Laboratório de Cartografia e Estudos Ambientais – LACEA

O Laboratório de Cartografia e Estudos Ambientais – LACEA desenvolve pesquisas e projetos de extensão relacionados ao Ensino da Cartografia e ao Estudo de Sistemas Ambientais, envolvendo alunos de graduação e pós-graduação do Curso de Geografia do Instituto de Ciências Humanas, possibilitando a troca de experiências entre os discentes os profissionais que atuam nesta área. Atua ainda no auxílio à realização de cursos sobre o uso de novas tecnologias no ensino de Geografia, em especial, os Sistemas de Informação Geográfica.

GEOGRAFANDO é um periódico para divulgação da produção científica da Geografia e áreas afins, organizada pelo Laboratório de Cartografia e Estudos Ambientais e pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pelotas. Visa atender a necessidade de divulgar a produção científica em Geografia pautando-se sempre na liberdade de enfoque e na universalidade dos conteúdos de pesquisa a que está aberto.

O LACEA também desenvolve atividades junto ao Acervo Fotográfico e Cartográfico da Agência da Lagoa Mirim, visando a sua catalogação, digitalização e recuperação/restauração. Estas ações possibilitam amplo acesso por parte da comunidade acadêmica da UFPEL e demais Instituições de Ensino Superior e do público em geral na utilização do mesmo como uma importante fonte de pesquisa.

No que se refere à Cartografia, destaca-se para o ano de 2011 o desenvolvimento do Projeto de Formação Continuada em Cartografia Tátil – proposta aprovada junto ao MEC no edital em conjunto com a Coordenadoria das Licenciaturas e a PREC.

Ressaltando-se ainda, que a realização de cursos de extensão, especialmente na área de Cartografia e Estudos Ambientais, atende solicitações de outras unidades desta Universidade, da rede pública de ensino, estadual e municipal, bem como de outros órgãos públicos interessados nesta temática

No que tange pesquisas na área ambiental, atualmente encontram-se em desenvolvimento investigações orientadas para a caracterização geomorfológica e identificação das alterações morfohidrográficas na Planície Costeira Sul Gaúcha, com ênfase à Planície Lagunar. Estas pesquisas congregam alunos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Geografia que são incitados a participar também com projetos próprios vinculados ao grupo de pesquisa “Geomorfologia Antropogênica”, cadastrado no portal de grupos de pesquisa do CNPq e certificado pela Universidade Federal de Pelotas.

Endereço: Laboratório de Cartografia e Estudos Ambientais (LACEA) – Sala 15 – Agência da Lagoa Mirim, Rua Lobo da Costa, 447.

Professora responsável:

Dra. Rosa Elena Noal