Início do conteúdo
Bibliografia Básica

AZEVEDO, Nyrma Souza Nunes de Azevedo (org). Imaginário e Educação: reflexões teóricas e aplicações. Campinas, SP: Editora Alínea, 2006.
BACHELARD, G. Essai sur la conissance aprochée. Paris:Vrin, 1968.
BACHELARD, G.  A filosofia do não. São Paulo: Abril Cultural, 1978 a. (Os Pensadores)
BACHELARD, G.  O novo espírito científico. São Paulo: Abril Cultural, 1978 b. (Os Pensadores)
BACHELARD, G.  A poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
BACHELARD, Gaston. A chama de uma vela. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand, 1989.
BACHELARD, G.  O ar e os sonhos. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
BACHELARD, G.  O direito de sonhar. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1991.
BACHELARD, G.  A terra e os devaneios do repouso: ensaios sobre as imagens da intimidade. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BACHELARD, G. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BACHELARD, G. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
BACHELARD, G. A Psicanálise do Fogo. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BACHELARD, G.  A terra e os devaneios da vontade: ensaio sobre a imaginação das forças. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
CASSIRER, E. Ensaio Sobre o Homem. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
DURAND, G. A Imaginação simbólica. São Paulo: Cultrix, 1988.
DURAND, G. Campos do imaginário. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.
DURAND, G. As estruturas antropológicas do imaginário: introdução à arqueologia geral. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
JOSSO, Marie-Cristhine . Experiências de Vida e Formação. São Paulo: Cortez. 2004
JUNG. C. G. O homem e seus simbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996.
MAFFESOLI, M. Elogio da razão sensível. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001a.
PERES, L.M.V. Significando o “não-aprender”. Pelotas: EDUCAT, 1996.
PERES, L.M.V. & Porto, T.M.E. (orgs.) Tecnologias da Educação: tecendo relações entre imaginário, corporeidade e emoções. Araraquara: Junqueira&Marin, 2006
PERES, L.M.V. Dos saberes pessoais à visibilidade de uma pedagogia simbólica. Porto Alegre: FAE/UFRGS, 1999. (Tese de doutorado em educação).
PERES, Lúcia Maria V. Os saberes pessoais “no tempo” de uma pedagogia simbólica. In: CADERNOS DE EDUCAÇÃO. Edição especial de 2005. p.27-43. Cuiabá: EdUNIC, 2005.
PERES, L.M.V. (Org.) Imaginário: o “entre-saberes” do arcaico e do cotidiano. Pelotas:Editora e Gráfica Universitária/ UFPEL, 2004b.
PORTO, M.R.S, TEIXEIRA, M.C.S, SANTOS, M.F, BANDEIRA, M.L. (Orgs.). Tessituras do imaginário: Cultura e Educação. Cuiabá: Edunic/CICE/FEUSP, 2000.

SILVA, J. M. Diferença e descobrimento. O que é o imaginário? A hipótese do excedente de significação. Porto Alegre Sulina, 2017.  

SILVA, J. M. As tecnologias do imaginário. Porto Alegre: Sulina, 2003.

TEIXEIRA, M.C.S; ARAÚJO, A.F. Gilbert Durand: imaginário e educação. Niterói: Intertexto, 2011.
TEIXEIRA M.C.S. & PORTO M.R.S. (Orgs.). Imagens da cultura: um outro olhar. São Paulo: Plêiade,1999.