Início do conteúdo

Grupo de Pesquisa aprova projeto de pesquisa em edital da FAPERGS

Foi divulgado, no dia 5 de agosto de 2016, o resultado final dos projetos aprovados no Edital Programa de Núcleos Emergentes (FAPERGS/CNPq 11/2014).

No total, foram aprovados 12 projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento, sendo um deles coordenado pelo Grupo de Pesquisa em Hidrologia e Modelagem Hidrológica em Bacias Hidrográficas, intitulado “Modelo hidrológico LASH: desenvolvimento e avaliação da segunda versão”.

Este edital permitia a solicitação de até R$ 250.000,00 para recursos de capital e custeio. Com a aprovação, o Grupo de Pesquisa melhorará ainda mais sua infraestrutura e poderá continuar desenvolvendo trabalhos científicos e tecnológicos de qualidade e com inúmeras aplicações práticas.

O projeto contemplado permitirá a continuidade das pesquisas científicas e tecnológicas associadas ao modelo hidrológico LASH, o qual, atualmente, já tem dois de seus módulos com registro de software junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Além disso, possibilitará expandir a avaliação do modelo hidrológico para outras bacias hidrográficas do sul do Rio Grande do Sul, tendo como foco sub-bacias da bacia hidrográfica Mirim-São Gonçalo.

Segue abaixo uma síntese do projeto:
Profissionais que atuam na área de recursos hídricos necessitam dispor de ferramentas, condizentes com a realidade da região em questão e com a disponibilidade de informações. O desenvolvimento de modelos hidrológicos tem sido impulsionado pela carência de dados hidrológicos no mundo, tendo estes inúmeras aplicações, com destaque LASH. O LASH foi aplicado com sucesso em bacias hidrográficas das regiões sudeste e norte do Brasil, sendo os resultados destes estudos publicados em periódicos nacionais e internacionais de alto fator de impacto na área de Hidrologia. Com os resultados promissores oriundos do modelo hidrológico LASH e a amplitude de aplicações do modelo, tem havido o interesse de outros pesquisadores na aplicação para bacias hidrográficas de diferentes localidades. O objetivo deste projeto é aprimorar o modelo LASH, incorporando diversos módulos que o tornarão aplicável por profissionais, empresas, instituições públicas, associações de usuários e comitês de bacias. A avaliação do LASH será realizada em duas importantes sub-bacias da bacia hidrográfica Mirim-São Gonçalo, no sul do Rio Grande do Sul, no contexto social e econômico: arroios Pelotas e Fragata. Serão consideradas as etapas de calibração, validação e simulação dos impactos de mudanças de uso do solo e de mudanças climáticas sobre os principais processos hidrológicos. Ainda, graças à rede de monitoramento hidrológico automático existente e de responsabilidade do Grupo de Pesquisa, será avaliado o desempenho do LASH em duas sub-bacias da bacia hidrográfica do arroio Pelotas. Espera-se constituir uma ferramenta para simulação hidrológica passível de ser empregada na tomada de decisões e gestão de recursos hídricos em bacias hidrográficas brasileiras, permitindo o desenvolvimento sustentável, especialmente em regiões com carência de monitoramento hidrológico.

Publicado em 08/08/2016, na categoria Notícias.