A literatura dramática de João Simões Lopes Neto

capa-livro-teatro-tomo-ii

O projeto de pesquisa A Literatura Dramática de João Simões Lopes Neto, coordenado pelo Prof. Dr. João Luis Pereira Ourique, revisitou todas as peças conhecidas do escritor João Simões Lopes Neto, com a finalidade de levar ao acesso público de forma completa, revisada, comentada e atualizada o material teatral do autor pelotense.

Esse trabalho, organizado pelos professores Dr. João Ourique (UFPel) e Dr. Luís Rubira (UFPel), foi concebido a partir da digitalização, transcrição e revisão das 14 peças de teatro de Simões Lopes. O conteúdo das obras foi dividido em 2 grupos, entre os séculos XIX e XX, contendo, respectivamente, as peças: O Boato, Os Bacharéis, Mixórdia, O Bicho, Coió Júnior, A Viúva Pitorra e Fifina; Jojô e Jajá, Amores e Facadas, Por causa das bichas, O maior credor, A Valsa Branca, Sapato de Bebê e Nossos Filhos. Contribuíram para essa edição os então bolsistas de Iniciação Científica Carlos Ossanes (UFRGS), Beatrís Seus (UFPel) e Erivelton Lima (UFPel).

Para saber mais informações a respeito do projeto, acesse aqui o PDF com o texto completo submetido ao CNPq.

Abaixo, você pode conferir um pouco do material organizado pelo grupo; a versão original da peça O Boato – sem revisões.

Você também pode optar por fazer o download da versão em PDF da peça.

Interdisciplinaridade, critica ao autoritarismo, Regionalidade e Oralidade