Projetos

EM ANDAMENTO:

MESTRADO


2010 – Atual Incidência da Mastite em ovelhas de corte na regiâo sul do Rio Grande do Sul
Descrição: Esta pesquisa tem o intuito de verificar a incidência da Mastite em ovelhas de corte em uma região ovinocultora tradicional do Rio Grande do Sul, o sul do Rio Grande do Sul. Pretende-se avaliar a dor causada pela mastite e sua relação com o descarte de ovelhas, habilidade materna e produção de cordeiros. Este projeto visa elucidar questões de comportamento e bem-estar ovino no que tange as cinco liberdades dos animais: Livres de fome ou sede; Livres de desconforto;Livres de medo; Livres de injúrias, lesões e doenças; Livres para expressar seu comportamento normal..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 3) / Mestrado acadêmico ( 1) / Doutorado ( 2) .
Integrantes: Isabella Dias Barbosa Silveira – Coordenador / Mônica Daiana de Paula Peters – Integrante / Leonardo de Melo Menezes – Integrante / Leontino Madruga – Integrante / Gustavo Duarte Farias – Integrante / Jennifer Mendes – Integrante / Manuela Zardin – Integrante.

2010 – 2012  Habilidade materna e eficiência reprodutiva de bovinos de corte de diferentes genótipos

2010 – 2011  Consumo alimentar e qualidade da carne de novilhos de diferentes genótipos terminados em pastagem e  em confinamento

DOUTORADO:


2005 – Atual Incidência, caracterização e etiologia do leite instável não ácido(LINA) na região sul do rio Grande do Sul
Descrição: Os principais fatores que limitam a eficiência dos sistemas de produção da Região Sul estão relacionados ao manejo da alimentação, da reprodução e da sanidade dos rebanhos, bem como à qualidade do leite. O Leite Instável Não-Ácido (LINA) é um complexo cujas causas ainda não estão definidas. Esta situação é caracterizada por alterações generalizadas nas propriedades físico-químicas do leite com a diminuição dos sólidos totais e redução da qualidade nutricional. Ocorre a perda da estabilidade da caseína, resultando em sua precipitação na prova do álcool sem, entretanto, haver acidez do leite. Os falsos resultados de acidez do leite causam prejuízos ao produtor sem que este possa identificar o que acontece no rebanho, com reflexos negativos em toda a cadeia produtiva.Resultados preliminares da incidência do LINA na bacia leiteira de Pelotas, RS, correspondentes aos meses de abril de 2002 a julho de 2003, apontaram uma incidência elevada (cerca de 60%) de um total de 9.183 amostras de leite. Na região de Panambi, foram analisadas 1.405 amostras de setembro de 2002 a março de 2003 com incidência de LINA de 64,27%. Estes dados demonstram a gravidade do problema na região e que tem trazido prejuízos significativos para a cadeia produtiva. Este projeto visa solucionar um dos principais problemas da cadeia produtiva e fator limitante para os sistemas de produção/produtores de leite que têm seu leite descartado; para a indústria pela diminuição do rendimento industrial dos derivados lácteos; para o atacado/varejo pela diminuição da vida útil dos produtos lácteos; para os consumidores que recebem produtos de menor qualidade e para o País que deixa de exportar, por ter na falta de qualidade do produto uma barreira não-tarifária. Como resultado, espera-se estabelecer a incidência do LINA, buscando identificar os fatores causais do mesmo e as soluções para reverte-lo; pela possibilidade de criar um programa de recomendações técnicas aos produtores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 10) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 1) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 1) .
Integrantes: Vivian Fischer – Coordenador / Maira Balbinoti Zanela – Integrante / Rosângela Silveira Barbosa – Integrante / Lúcia Trepton Marques – Integrante / Fabrício Sousa Campos – Integrante / Francisco Coelho – Integrante / Maria Edi Rocha Ribeiro – Integrante / Isabella Dias Barbosa Silveira – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro..

