XXV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas – 2016

No dia 06 de março de 2017, o aluno do 8° semestre do curso de graduação em Engenharia Hídrica, Felício Cassalho, foi agraciado com a distinção de segundo lugar, na área de ENGENHARIAS, no XXV Congresso de Iniciação Científica (CIC) da Universidade Federal de Pelotas, com o trabalho intitulado “REGIONALIZAÇÃO DE VAZÕES DE ENCHENTE NA BACIA HIDROGRÁFICA MIRIM-SÃO GONÇALO: UMA ABORDAGEM CIENTÍFICA E METODOLÓGICA” (http://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2016/EN_01917.pdf). O evento foi realizado entre os dias 26 e 30 de setembro de 2016.

O trabalho apresenta uma solução prática, baseada em conceitos estatísticos e hidrológicos empregando técnicas consideradas do estado-da-arte, para a estimativa de vazões de projeto tanto visando atender questões de engenharia quanto de gestão de recursos hídricos na bacia hidrográfica Mirim-São Gonçalo.

Após o amadurecimento e muitas discussões acerca dos resultados deste estudo, o trabalho foi ampliado e escrito na forma de artigo, o qual já encontra-se aceito para publicação na Revista Brasileira de Recursos Hídricos, tendo como título “Hydrological regionalization of maximum stream flows using an approach based on L-moments” (DOI: 10.1590/2318-0331.021720160064). A evolução nos resultados deste estudo científico, bem como a possibilidade de publicação em periódicos nacionais e internacionais de renome, reforça a importância do incentivo da UFPel em pesquisa científica e tecnológica a partir de diversas iniciativas estruturadas e institucionais, tais como distribuição de bolsas de IC e IT na graduação e a organização de eventos qualificados como o Congresso de Iniciação Científica da UFPel.

Vale destacar que o trabalho em questão é parte de um estudo maior sobre a análise de frequência de cheias no âmbito no estado do Rio Grande do Sul, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Hidrologia e Modelagem Hidrológica em Bacias Hidrográficas.

O trabalho conta com a orientação do professor Samuel Beskow e com os coautores, Marcelle Martins Vargas, discente da Engenharia Hídrica e atualmente realizando intercâmbio na Universidade de Coimbra – Portugal; Maíra Martim de Moura, mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos  – UFPel e Leo Fernandes Ávila, bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado da CAPES (PNPD-CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos – UFPel.