↑ Retornar para Livros

do HISALES

Livro "Memórias da Alfabetização"MEMÓRIAS DE ALFABETIZAÇÃO

Eliane Peres (org.)

[livro esgotado – acesse aqui o texto na íntegra]

Do quê lembramos quando recordamos nosso processo de alfabetização? Da professora, da escola, da sala de aula, da infância, dos colegas, das lições, das letras, das gravuras, da cartilha, da merenda, do recreio, dos castigos, das brincadeiras… De tudo isso? De nada disso? O objetivo deste livro é fundamentalmente este: conhecer o que e como as pessoas rememoram sua alfabetização, quais são suas “memórias de alfabetização”. O livro Memórias de Alfabetização, escrito em 2007 e editado pela Seiva Publicações, é resultado de um trabalho coletivo de 23 integrantes do grupo de pesquisa HISALES e apresenta 18 textos com as memórias de alfabetização de diferentes pessoas em “evidência” no campo educacional, cultural, político, religioso ou artístico, em âmbito local, regional e nacional.

…………………………………………………………………………………………………………………

Livro "Cartas de professoras - cartas a professoras"CARTAS DE PROFESSOR@S CARTAS A PROFESSOR@S – ESCRITA EPISTOLAR E EDUCAÇÃO

Eliane Peres & Antônio Maurício Medeiros Alves (orgs.)

O livro, publicado em 2009, analisa diferentes tipos de cartas escritas ou recebidas por professores e professoras. Consideradas sem prestígio e valor literário ou científico – denominados por Fabre (1993) de “écritures ordinaires”-, mas que circulam abundantemente no cotidiano escolar, as cartas revelam práticas e representações (CHARTIER, 1990) de docentes e discentes, além de indícios da própria cultura escolar, entre outros aspectos. A obra apresenta onze capítulos e foi produzida coletivamente pelo grupo de pesquisa HISALES com o intuito de problematizar, portanto, as “escritas ordinárias” que circulam no cotidiano escolar.

Translate »