2008 – 2012  Interação homem-vaca leiteira e efeitos na saúde da glândula mamária, no bem-estar animal e nas características produtivas e qualitativas do leite

2009 – 2013  O bem-estar animal na criação orgânica de rebanhos leiteiros

2010 – 2014 Relação entre mastite, dor e bem-estar em bovinos leiteiros


CONCLUÍDOS:

MESTRADO


2009 – 2011 Avaliação dos marcadores metabólicos de estresse e suas implicações na qualidade final da carne
Descrição: Avaliar os níveis de cortisol, glicose e triacilgliceróis séricos e do glicogênio muscular em novilhos e as possíveis alterações destes marcadores metabólicos sobre características da carne ligadas ao estresse pré-abate. Avaliar os níveis de cortisol, de glicose, triacilgleciróis e glicogênio em função do tempo de jejum; Avaliar o coeficiente de correlação entre os níveis de glicose, cortisol e triacilgleciróis séricos e glicogênio muscular; Avaliar o coeficiente de determinação entre os níveis de glicose, cortisol e triacilgleciróis séricos e glicogênio muscular em relação às alterações nas características da carne (pH, temperatura e tempo de maturação da carne)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 6) / Mestrado acadêmico ( 1) .
Integrantes: Isabella Dias Barbosa Silveira – Coordenador.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Bolsa..
2009 – 2010 A.W.E.S.O.M.E. – Animal Welfare Elearning Source- Online Multimedia Enviroment
Descrição: consistira em um curso digital na WEB sobre o tema ?Avaliação de dor em animais?. Esta parte será uma co-produção de pesquisadores e estudantes brasileiros, com pesquisadores e estudantes na Norges Veths School e da UMB. O conteúdo deste curso on-line listado abaixo, tentativamente devera ser equivalente a 30 horas de aula presencial: – Introdução – Indicadores de dor – Dor em Gado, Ovinos, Suínos, Cavalos, Animais de estimação, Animais de laboratório, Aves e Peixes. – Intervenções terapêuticas. – Assuntos de legislação. .
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação ( 3) / Mestrado acadêmico ( 1) .
Integrantes: Isabella Dias Barbosa Silveira – Coordenador.
Financiador(es): Norges Veths School – Cooperação..
2006 – 2008 Influência dos tratadores no comportamento e produção de bovinos leiteiros na região Sul do Rio Grande do Sul
Descrição: O setor leiteiro no Rio Grande do Sul apresenta problemas de eficiência produtiva e qualidade de produto, perdendo em competitividade. Os índices produtivos são baixos, sendo afetados por fatores, tais como: alimentação, genética, manejo e outros. O fator manejo é de fundamental importância, pois o modo de tratamento das vacas durante o manejo de ordenha tem impacto na eficiência da ordenha e na produção de leite. As vacas são capazes de reconhecer as pessoas que as tratam, podendo expressar um aumento, de até 20%, na produção quando recebem contatos positivos dos tratadores e um aumento de leite residual quando sofrem ações de manejo negativas. Esse aumento de leite residual significa problemas e perdas econômicas. Com a baixa remuneração pelo litro de leite, perda em produção significa diminuição dos lucros. Portanto, se faz necessário conhecer as necessidades dos animais para evitar problemas e aproveitar ao máximo a capacidade produtiva destes. Assim, acredita-se que a interação tratador vaca leiteira influencia o comportamento das vacas, podendo afetar a produção e a qualidade do leite produzido. Entretanto, ainda é necessário que pesquisas venham explicar e caracterizar a interação que ocorre entre tratadores e vacas leiteiras no Sul do Rio Grande do Sul. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo caracterizar as propriedades leiteiras da região Sul do Rio Grande do Sul, classificando as ações dos tratadores em positivas, neutras e negativas. Além disso, obter respostas comportamentais e dados quantitativos de produção de leite, diante de ações de manejo aversivas e positivas, e desta forma encontrar ações que resultem em bem estar animal e alta produtividade. Número COCEPE: 5.04.05.082.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 3) / Mestrado acadêmico ( 1) .
Integrantes: Isabella Dias Barbosa Silveira – Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal de Pelotas – Cooperação..

2008 – 2010 Caracterização da produção de bovinos de corte, na região Sul do Rio Grande do Sul: interação dos animais com seres humanos bem-estar e suas consequências nas perdas de carcaça e carnes desde a fazenda até o abate

2006 – 2008 Estudos dos fatores que afetam a qualidade e o teor de cálcio iônico no leite de vacas jersey e sua relação com leite instável não ácido (lina)

2006 – 2008 Influência dos tratadores no comportamento e produção de bovinos leiteiros na região Sul do Rio Grande do Sul

