Gegradi participa de evento sobre fabricação digital

Grandehotel-150x150

   A linha de pesquisa em Representação Gráfica Digital do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Prograu) avança no estabelecimento de um laboratório de Fabricação Digital dentro da Universidade Federal de Pelotas. O Grupo de Estudos de Ensino/aprendizagem em Gráfica Digital (Gegradi), dirigido pela professora Adriane Borda Almeida da Silva, está representado junto ao Catálogo do HOMO FABER, exposição que está sendo promovida pelo evento internacional CAAD Futures, acontecendo neste momento em São Paulo.

Casa2c-150x150      Nesta edição, tal evento, que promove o reconhecimento do estado da arte dos laboratórios de fabricação digital do mundo todo, realiza esta exposição de trabalhos criteriosamente selecionados para compor um panorama da América Latina. A Profa. Msc Luiza Félix Dalla Vecchia, juntamente com a estudante de Especialização em Gráfica Digital, Mônica Veiga, estão representando o laboratório. Além da exposição, na qual o trabalho do GEGRADI se intitula “Patrimônio na palma da mão”, o grupo apresenta oralmente um trabalho. Os eventos estão ocorrendo entre a Escola da Cidade e o Museu de Arte de São Paulo (Masp). O trabalho apresentado se refere à representação do patrimônio pelotense e à proposta de construção de uma infraestrutura para a experiência tátil deste patrimônio, através de impressão 3D.

Notícia original : http://ccs2.ufpel.edu.br/

Vídeo em exposição CAAD Future – Link para Youtube

Maquetes produzidas em impressoras 3D e a laser serão expostas na Fenadoce

O Grupo de Estudos para o Ensino- Aprendizagem de Gráfica Digital da UFPel (Gegradi), ligado à  Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, realizou na terça-feira (02/06/2015) exposição de maquetes da Caixa d’Água histórica da praça Piratinino de Almeida, executadas por impressoras 3D e de corte a laser, no estande da Prefeitura de Pelotas na Fenadoce.

Os modelos foram realizados pelo Projeto Modela Pelotas, que está fazendo 10 anos, no Laboratório de Fabricação Digital. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Pelotas e a Prefeitura do município, a partir da qual estão sendo realizadas maquetes virtuais do patrimônio histórico pelotense. O acordo permite que a produção do Gegradi seja usada para ações educativas e culturais.

Em exposição, estarão as miniaturas do Reservatório R1, localizado na praça Piratinino de Almeida. A maquete2estrutura em ferro foi importada da França em 1870 e faz parte dos primeiros sistemas de abastecimento de água da cidade. Recentemente, o patrimônio foi completamente restaurado e, mesmo tão ancestral, prossegue realizando a atividade para a qual foi construído: o armazenamento de água para posterior distribuição. Estará no espaço também, além da maquete geral, um modelo do torreão, elemento do reservatório que muitas vezes passa despercebido. A iniciativa de expor as peças faz parte também das comemorações dos 50 anos do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas, a quem a estrutura pertence.

Durante a exposição, serão distribuídos também marca-páginas produzidos pelo Gegradi, com detalhes arquitetônicos da Caixa d’Água.

A mostra das maquetes se repete na quinta-feira dia 11/06/2015.

Notícia previamente divulgada em: http://ccs2.ufpel.edu.br/

Certificados continuam disponíveis para retirada

Estes certificados, referentes a oficinas realizadas em 2013 e 2014, estão disponíveis para retirada na secretaria da Faculdade de Arquitetura, a partir de 18 de maio de 2015, por tempo determinado.

No link abaixo temos a listagem dos participantes e as oficinas que realizaram.  Favor desconsiderar se já efetuou a retirada de seu certificado.
Lista de Certificados Disponíveis

Contato pelo email: gegradi@gmail.com

oficina_pagina_maio

Certificados de oficinas disponíveis para retirada

Estão disponíveis certificados de oficinas realizadas pelo Gegradi em 2013 e 2014.

No link abaixo temos a listagem dos participantes e as oficinas que realizaram. Estes certificados estão atualmente disponíveis para retirada na sala do Gegradi, na FAUrb.

Lista de Certificados Disponíveis

Contato pelo email: gegradi@gmail.com

oficina_site_postar

Miniaturas Arquitetônicas

Universidade Federal de Pelotas desenvolve miniaturas e fotografias táteis de monumentos históricos da cidade.

noticia revista 3

Reportagem Miniaturas
Reportagem publicada no painel do AEAARR, em agosto de 2014.

Exposição de Meios Representativos

Coordenação: Prof. Felipe E. Heidrich

ABRE LOS OJOS – Interação e Movimento na Representação Gráfica de Projetos Arquitetônicos.

Data: 3, 4 e 5 de Dezembro.

Local: Sala do Grupo GEGRADI/FAUrb.

Horário: 9h às 12h – 14h às 18h.

Conheça os meios representativos com Interação e Movimento gerados a partir de uma modelagem tridimensional em Sketchup e dê sua opinião sobre os seus usos.

 

Cartaz_site3

Patrimônio histórico em versão 3D

Patrimônio histórico de Pelotas ganha representação gráfica em 3D – visualização no site da prefeitura.

 

 

noticia5

 

Veja a notícia clicando aqui.

Grupo da UFPel realiza projeto de impressão 3D dos Casarões

noticia 3

 

Leia a reportagem publicada no Diário Popular sobre projeto de impressão em que o grupo participa. Clique aqui.

Patrimônio arquitetônico de Pelotas é representado por modelos virtuais desenvolvidos pela UFPel

noticia 2 noticia 3

Leia reportagem exibida na página da UFPel sobre acordo de cooperação entre Prefeitura de Pelotas e UFPel. Clique aqui.

GEGRADI na TV – Modela Pelotas

Gegradi na TV_2

Assista reportagem exibida na RBS sobre projeto em que o grupo participa. Clique aqui.

Título da matéria:  Miniaturas mostram os detalhes arquitetônicos dos prédios históricos de Pelotas

Tempo aprox.:  2 min e 29 segundos