HANNAH ARENDT – HISTÓRIA E LIBERDADE 

Sônia Maria Schio

Porto Alegre, Editora Clarinete, 2012

Em 2012, Prof. Sonia Maria Schio, coordenadora do GEHAR,  lançou a segunda edição de seu livro “Hannah Arendt – História e Liberdade – Da Ação à Reflexão”, agora editado pela Editora Clarinete. A nova edição, que passou por reformulações editoriais, renova o acesso ao texto, acessível a leitores de diversas áreas – Filosofia Política, História, Direito, Ciências Sociais, Antropologia, Educação, além daqueles que iniciam o estudo do pensamento de Arendt. Trata-se de uma obra que provê uma introdução ao pensamento de Hannah Arendt, mas permite a reflexão de temas mais específicos. A filósofa Hannah Arendt vivenciou o Totalitarismo e conviveu com grandes expoentes da filosofia do séc. XX como Husserl, Heidegger, Benjamin, Sartre.

O pensamento arendtiano tem se tornado, com o passar do tempo, imprescindível de ser conhecido devido aos conceitos, às reflexões, enfim, aos conteúdos que apresenta. O tema principal é a “política” e todos os assuntos relacionados com ele. Em outros termos, Arendt entende a política como o gerenciamento dos “assuntos humanos”: a política é a forma de estar no mundo junto aos outros seres humanos, gerenciando essa relação de forma organizada, regrada, humanizada, isto é, civilizada. Para tanto é preciso igualdade na pluralidade, com a possibilidade de falar, ouvir, concordar ou divergir, sem coação ou violência, e tendo o “mundo” como preocupação principal. Além disso, nessa esfera pública, de aparecimento e de vita activa, após a discussão, há a decisão e a ação. A ação de cada sujeito, mesmo que em conjunto aos seus semelhantes, gera responsabilidade, uma “responsabilidade pelo mundo”. Estes elementos, por si só, já bastariam para justificar a importância desta segunda edição do livro: Hannah Arendt – História e liberdade – Da ação à reflexão de Sônia Maria Schio, agora através da editora Clarinete. Desta forma, renovamos o acesso, do texto, aos leitores das mais diversas áreas: Filosofia Política, História, Direito, Ciências Sociais, Antropologia, Educação, mas também aos leitores iniciantes. Trata-se de uma obra que provê uma introdução ao pensamento de Hannah Arendt, mas permite a reflexão de temas mais específicos. A filósofa Hannah Arendt vivenciou o Totalitarismo e conviveu com grandes expoentes da filosofia do séc. XX como Husserl, Heidegger, Benjamin, Sartre. O lançamento também reforçou o propósito da Editora Clarinete de contribuir para o estudo qualificado da filosofia no país.

 

HANNAH ARENDT: PLURALIDADE, MUNDO E POLÍTICA

Sônia Maria Schio (org.)
Matheus Soares Kuskoski (org.)

Porto Alegre, Observatório Gráfico, 2013

O VI Encontro Hannah Arendt ocorreu na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas, entre os dias 02 a 04 de Maio de 2012. Durante esse breve e intenso intercurso de tempo, o pensamento arendtiano foi revivido e questionado criticamente, construindo uma fonte profícua e motivadora para os estudiosos da Filosofia Política Contemporânea. O livro reúne 15 textos de estudiosos do pensamento de Arendt do Brasil e do exterior que foram apresentados no evento.

anais arendtOs Encontros Arendt têm reunido, sob a égide da philia filosofia, pensadores voltados para o diálogo como pensamento de Hannah Arendt. Dada a pluralidade de vozes, os Encontros são marcados pelos espírito de inclusão e participação de professores e alunos. Assim, as conferências e as comunicações espelham a multiplicidade dos temas e as diversas aberturas que o pensamento arendtiano irradia. Os textos do livro atestam o estilo crítico de pensar em Arendt, o qual não respeita fronteiras, compartimentos ou noções estanques e submissas. Ao contrário, Arendt convida à liberdade de pensar as conexões que perpassam a Filosofia Política, a Literatura, a Educação e o Direito, dentre outros,  articulando temas como a condição humana, o espaço público, a política, a liberdade, a igualdade, a tolerância e a tradição, por exemplo

 

Para visualizar outras publicações da Coordenadora do GEHAr, Prof. Sônia Maria Schio, clique aqui