DOUTORADO


2003 – 2006 Efeitos do temperamento e da dieta na qualidade da carne em ovinos confinados da raça Corriedale
Descrição: Número COCEPE : 5.04.01.017.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 5) / Doutorado ( 1) .
Integrantes: Maria Tereza Moreira Osorio – Integrante / Vivian Fischer – Coordenador / Adriana Kroef Tarouco – Integrante / ROGER MARLON ESTEVES – Integrante / João Gilberto Correa da Silva – Integrante / Ana Alice Furtado da Silva – Integrante / Lindolfo Motta – Integrante / Isabella Dias Barbosa Silveira – Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Pelotas – Cooperação..
2006 – 2010 Cruzamento entre raças bovinas de corte adaptadas e não adaptadas visando à melhoria da eficiência de produção e da qualidade da carne.
Descrição: Dentre os fatores que determinam a qualidade da carne estão os atributos organolépticos e, dentre esses, a maciez é o mais valorizado pelo consumidor. Sabe-se que o genótipo do animal é um dos fatores ante-mortem que atuam sobre a maciez da carne e que, em razão do clima predominante no País, cerca de 80% do rebanho bovino do Brasil é de gado Zebu ou de animais azebuados que, reconhecidamente, apresentam níveis inferiores de qualidade de carne, especialmente maciez, quando comparados com gado Bos taurus. Vários trabalhos indicam que a maciez da carne diminui com o aumento da proporção de Zebu nos animais e existem autores que dizem que o gado não deveria ter mais de 25% de raças zebuínas. A existência de raças taurinas adaptadas abre perspectivas de se aumentar a proporção de Bos taurus nos animais sem reduzir a adaptação às condições das regiões de clima tropical e subtropical, para produzir um produto que satisfaça os anseios do mercado consumidor. Para isso, é necessário avaliar estratégias de utilização de recursos genéticos para as várias regiões e os diversos sistemas de produção do País. O objetivo geral deste projeto componente é avaliar estratégias de utilização de recursos genéticos animais para produção eficiente de carne bovina de qualidade, em diferentes regiões do País. Tem como objetivo específico avaliar o desempenho de cruzamentos envolvendo a raça Nelore e raças taurinas adaptadas e não-adaptadas visando à obtenção de animais precoces e produtores de carne macia de boa qualidade, adaptados às condições tropicais e subtropicais. Este projeto componente é composto por cinco planos de ação em que são avaliadas diferentes estratégias de cruzamentos entre raças bovinas (taurinas adaptadas e não-adaptadas e zebuínas), específicas para cada uma das regiões consideradas no projeto. O que se pretende é avaliar a possibilidade de se aumentar a proporção de Bos taurus nos animais, além de 50%, visando à melhoria da qualidade da carne, maciez principalmente, s.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Isabella Dias Barbosa Silveira – Coordenador.
Financiador(es): EMBRAPA PECUÁRIA SUL – Auxílio financeiro..
2007 – 2009 Indicadores de qualidade como ferramenta para produção de carne bovina no bioma pampa com valor agregado
Descrição: Atualmente, umas das estratégias utilizadas para agregar valor e atingir nichos de mercado diferenciados de produtos como a carne, são os chamados selos de origem. Estes devem apresentar especificações referentes a parâmetros de qualidade intrínsecos às condições de produção. Assim, o objetivo deste projeto é avaliar como indicadores ambientais, biológicos e industriais interagem e determinam diferencial qualitativo da carne de bovinos Angus, Hereford, Nelore e Brangus, criados no bioma pampa, visando agregação de valor. Para tanto, estão previstos cinco planos de ação -1) gestão do projeto; 2) Indicadores ambientais – caracterização do bioma pampa quanto a composição botânica; 3) Indicadores biológicos – determinação de parâmetros nutricionais (composição centesimal, perfil de ácidos graxos, colesterol e estabilidade química), sensorial (maciez e sabor), segurança alimentar (controle microbiológico) na carne; 4) Indicadores industriais – bem-estar animal e avaliações nas carcaças; 5) Avaliação do perfil do consumidor. E, principalmente, estabelecer como o conjunto de indicadores avaliados interagem e podem ser usados como diferencial para agregar valor a carne produzida no bioma pampa. Finalmente, os resultados gerados no projeto serão divulgados e difundidos pela transferência de tecnologia com cursos, treinamentos e publicações.Espera-se com os resultados alcançados oferecer subsídios a cadeia agroalimentar para agregar valor a carne produzida no bioma pampa visando atingir nichos de mercados específicos. Os campos da Região Sul do Brasil constituem uma das formações vegetais que ocupam um lugar de destaque na fitogeografia do Brasil. Em decorrência da sua extensão, riqueza de espécies e importância socioeconômica devido à capacidade de ser utilizada como fornecedora de alimento, na forma de pastagens naturais, para alimentação dos animais, como também, o seu importante papel na conservação da água, do solo e da fauna nativa. Há um crescente aumento mundi.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 5) .
