Análisis de Las Posibilidades de Transferencia Tecnológica para la Gestión del Agronegocio.

Na América Latina , o peso relativo das cadeias agroalimentares atingi valores superiores a 30% do produto interno bruto (PIB), reafirmando a importância dos negócios que são baseados no setor agrícola. Esta importância aumenta ainda mais a necessidade de ganhar ou manter vantagens comparativas e / ou competitivas para dar-lhes maiores oportunidades no mercado internacional. Neste contexto, as políticas de pesquisa e desenvolvimento (P & D) visando a construção de competitividade, deve ter como objetivo o reforço da capacidade para resolver problemas específicos levantados pelas empresas ou pela sociedade em geral, para atender às demandas do mercado. Para fazer isso requer uma maior sobreposição entre o mundo da investigação e o quadro de produção, a fim de que este possa usar o conhecimento gerado pelos pesquisadores. Também é importante para aumentar o grau de proximidade entre as organizações públicas de pesquisa, universidades, empregadores e suas organizações, e os responsáveis ​​pela gestão da política científica e tecnológica.

Objetivo: Descrever as demandas institucionais presentes na cadeia da carne bovina do Rio Grande do Sul relativas a competitividade e a sustentabilidade. Identificar dentro deste âmbito organizacional, os fatores motivacionais que favoreçam a inovação na gestão deste sistema agroindustrial por meio da cooperação entre empresa-universidade.