Início do conteúdo

Artigo desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa é publicado no Journal of Hydrology, da editora Elsevier

O periódico Journal of Hydrology publicou no mês de outubro de 2016 (v. 541, Part B, p. 1406-1419), o artigo científico intitulado “Artificial intelligence techniques coupled with seasonality measures for hydrological regionalization of Q90 under Brazilian conditions”, de autoria de Samuel Beskow, Carlos Rogério de Mello, Marcelle Martins Vargas, Leonardo de Lima Corrêa, Tamara Leitzke Caldeira, Matheus Fonseca Durães e Marilton Sanchotene de Aguiar. O artigo envolve professores da UFPel, UFLA e UFPR, além de alunos de graduação e pós-graduação da UFPel.

Este artigo científico teve como objetivo propor uma metodologia combinando diferentes técnicas de inteligência artificial com medidas de sazonalidade de vazões de estiagem para fins de verificação do potencial de delimitar regiões hidrologicamente homogêneas para a regionalização de Q90. A análise da metodologia proposta foi conduzida com base em 108 bacias hidrográficas situadas inteiramente no estado do Rio Grande do Sul. O trabalho emprega técnicas consideradas do estado-da-arte, demonstrando avanços científicos para a área de recursos hídricos, e apresenta grande aplicabilidade nas áreas de hidrologia, modelagem hidrológica e gestão de recursos hídricos. Do ponto de vista prática, os resultados deste artigo propiciam, com base em técnicas de inteligência artificial, a estimativa da vazão que é igualada ou excedida em 90% do tempo (Q90) em seções de cursos d’água que não possuem série histórica de vazões, sendo esta a situação mais comum no cotidiano dos profissionais da área de recursos hídricos.

Os resultados apresentados neste artigo representam uma continuidade do estudo conduzido pela bolsista de iniciação científica Marcelle Martins Vargas, estudante do 8º semestre do curso de Engenharia Hídrica, integrante do Grupo de Pesquisa em Hidrologia e Modelagem Hidrológica em Bacias Hidrográficas/CNPq. Marcelle havia recebido destaque pelo trabalho “Técnicas de inteligência artificial para regionalização hidrológica: uma análise da Q90 no Rio Grande do Sul”, classificado como um dos oito finalistas ao Prêmio Jovem Pesquisador 2015 Edição Professor Robin Clarke, sendo a distinção promovida pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos como forma de reconhecer e valorizar jovens talentos e mostrar para a comunidade os trabalhos que se destacaram no Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (SBRH).

O Journal of Hydrology, editorado pela Elsevier, é um renomado periódico internacional da área de hidrologia (Qualis A1 na área de Engenharias I). Para acessar o artigo na íntegra, clique aqui.

Publicado em 18/10/2016, na categoria Notícias.