Sobre o Grupo

Grupo de Estudos para o Ensino/Aprendizagem de Gráfica Digital (GEGRADI)

No âmbito do Departamento de Desenho Técnico e Gráfica Computacional do Instituto de Física e Matemática da Universidade Federal de Pelotas, a área de Representação Gráfica Digital se constituiu a partir da criação do Curso de Especialização em Desenho: dos traçados tradicionais à gráfica computacional, em 1999. Em 2002 houve uma reformulação, buscando tornar a estrutura desta pós-graduação mais aberta e sensível ao processo de desenvolvimento da Informática Gráfica.

Nesta trajetória, professores atuantes neste Curso estruturaram o Grupo GEGRADI, Grupo de Estudos para o Ensino/aprendizagem de Gráfica Digital, desenvolvendo projetos de ensino, pesquisa e extensão centrados, principalmente nos seguintes temas: – Ensino/aprendizagem de Gráfica Digital aplicada as diferentes áreas do conhecimento. – Representação Gráfica Digital como auxílio na Preservação da Memória de Patrimônios Culturais e Arquitetônicos – Representação Gráfica Digital como uma das áreas de apoio ao estabelecimento de infra-estrutura necessária para o desenvolvimento da Educação a Distância (EAD).

No desenvolvimento destas atividades o GEGRADI tem participado de equipes de trabalho interinstitucionais, nacionais e internacionais, buscando agregar experiências que acelerem o processo de reconhecimento e desenvolvimento de metodologias de trabalho de aplicação da Gráfica Digital nas diferentes áreas do conhecimento.