• Histologia Básica Interativa
    Notícias
  • INTRODUÇÃO

    O aprendizado da Histologia depende da análise e compreensão de lâminas histológicas, o que ocorre em aulas práticas, ministradas nos laboratórios de microscopia. Geralmente, o acesso à coleção de lâminas fica limitado aos horários das aulas práticas, devido ao grande número de alunos, de diversos cursos, que utilizam esses laboratórios. Além disso, freqüentemente o número de livros e atlas de Histologia, disponíveis nas bibliotecas das universidades, é insuficiente para todos os alunos que cursam esta disciplina.

    Diante disso, surgiu a idéia de disponibilizar um material didático ilustrado, acessível aos alunos, para complementar os conteúdos ministrados nas aulas de Histologia, na forma de um CD Interativo.

    Este CD apresenta fotomicrografias digitalizadas de lâminas histológicas, com a respectiva descrição, que fazem parte do acervo das disciplinas de Histologia, pertencente ao Departamento de Morfologia do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É, portanto, um roteiro ilustrado das lâminas histológicas utilizadas nas aulas práticas de Histologia, nesta Universidade.

    A produção deste material foi direcionada aos alunos, por isso as lâminas são identificadas por letras e números, de acordo com a seqüência da caixa que cada acadêmico utiliza durante as aulas práticas, e organizadas por assunto – tecidos (Histologia Geral) e sistemas (Histologia Especial). Dessa forma, facilita-se a orientação, bastando seguir o sumário descrito em “Conteúdo”.

    Esperamos que este CD estimule o interesse dos alunos pelo aprendizado da Histologia, e dessa forma, contribua para melhorar a qualidade do ensino básico, fundamental para a formação de profissionais competentes, aptos a ingressarem no mercado de trabalho.

    As autoras

    Baixe aqui o Atlas Eletrônico de Histologia

    cd_histologia

    CAPA CD

    INSTRUÇÕES PARA USO DO ATLAS

    1.  Crie uma pasta no seu computador (por exemplo, Atlas de Histologia), e então baixe o arquivo do link sublinhado que está logo acima da imagem (cd histologia). O arquivo está compactado pelo WinRar, portanto é necessário ter este programa para descompactá-lo.
    2.  Após fazer o download, descompacte o arquivo utilizando o WinRar. Aparecerão quatro pastas (imagens em JPG) e um “index”.
    3. Clique no “index” para poder navegar pelo Atlas.

    Observação: dentro das pastas estão as imagens (fotografias e figuras) utilizadas no atlas, sem as legendas.