Apresentação

O Grupo GPEIA (Grupo de Pesquisas em Inovação e Sustentabilidade no Agronegócio) pertence a Faculdade de Administração e Turismo da UFPel. O Grupo visa, de uma maneira específica, estudar, discutir, gerar e divulgar conhecimentos sobre e para as organizações do agronegócio, como unidades individuais ou coletivas relacionadas aos temas teóricos de inovação, sustentabilidade e arranjos produtivos.

De uma maneira mais geral, procura-se discutir a articulação entre os três temas teóricos. Essa escolha permite que se trabalhe outras teorias com perspectivas multidimensionais, multiníveis e de caráter interdisciplinar, relacionadas a estratégia, complexidade, relacionamentos interorganizacionais (cadeias, redes, clusters, alianças), desenvolvimento local/regional, cooperação, confiança, competitividade, coopetição, transdisciplinaridade, multidimensionalidade, agronegócios, stakeholders.

As atividades do grupo consistem na apresentação e discussão de artigos, a programação de palestras, a realização de reuniões internas de discussões temáticas específicas e as publicações decorrentes dessas atividades. Normalmente, as atividades são dirigidas para a comunidade acadêmica da UFPel, mas, também, é aberto para a comunidade em geral.