↑ Retornar para Publicações

Artigos

ESTA SEÇÃO ESTÁ TEMPORARIAMENTE SEM ATUALIZAÇÃO E ENCONTRA-SE EM MANUTENÇÃO.

 

PARA ACESSAR OS ARQUIVOS DAS REFERÊNCIAS CITADAS ABAIXO, BASTA CLICAR DIRETAMENTE NAS QUE SE DESEJA VER. AUTOMATICAMENTE ABRIRÁ O SITE ONDE ESTÃO HOSPEDADAS, EM NOVA ABA DO NAVEGADOR.

 

MANKE, Lisiane Sias. Práticas rurais de leitura: dos acervos aos modos de ler. Cad. Pesqui.,  São Paulo ,  v. 43, n. 150, dez.  2013 .   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742013000300017&lng=pt&nrm=iso>. 

MANKE, Lisiane Sias. Rural practices of reading: from collections to modes of reading. Cad. Pesqui.,  São Paulo ,  v. 43, n. 150, dez.  2013 .   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742013000300017&lng=pt&nrm=iso>.

NOGUEIRA, Gabriela Medeiros e PERES, Eliane Teresinha. A supremacia da perspectiva associacionista em práticas alfabetizadoras no 1º ano do Ensino Fundamental de nove anos. In: Educação em Revista | Belo Horizonte | v. 29 | n. 02 | p. 65-89| jun. 2013.

NOGUEIRA, Gabriela Medeiros e PERES, Eliane Teresinha. Ensino Fundamental de nove anos: uma análise das contribuições de dissertações e teses defendidas no período de 2006-2010. In. Revista Contrapontos – Eletrônica, Vol. 11 – n. 2 – p. 179-187 / mai-ago 2011.

NOGUEIRA, Gabriela Medeiros e PERES, Eliane Teresinha. O Ensino Fundamental de nove anos como temática de pesquisa: levantamento de trabalhos acadêmicos aprovados em eventos científicos (2006-2010).
 In: 34ª Reunião Anual da ANPED, 2010, Natal. Anais. Natal: ANPED, 2011.  p. 1-17. Disponível em http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT13/GT13-70%20int.pdf

NOGUEIRA, Gabriela Medeiros, PERES, Eliane Teresinha e MICHEL, Caroline Braga. Mudanças na prática pedagógica com a implantação do ensino fundamental de nove anos na voz de duas professoras alfabetizadoras (Rio Grande, RS – 2006-2009) In: Cadernos de Pesquisa em Educação – PPGE/UFES; Vitória, ES. a. 9, v. 18, n. 36, p. 55-80, jul./dez. 2012.

NOGUEIRA, Gabriela Medeiros, PERES, Eliane Teresinha e MICHEL, Caroline Braga. O uso do cartaz como suporte textual na educação infantil e no 1º ano do ensino fundamental: um estudo de caso em uma escola pública municipal de Pelotas/rs. In: NOGUEIRA, Gabriela Medeiros (org.) A linguagem oral e escrita no contexto da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: situações de pesquisa no Brasil e na Argentina. Coleção Cadernos Pedagógicos da EaD; Rio Grande: Ed. da FURG, vol. 24, p. 103 a 122, 2014.

NOGUEIRA, Gabriela Medeiros, PERES, Eliane Teresinha, et al. Alfabetização, letramento e cultura lúdica na implantação do ensino fundamental de nove anos: um estudo sobre convergências e divergências entre as propostas nacional e municipal (Pelotas/rs). In: NOGUEIRA, Gabriela Medeiros (org.) A linguagem oral e escrita no contexto da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: situações de pesquisa no Brasil e na Argentina. Coleção Cadernos Pedagógicos da EaD; Rio Grande: Ed. da FURG, vol. 24, p. 167 a 190, 2014.

NOGUEIRA, Gabriela Medeiros, PERES, Eliane Teresinha, et al. O uso do alfabeto e do caderno em uma turma na educação infantil. In: NOGUEIRA, Gabriela Medeiros (org.) A linguagem oral e escrita no contexto da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: situações de pesquisa no Brasil e na Argentina. Coleção Cadernos Pedagógicos da EaD; Rio Grande: Ed. da FURG, vol. 24, p. 145 a 166, 2014.

PERES, Eliane & VAHL, Maciel Mônica. Programa do Livro Didático para o Ensino Fundamental do Instituto Nacional do Livro (PLIDEF/INL, 1971-1976): contribuições à história e às políticas do livro didático no Brasil. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 3, n. 1, p. 53-70, jan./jul. 2014.

THIES, Vania Grim, MANKE, Lisiane Sias, PERES, Eliane. Prática de leitura e escrita no cotidiano de uma família de agricultores no sul do Rio Grande do Sul. Língua escrita (UFMG). , v.06, p.01 – 17, 2009.

THIES, Vania Grim, PERES, Eliane. Quando a escrita ressignifica a vida: diários de um agricultor – uma prática de escrita “masculina”. Revista Brasileira de Educação , v.17, p.216 – 231, 2009.

VAHL, Maciel MônicaVIEIRA, Cícera & PERES, Eliane. Contratos de livros para o ensino da leitura 
e da escrita do Programa do Livro Didático para o Ensino Fundamental PLIDEF (1972). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 58, p. 44-57, set. 2014.

 

Translate »