Transição (Sócio) Tecnológica no Agronegócio

O presente trabalho propõe elucidar os caminhos que conduzem a compreensão sobre a “trajetória inovadora dos regimes sociotécmicos presentes na campanha gaúcha”. Nesse sentido observa-se que muitos estudos sobre inovação tecnológica propõem um tema que aborda mudança, uma alteração de uma situação anterior para outra. Nessa lógica, estado de mudança para emergir e formar um processo contínuo pode incluir uma série de combinações entre diferentes elementos. Assim como esses elementos podem fazer parte de distintos níveis do ambiente, que influenciam processos de transformação e que os fazem avançar ou retrair. Esse tema de mudança ou transformação, nos estudos de inovação, é nomeado de transição.
Na literatura, transição tecnológica, é um processo coevolucionário que se estende por décadas e envolve distintos atores e grupos sociais. A análise de uma transição tecnológica, sob uma perspectiva especial, pode ser aplicada como transição sociotécnica e sob essa concepção específica, a tecnologia só tem efeito em conjunto com a ação humana, com as estruturas sociais e as organizações. A partir disso, quando ocorre uma transição, essa não envolve apenas a mudança de uma tecnologia para outra, mas também mudanças em outros elementos como regulamentações, infraestruturas, padrões culturais etc. (GEELS, 2002). A transição sociotécnica envolve mudanças de longo alcance através de diferentes dimensões: tecnológica, material, organizacional, institucional, política, econômica e sociocultural (MARKARD et al., 2012).
Os estudos que envolvem transição, com o passar dos anos receberam contribuições interdisciplinares que transcendem os limites da área da inovação e percorre a história, a ecologia, a sociologia, os estudos de política, dentre outros (LOORBACH e ROTMANS, 2001). Da mesma forma, com o passar do tempo, foram sendo elaborados diferentes modelos de análise para a compreensão de como ocorrem as transições. Dentre esses modelos, são destaque a Perspectiva Multinível, a Gestão Estratégica de Nicho, a Gestão de Transição, os Sistemas de Inovação, o Paradigma Técnico-econômico e as Transições Sócio-metabólicas (LACHMAN, 2013).
Entre os frameworks mencionados, observa-se na atualidade que há uma predileção pela Perspectiva Multinível (PMN). O framework PMN recebe a atenção de muitos estudiosos e é observado como ferramenta estratégica para decisores políticos. Está será a teoria base de análise dos processos de transição.

Objetivos:

Geral:

Analisar a trajetória dos regimes sociotécnicos agroindustriais da Campanha Gaúcha.

Específicos:

a. Descrever brevemente os regimes sociotécnicos presentes na Campanha Gaúcha, a exemplo a pecuária (bovino e ovino), a orizicultura, a cultura da soja e a olivicultura.

b. Descrever a evolução dos regime sociotécnicos agroindustriais na Campanha Gaúcha;

c. Identificar os fatores sociotécnicos que contribuem para a adoção dos regimes sociotécnicos;

d. Identificar as combinações de fatores sociotécnicos e como eles evoluem ao longo do tempo.