Livros

2008 – Prospecção da Produção Técnico Científica em Sementes

Esta publicação resulta da ação conjunta dos Cursos de Mestrado Profissional e de Doutorado e Mestrado Acadêmico, do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes.

Inicialmente, está contemplada a totalidade dos resumos dos trabalhos técnico-científicos apresentados no XXI Seminário Panamericano de Sementes, realizado de 14 a 17 de outubro de 2008, na cidade de Cartagena das Índias, na Colômbia, sendo 54,54% dos trabalhos com participação de discentes e docentes da Universidade Federal de Pelotas.

A seguir, apresentam-se artigos técnico-científicos elaborados conjuntamente por docentes e discentes de Mestrado Profissional e de Doutorado e Mestrado Acadêmico, envolvendo Dados Históricos da Produção de Sementes em Cooperativas, Classificação de Sementes de Soja, Funcionamento da Mesa Termogradiente e Operação da Mesa de Gravidade.

Clique aqui para acessar conteúdo na  integra 

2010 -Evolução da Produção Técnico Científica em Sementes

Colocamos à disposição um novo livro que contempla, parcialmente, a produção técnico-científica da Área de Sementes do Departamento de Fitotecnia da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, da Universidade Federal de Pelotas, biênio 2009- 2010.

A obra envolve, essencialmente, treze capítulos referentes às produções resultantes de atividades desenvolvidas conjuntamente entre os Cursos de Mestrado Profissional e de Doutorado e Mestrado Acadêmico do Programa de Pós- Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes.

A publicação objetiva divulgar resultados de parte das pesquisas realizadas pela Área de Sementes que tiveram a participação de professores do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes, de alunos de pós-graduação (Mestrado Profissional, Doutorado e Mestrado Acadêmico) e de graduação (Bolsistas de Iniciação Científica e Estagiários) e de Bolsistas Pesquisadores.

Clique aqui para acessar o conteúdo na íntegra.

2016 – Produção Técnico Científica em Sementes 

O cenário atual exige especial atenção na tomada de decisão e no estabelecimento do rumo a seguir. A aquisição de mais e novos conhecimentos, a adoção de propostas inovadoras, a adesão a novas tecnologias, o aprimoramento da gestão e a incorporação cada vez maior de sustentabilidade e de competitividade são exigências para a superação de desafios pessoais e corporativos.

A necessidade de amoldar o planejamento passa pelo treinamento de pessoal para que as oportunidades não sejam desperdiçadas por falta de condições para aproveitá-las na plenitude. Com foco no desenvolvimento, o Programa de Pós graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes proporciona a qualificação de pessoal em níveis de Pós-doutorado, Doutorado, Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Especialização, bem como oferece cursos de curta duração. Além disso, a participação por meio de palestras em eventos técnico científicos, feiras e dias de campo e a ampliação de parcerias com instituições públicas e privadas têm contribuído para a formação de pessoal altamente qualificado e o acesso ao conhecimento com aplicabilidade no dia a dia aos profissionais que atuam no agronegócio.

Visando a ampliação da divulgação de resultados de pesquisas desenvolvidas por docentes, discentes de pós graduação e de graduação e técnicos envolvidos com a Área de Sementes do Departamento de Fitotecnia, da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, da Universidade Federal de Pelotas, estamos colocando à disposição o livro PRODUÇÃO TÉCNICO CIENTÍFICA EM SEMENTES – VOLUME I que abarca temas oportunos e atuais da Produção e Tecnologia de Sementes. Esperamos que os assuntos abordados atendam às expectativas dos leitores, no que se refere à abrangência, consistência, contribuição e inovação.

Clique na Figura Abaixo para ter acesso ao conteúdo na íntegra.