Projetos

Projetos e Pesquisas do grupo:

1. ALFA T-GAME L3: Teaching Computer Graphics and Multimedia , Long-life learning. Financiamento da rede ALFA, Comunidade Européia. 8 Instituições de Ensino Superior envolvidas;

2. ALFA FADO: Formação Avançada e Desenvolvimento Organizacional suportados por e-learning. Financiamento da rede ALFA, Comunidade Européia. 10 Instituições de Ensino Superior envolvidas;

3. ARQNET PROSUL: Projeto deEducação a distância em Gráfica Digital para Arquitetura. Subprojeto:Transposição de materiais didáticos relativos à Gráfica Digital para Arquitetura: da educação presencial à Educação a Distância. Financiamento CNPQ com bolsa PIBIC. 5 Instituições de Ensino Superior envolvidas;

4. MODELA PELOTAS: Desenvolvimento de MATERIAL DIGITAL para ensino/aprendizagem presencial ou a distância, explorando MUNDOS VIRTUAIS e DISTRIBUÇÃO Multimídia e Internet, a partir da representação do Patrimônio Histórico e Arquitetônico da Cidade de Pelotas;

5. PER_ON: Perícia Judicial Online. Projeto de Estruturação e Implementação de um Curso à distância, centrando-se na produção de recursos gráficos digitais que potencializam o processo de ensino/aprendizagem. Financiamento: Parceria com empresa privada “Rui Juliano Perícia Judicial”;

6. PRO_MESON: Metodologia do Ensino Superior Online: Projeto de Estruturação e Experimentação da disciplina de Metodologia do Ensino Superior, oferecida para o Curso de Especialização em Gráfica Digital. Parceria com professor do Departamento de Fundamentos de Educação/FAE/UFPEL;

7. PRO_MEPON: Metodologia de Pesquisa Online. Projeto de Estruturação e Experimentação da disciplina de Metodologia da Pesquisa, oferecida para o Curso de Especialização em Gráfica Digital. Parceria com professor do Departamento de Educação/FAE/UFPEL;

8. REPOSITÓRIO @GD: Projeto de desenvolvimento de um Repositório de Objetos de Aprendizagem próprios para a área de Gráfica Digital;

9. AMBIENTE COLABORATIVO ONLINE: Projeto de desenvolvimento de um ambiente colaborativo para a sistematização da História do conhecimento: Modelagem Geométrica e Visual;

10LABORATÓRIO DE REALIDADE VIRTUAL: em projeto, que inclui a construção de uma CAVE para experimentação de realidade virtual do tipo imersiva, para estudos de percepção espacial aplicados as diferentes áreas do conhecimento;

11PROBARQ: Produção e Compartilhamento de Objetos de Aprendizagem dirigidos ao Projeto de Arquitetura: No contexto de cada uma das Escolas de Arquitetura são produzidos materiais didáticos em vários formatos digitais. Raramente estes materiais são compartilhados dentro dos próprios limites de cada escola e mais raro ainda é o estabelecimento de parcerias para a produção, uso, atualização e validação destes materiais entre diferentes escolas. Limites técnicos e organizacionais podem estar impedindo este tipo de parceria que certamente muito beneficiaria a comunidade de professores e estudantes de arquitetura. Este projeto, apoiando-se em iniciativas que estão sendo estabelecidas por um conjunto de escolas de arquitetura da Europa, objetiva estruturar um sistema de produção e de compartilhamento de materiais didáticos que apóie a prática projetual de arquitetura. Pretende-se que o sistema possa ser acessado, através da INTERNET, de maneira irrestrita por comunidades acadêmicas e profissionais de arquitetura. O trabalho fundamenta-se, por um lado, em teorias didáticas capazes de sustentar a atividade docente de estruturação de saberes que, neste caso, se referem aos saberes advindos, principalmente, da análise de casos de projetos de arquitetura, tomados como principais referentes para a prática projetual. Por outro lado, parte do reconhecimento de tecnologias que apóiam processos de produção, armazenamento e indexação de materiais didáticos que exploram as tecnologias de representação gráfica digital e as tecnologias de informação e comunicação. Neste sentido, utiliza-se o conceito de objetos de aprendizagem e de repositórios específicos para estes tipos de objetos.  Projeto PROBARQ

12. ECODI: Este projeto pretende consolidar uma colaboração entre diferentes instituições de ensino superior capaz de validar, sistematizar e disponibilizar novos conhecimentos referentes a doenças transmissíveis, através da utilização de um sistema de ensino/aprendizagem baseado em Tecnologias de Representação Gráfica Digital integradas às ações de Transposição Didática em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).    Projeto ECODI