«

»

Maquetes produzidas em impressoras 3D e a laser serão expostas na Fenadoce

O Grupo de Estudos para o Ensino- Aprendizagem de Gráfica Digital da UFPel (Gegradi), ligado à  Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, realizou na terça-feira (02/06/2015) exposição de maquetes da Caixa d’Água histórica da praça Piratinino de Almeida, executadas por impressoras 3D e de corte a laser, no estande da Prefeitura de Pelotas na Fenadoce.

Os modelos foram realizados pelo Projeto Modela Pelotas, que está fazendo 10 anos, no Laboratório de Fabricação Digital. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Pelotas e a Prefeitura do município, a partir da qual estão sendo realizadas maquetes virtuais do patrimônio histórico pelotense. O acordo permite que a produção do Gegradi seja usada para ações educativas e culturais.

Em exposição, estarão as miniaturas do Reservatório R1, localizado na praça Piratinino de Almeida. A maquete2estrutura em ferro foi importada da França em 1870 e faz parte dos primeiros sistemas de abastecimento de água da cidade. Recentemente, o patrimônio foi completamente restaurado e, mesmo tão ancestral, prossegue realizando a atividade para a qual foi construído: o armazenamento de água para posterior distribuição. Estará no espaço também, além da maquete geral, um modelo do torreão, elemento do reservatório que muitas vezes passa despercebido. A iniciativa de expor as peças faz parte também das comemorações dos 50 anos do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas, a quem a estrutura pertence.

Durante a exposição, serão distribuídos também marca-páginas produzidos pelo Gegradi, com detalhes arquitetônicos da Caixa d’Água.

A mostra das maquetes se repete na quinta-feira dia 11/06/2015.

Notícia previamente divulgada em: http://ccs2.ufpel.edu.br/