Bacharelado

A região de abrangência da Universidade Federal de Pelotas apresenta aspectos marcantes e ao mesmo tempo diversos, no tocante ao processo de sua formação. Neste contexto, é fundamental que a região consiga se reconhecer e visualizar para que possa vislumbrar novas estratégias, no sentido de potencializar suas capacidades endógenas, voltadas para a promoção do desenvolvimento. Viabilizar este processo é o papel da Universidade como um todo, e do Curso de Geografia em particular. A Geografia tem como uma de suas tarefas promover a compreensão da organização espacial, mediante a acurada interpretação do processo dialético entre as formas (arranjos ordenados de objetos, as paisagens) e as funções, enquanto expressões do conteúdo social de cada arranjo.
No contexto regional e local, o curso de bacharelado em Geografia da Universidade Federal de Pelotas se insere em um espaço e num momento histórico de grandes transformações. O município de Pelotas conta, segundo as estimativas mais recentes, com mais de 345 mil habitantes, formando, junto com o vizinho município de Rio Grande, um grande pólo de atração econômica e populacional para os municípios da região sul do estado. Esta atratividade se dá naturalmente por fatores, tais como a maior dinâmica do mercado de trabalho, a maior oferta de produtos e serviços. Os investimentos recentes no setor naval e portuário do município de Rio Grande provocaram um aumento nesta atratividade econômica e populacional na região, inclusive no município de Pelotas.
No momento atual, não podendo fugir as transformações em curso, consideramos adequada adoção de uma abordagem na produção científica, que contemple as transformações da realidade e sejam incorporadas pelo ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pela universidade. As novas relações de produção, representadas pela globalização da economia e a mundialização da cultura, implicam no surgimento de novas relações que atingem a organização socioespacial, exigindo da ciência geográfica uma nova postura para sua abordagem.
A proposta do projeto do curso de bacharelado se propõe a enfrentar novos desafios, a exemplo da interdisciplinaridade, através das vivências e trocas de experiências constatadas e reavaliadas por outros departamentos. Esta vivência interdisciplinar é um processo, interiorizada na postura do pesquisador, a qual se estende ao trabalho de seu grupo de pesquisa. Nesse sentido, o conhecimento adquirido passa a ser socializado, servindo a futuros estudos e avaliações.
Cabe destacar que as novas diretrizes curriculares apontam como condição fundamental para os cursos de graduação a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, a qual deve ser garantida pelas instituições com infra-estrutura física, material e de pessoal, através de espaços institucionais que envolvam alunos de graduação, pós-graduação e profissionais da área. Dessa forma, proporciona o processo de reflexão crítica, trocas de experiências e a integração da universidade com a sociedade.
A Geografia tem se preocupado cada vez mais em oferecer alternativas para oportunizar o acesso à Universidade de alunos trabalhadores. Com esse intuito, tem voltado sua prática para a comunidade mais próxima, se engajando em projetos que possibilitem a viabilização de tal objetivo. Nesse sentido, iniciou-se em 2007, a primeira turma do curso de Bacharelado em Geografia, demonstrando o interesse institucional na busca da complementaridade acadêmica e, na melhoria da formação profissional, diversificando as oportunidades existentes.

Segundo as atribuições que lhe compete, regulamentadas na Lei Federal 6.664/1979, o bacharel em Geografia, ou, Geógrafo, está apto ao exercício de funções tais como: a delimitação e caracterização de regiões, sub-regiões geográficas naturais e zonas geoeconômicas, para fins de planejamento e organização físico-espacial; o equacionamento e solução, em escala nacional, regional ou local, de problemas atinentes aos recursos naturais do país; o zoneamento geo-humano, com vistas aos planejamentos geral e regional;  a atuação na política de povoamento, migração interna, imigração e colonização de regiões novas ou de revalorização de regiões de velho povoamento, no levantamento e mapeamento destinados à solução dos problemas regionais, entre uma série de outras atividades relacionadas ao planejamento ambiental, urbano rural e regional. No contexto de todas as transformações, anteriormente, citadas, pelas quais o município de Pelotas e a região vêm passando, é fundamental que tanto o município quanto o estado possam contar com profissionais com essas competências.
Entretanto, em função de sua formação, eminentemente, ampla e interdisciplinar, o bacharel em Geografia traz consigo a capacidade de intermediar o diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento, por ocasião da realização de projetos interdisciplinares, representando uma grande virtude em face de um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e especializado. Investir na formação de bacharéis em Geografia para o município de Pelotas é trazer a possibilidade de diálogo não só entre as diversas áreas do conhecimento, mas também entre as diferentes instituições de ensino, pesquisa e extensão aqui existentes.
Do ponto de vista do mercado privado, o aumento do rigor com as questões ambientais, a crescente demanda por recursos naturais e o próprio reaquecimento da dinâmica espacial na região de Pelotas têm tido como consequência uma maior demanda por profissionais especializados na realização de estudos e projetos ambientais. É cada vez maior o número de atividades econômicas condicionadas à realização de licenciamento ambiental para que possam dar início as suas atividades. Também, a demanda por projetos de recuperação de áreas já degradadas, projetos de georreferenciamento de fenômenos espaciais, dentre os mais variados (redes de infra-estrutura, limites de propriedades rurais, criação de mapas interativos georreferenciados e outros). Tudo isso tem dado um novo impulso ao bacharel em Geografia, que, pouco a pouco, tem se tornado uma peça importante no mercado de trabalho privado de estudos ambientais.
Portanto, a fomentação do curso de bacharelado em Geografia da UFPel trará à universidade, à região e mesmo ao estado uma possibilidade de atendimento a uma série de demandas que estão em aberto, e que podem ser, progressivamente, supridas pelos profissionais aqui formados. A tendência para os próximos anos é de uma qualificação cada vez maior dos profissionais, que aqui estão sendo formados, através de investimentos em infra-estrutura (muitos deles já em andamento no âmbito do Departamento de Geografia), da reestruturação curricular e administrativa do curso, do incentivo às atividades de pesquisa e extensão.