo orientador, pela Profa. Dra. Tamara Leitzke Caldeira e pelo Prof. Dr. Lessandro Coll Faria.

  • Grupo de Pesquisa aprova Projeto no Edital PqG FAPERGS

    A FAPERGS divulgou, no dia 24 de outubro de 2019, o resultado final dos projetos de pesquisa aprovados junto ao Edital 05/2019 – Programa Pesquisador Gaúcho (PqG). Este edital teve como objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no estado do Rio Grande do Sul.

    No total, foram aprovados e financiados 238 projetos de pesquisa, sendo um deles coordenado pelo Prof. Hugo Alexandre Soares Guedes, integrante do Grupo de Pesquisa Rede Temática de Bio-óptica Aquática/CNPq.

    Esse Grupo de Pesquisa é integrado por pesquisadores de diferentes instituições, bem como, seus laboratórios e equipes, para trocar informações, técnicas de medição e processamento de dados (espectrais, imagens de satélites e dados bio-ópticos), e elaborar projetos de pesquisa, ensino e extensão, visando o fortalecimento dessa área do conhecimento tão importante para a gestão dos recursos hídricos em território nacional.

    O projeto aprovado é intitulado “Mapeamento de florações de cianobactérias usando imagens de satélite em um importante manancial de abastecimento de água no município de Pelotas, RS”. Esse projeto é uma parceria entre a Universidade Federal de Pelotas, o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (SANEP), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Instituto Federal Sul-riograndense campus Pelotas (IFSUL) e a Iowa State University/EUA.

    Segue abaixo uma síntese do projeto:

    A proliferação de algas representa uma ameaça significativa e crescente para os sistemas aquáticos, uma vez que deteriora a qualidade de água para usos humanos e ecológicos. O florescimento algal em um manancial usado para abastecimento pode alterar a qualidade da água tratada e causar problemas operacionais em várias etapas de tratamento. Todos esses problemas elevam o custo de produção da água e aumentam a necessidade de monitoramento da sua qualidade com maior frequência e em mais pontos do manancial. O processo natural de urbanização associado ao incremento de matéria orgânica traz como consequência a alteração do estado natural da água do “lago”, ocasionando transtornos ao SANEP durante o tratamento da água para consumo, e à população pelo consequente sabor e odor resultante da decomposição de cianobactérias. Atualmente, o monitoramento, identificação e controle das florações de cianobactérias na barragem é feita pela ETA Santa Bárbara, localizado a jusante do empreendimento, a qual trata um volume diário de 40.000 m3 de água. Os pontos de monitoramento são localizados nos principais afluentes e no ponto de captação, mas são insuficientes para se ter uma visão global do sistema. Há uma falta de informação sobre a distribuição espacial dessas florações, em função da grande área do manancial, altos custos envolvidos no monitoramento e limitações de tempo em análises. Desta forma, o objetivo principal do estudo é desenvolver um sistema de monitoramento de floração de algas para a barragem Santa Bárbara, Pelotas -RS, usando imagens MSI/Sentinel-2.

  • Bolsista de mestrado é finalista de Prêmio da Associação Brasileira de Recursos Hídricos

                                   

    Cássia Brocca Caballero, Mestra em Recursos Hídricos pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi indicada entre os três finalistas ao Prêmio Jovem Pesquisador 2019 Edição Prof. Rubem La Laina Porto na categoria Mestrado. A distinção é promovida pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos como forma de reconhecer e valorizar jovens talentos e mostrar para a comunidade os trabalhos que se destacaram no XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (SBRH).

    O SBRH, que neste ano ocorre entre 24 e 28 de novembro em Foz do Iguaçu-PR, é o maior evento nacional na área de recursos hídricos. Desta forma, estudantes, pesquisadores, técnicos, profissionais, usuários, gestores e tomadores de decisão podem compartilhar conhecimentos e experiências, fazer parcerias, gerar novos negócios, construir soluções e fazer novos amigos.

    Dos 67 trabalhos completos submetidos ao SBRH 2019 apenas três foram indicados para concorrer ao prêmio. Nessa etapa, o trabalho será apresentado em sessão plenária durante o evento e uma nova banca examinadora, composta por quatro pesquisadores, irá determinar o vencedor.

    Cássia recebeu destaque pelo trabalho intitulado “Sensoriamento remoto aplicado ao estudo de águas interiores: monitoramento de clorofila-a em uma lagoa subtropical”. O estudo foi realizado pelo Grupo de Pesquisa Rede Temática Bióptica Aquática. O trabalho conta com uma parceria entre professores, alunos de diferentes instituições e da Polícia Ambiental do Estado do Rio Grande do Sul (PATRAM).

    A finalista foi bolsista de Mestrado do Conselho de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) sob a orientação do professor Hugo Alexandre Soares Guedes. Atualmente, cursa o Doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental no Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

    Segundo o orientador, a indicação de Cássia ao Prêmio destaca a UFPel junto a importantes instituições no cenário nacional de recursos hídricos. Além disso demonstra o importante papel da UFPel no que concerne ao apoio à pesquisa e à participação de alunos em eventos científicos. “É um indicativo que a pesquisa envolvendo o uso de tecnologias na área de Recursos Hídricos só vem a acrescentar visando obter informações de grande importância, principalmente em mananciais estratégicos, como é a Lagoa Mirim”.

    Equipe

    Além de Cássia, integram a pesquisa o professor Dr. Hugo Alexandre Soares Guedes, do curso de Engenharia Civil da UFPel; a estudante de doutorado do programa de pós-graduação em Recursos Hídricos Rosiméri da Silva Fraga, da UFPel; a professora Msc. Karen Gularte Peres Mendes, do Departamento de Química do Instituto Federal Sul-riograndense campus Pelotas (IFSUL); a estudante de doutorado do programa de pós-graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental Alice César Fassoni-Andrade, da UFRGS; e o estudante de doutorado do Agricultural and Biosystems Engineering Vitor Souza Martins, da Iowa State University (EUA).

    * Atualização: o trabalho foi o 2º colocado!!

  • Curso EAD – Álea: Sistema para Mapeamento de Áreas de Riscos

    II Curso (Modalidade EAD)

    A Universidade Federal de Juiz de Fora, abre o edital 1/2019 para seleção de interessados preenchimento de vagas para o II Curso de Mapeamento de Áreas de Riscos por meio do Aplicativo Álea (Modalidade EAD).

    Cartaz

    • São 500 vagas destinadas à Gestores Públicos, Profissionais da área e comunidade em geral, conforme descrição no edital.
    • Curso gratuito.
    • Carga Horária: 60hs.
    • Necessário que o interessado possua computador com acesso à internet.
    • Desejável que o interessado possua celular ou tablet com sistema IOS (Versão > 10) ou Android (Versão > 5) e 1Gb Memória RAM.

    Edital 01/2019 – Curso de Extensão EAD

     

    Acesso ao Link para Inscrição (Exclusivo CBMMG)

     

    Acesso ao Link para Inscrição (Gestores Públicos, Profissionais, Compdecs, Estudantes e Comunidade)

    Programação do Curso:

    029065