Apresentação

O HISALES – História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares – é um centro de memória e de pesquisa, cadastrado no CNPq desde junho de 2006. Coordenado pelas professoras Dra. Eliane Peres e Dra. Vania Grim Thies, é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e reúne alunos de graduação e de pós-graduação.

Embora tenha sido cadastrado como grupo de pesquisa no CNPQ em 2006, desde 2001 já eram realizadas, na Faculdade de Educação da UFPel, investigações envolvendo essas temáticas (alfabetização, leitura e escrita) e desde 2004 produzidas dissertações de mestrado no PPGE. Esses trabalhos resultariam, em 2006, na criação do referido grupo de pesquisa que reúne alunos de graduação e de pós-graduação – mestrandos e doutorando do PPGE/FaE/UFPel.

Atualmente três eixos são privilegiados nas investigações do HISALES: I) estudos sobre história alfabetização; II) pesquisas sobre práticas escolares e não-escolares de leitura e escrita (práticas de letramentos); III) análise da produção, circulação e utilização de livros escolares produzidos no Rio Grande do Sul, especialmente entre os anos de 1940-1980 (período da influência do CPOE – Centro de Pesquisas e Orientações Educacionais – SEC/RS na produção didática gaúcha).

 

EIXO 1: ESTUDOS SOBRE HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO

  • Produção e circulação de cartilhas, de métodos e de propostas de alfabetização no RS;
  • Trajetórias e biografias de professoras alfabetizadoras e de autoras gaúchas de cartilhas;
  • História da alfabetização através de cadernos escolares de crianças e de cadernos de planejamento de alfabetizadoras;
  • Memórias de alfabetização;
  • Políticas de alfabetização (em especial a alfabetização no ensino fundamental de nove anos).

 

EIXO 2: PESQUISAS SOBRE PRÁTICAS ESCOLARES E NÃO-ESCOLARES DE LEITURA E ESCRITA (PRÁTICAS DE LETRAMENTOS)

  • Leituras e leitores em meios rurais e urbanos;
  • História das práticas de leitura;
  • Escritas ordinárias.

 

EIXO 3: LIVROS ESCOLARES PRODUZIDOS NO RIO GRANDE DO SUL

  • Análise da produção, circulação e utilização da produção didática gaúcha (especialmente entre os anos de 1940-1980, período da influência do CPOE – Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais – SEC/RS)

 

Além da investigação na área da alfabetização, leitura e escrita o HISALES tem como um de seus objetivos fundamentais constituir acervos para manutenção da história e da memória da alfabetização.

Sendo assim, o HISALES também disponibiliza neste site algumas informações acerca de seus acervos (no link Acervos), que se encontram disponíveis para consulta local de pesquisadores e pesquisadoras da área, na sala do grupo.

Translate »