↑ Retornar para Publicações

Dissertações e Teses

PARA ACESSAR OS ARQUIVOS DAS REFERÊNCIAS CITADAS ABAIXO, BASTA CLICAR DIRETAMENTE NAS QUE SE DESEJA VER. AUTOMATICAMENTE ABRIRÁ O SITE ONDE ESTÃO HOSPEDADAS, EM NOVA ABA DO NAVEGADOR.

ALVES, Antonio Mauricio Medeiros. A Matemática Moderna no ensino primário gaúcho (1960-1978): uma análise das coleções de livros didáticos Estrada Iluminada e Nossa Terra Nossa Gente. 2013. 320f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação/FaE, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2013.

ALVES, Antônio Maurício Medeiros. Livro didático de matemática: uma abordagem histórica (1943-1995). 2005. 178f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação/FaE, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2005.

BENATI, Magda Raquel Glienke. Trajetórias escolares de alunos da zona rural: o caso da “Turma de 1ª série de 1982” da “Escola Municipal Humberto Francisco Hettwer” (Três de Maio, RS). 2007. 140f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação/FaE, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2007.

DIETRICH, Mara Denise. A Cartilha “Ler a Jato” e o “Método Audiofonográfico” de Alfabetização da professora Gilda de Freitas Tomatis (1967-1986). 2012. 234f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação/FaE, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2012.

FACIN, Helenara Plaszewski. Histórias e memórias da professora e autora de livros didáticos Nelly Cunha (1920-1999). 2008. 130f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação/FaE, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2008.

FERREIRA, Darlise Nunes. A alfabetização e a implantação do ensino fundamental de nove anos no Município de Jaguarão/RS. 2011. 168f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação/FaE, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2011.

GONÇALVES, Renata Braz. A inexistência de políticas públicas de formação de leitores versus a iniciativa das escolas da rede pública municipal de ensino de pelotas: 1987–2003. 2005. 138f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação/FaE, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2005.

GONÇALVES, Renata Braz. Livros e Leitura na Cidade de Pelotas-RS no final do século XIX: um estudo através dos Jornais Pelotenses (1875-1900). 2010. 235f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação/FaE, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2010.

LAPUENTE, Janaína Soares Martins. O “Método da Abelhinha” em Pelotas: contribuições à História da Alfabetização (1965-2007). 2008. 133f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação/FaE, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2008.

LIMA, Gisele Ramos. Uma análise dos exercícios com sílabas em Diários de Classe de professoras alfabetizadoras (1973 – 2010). 2013. 111f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação/FaE, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2013.

MADEIRA, Maria Cristina. Letramento em rede: uma experiência na Educação Infantil. 2009. 131f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação/FaE, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2009.

MANKE, Lisiane Sias. Docência Leiga: História de Vida de Professoras Primárias (Pelotas, 1960-1980). 2006. 148f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação/FaE, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2006.

MANKE, Lisiane Sias. História e Sociologia das Práticas de Leitura: a trajetória de seis leitores oriundos do meio rural. 2012. 234f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação/FaE, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2012.

MORAIS, Roselusia Teresa Pereira de. Modos de ler o impresso: múltiplas escritas de leitores de Érico Veríssimo capturadas na internet. 2014. 220f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação/FaE, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2014.

MORAIS, Roselusia Teresa Pereira de. Representações de docência em romances de Erico Verissimo: a personagem Clarissa. 2010. 108f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação/FaE, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2010.

NOGUEIRA, Gabriela Medeiros. A passagem da educação infantil para o 1º Ano no contexto do Ensino Fundamental de nove anos: um estudo sobre alfabetização, letramento e cultura lúdica. 2011. 294f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação/FaE, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2011.

PERES, Eliane. Aprendendo formas de ensinar, de pensar e de agir – A escola como oficina da vida. Discursos pedagógicos e práticas escolares na escola pública primária gaúcha (1909-1959). 2000. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, 2000.

PERES, Eliane. “Templo de Luz”: os cursos noturnos masculinos de instrução primária da Biblioteca Pública Pelotense, 1875-1915. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, 1995.

PORTO, Gilceane Caetano. A recontextualização do discurso pedagógico da alfabetização construtivista por alfabetizadoras formadas na FaE/UFPel. 2011. 267f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação/FaE, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2011.

PORTO, Gilceane Caetano. Divulgação e Utilização do Método Global de Contos no Instituto de Educação Assis Brasil (Pelotas, 1940-1970). 2005. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação/FaE, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2005.

RAMIL, Chris de Azevedo Ramil. A coleção didática Tapete Verde: do projeto à sua produção gráfica (década de 1970 – Rio Grande do Sul. 2013. 223f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação/FaE, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2013.

SAVEDRA, Vera Luci. A difusão do construtivismo na FaE/UFPel (décadas de 80-90). 2006. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação/FaE, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2006.

SILVA, Darlene Rosa. Aspectos socioeconômicos e de (não)escolaridade dos moradores do Paredão e da Costa Bica (Piratini, RS). 2010. 148f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação/FaE, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2010.

SOARES, Lucas Gonçalves. Práticas de leitura literária em uma escola no campo no município de Canguçu/RS. 2016. 122f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação/FaE, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2016.

THIES, Vania Grim. Arando a terra, registrando a vida: os sentidos da escrita de diários na vida de dois agricultores. 2008. 115f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação/FaE, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2008.

THIES, Vania Grim. O autor-criador e o(s) outro(s): a estética da vida na escrita de diários de irmãos agricultores. 2013. 180f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação/FaE, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2013.

VAHL, Monica Maciel. O Programa do Livro Didático para o Ensino Fundamental do Instituto Nacional do Livro – PLIDEF/INL (1971-1976): um estudo sobre as condições históricas e sociais e as paradas em jogo no campo. 2014. 293f. Dissertação (Mestrado em Educação) –  Faculdade de Educação/FaE, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2014.

VIEIRA, Cícera Marcelina. O uso de cartilhas no processo de alfabetização: um estudo a partir de cadernos de planejamento de uma professora (1983-2000). 2014. 212f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação/FaE, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2014.

Translate »