Integrantes: Ana Maria Girardi Deiro – Integrante / Ernesto Kubota – Integrante / Eliane Mattos Monteiro – Coordenador / Giselda da Silva Pires – Integrante / Marcia Goularte Lopes Coradini – Integrante / Ronaldo Vaz de Oliveira – Integrante / Eduardo Salomoni – Integrante / José Pedro Pereira Trindade – Integrante / Carlos Prentice – Integrante / Nelcindo Nascimento Terra – Integrante / José Ricardo Gonçalves – Integrante / Teresa Cristina Moraes Genro – Integrante / Isabella Dias Barbosa Silveira – Integrante.
Financiador(es): EMBRAPA PECUÁRIA SUL – Auxílio financeiro..
2008 – 2010 Caracterização da produção de bovinos de corte, na região Sul do Rio Grande do Sul: interação dos animais com seres humanos bem-estar e suas conseqüências nas perdas de carcaça e carne desde a fazenda até o abate
Descrição: A globalização dos mercados, fato que vem ocorrendo desde a década de 90, acarretou em maior intercâmbio de produtos e informações. Com isto, os mercados consumidores, especialmente aqueles dos países desenvolvidos, tornaram-se cada vez mais exigentes, especialmente no que diz respeito à qualidade do produto final. Trabalhos associando bem-estar animal com qualidade de carne vem recebendo mais atenção da comunidade científica e de muitos consumidores também. Portanto, a valorização do produto carne bovina tende a levar em consideração as condições em que os animais são criados e ao manejo ao qual estão submetidos durante sua criação, condução para o abate e durante o abate. O Brasil é detentor do maior rebanho bovino comercial do mundo, atingindo o primeiro lugar nas exportações de carne. No País há cerca de 225 milhões de hectares, distribuídos em 2,20 milhões de propriedades, responsáveis por 7,2 milhões de empregos diretos (Euclides Filho, 2004). O rebanho nacional é formado por 170 milhões de cabeças, sendo a taxa anual de abate 22%. A produção de carne bovina no ano de 2003 foi superior a 7,5 milhões de toneladas, sendo exportados 1 milhão de toneladas, com um faturamento de aproximadamente 1,3 bilhões de dólares. Todavia apenas um pequeno percentual do total produzido tem qualidade competitiva no mercado internacional (Euclides Filho, 2004). O Estado do Rio Grande do Sul possui condições ambientais propícias ao desenvolvimento da bovinocultura de corte, com campos nativos capazes de suportar a exploração pecuária, com ganhos de peso satisfatórios durante a estação quente do ano. Os rebanhos são formados na sua maioria por animais Bos taurus taurus , e suas cruzas com Bos taurus indicus . A característica cultural dos seres humanos que lidam com o gado, entretanto, faz com que na maioria das vezes os animais sejam tratados de forma rude, sendo, freqüentemente maltratados. Conceitos de bem-estar e comportamento animal são, geralmente desconhecidos, não havendo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 5) / Doutorado ( 1) .
Integrantes: Mabel Mascarenhas Wiegand – Integrante / Jerri Teixeira Zanusso – Integrante / Carlos Eduardo Pedroso – Integrante / Isabella Dias Barbosa Silveira – Coordenador.
2009 – 2010 Transferência de tecnologias na área de Zootecnia
Descrição: O projeto dará ênfase aos seguintes aspectos: O projeto será realizado visando à transferência de resultados de pesquisas desenvolvidas no Colégio Agrícola Visconde da Graça, buscando informar aos alunos, técnicos, extensionistas e produtores sobre as tecnologias geradas na área de zootecnia.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Doutorado ( 1) .
Integrantes: Isabella Dias Barbosa Silveira – Coordenador.
2009 – 2010 Avaliação de testes comportamentais em vacas leiteiras
Descrição: Comparar o teste de distância de fuga, feito em condições de campo ao teste de aproximação no local de alimentação e de reatividade das vacas, realizado no ambiente de ordenha; Investigar a influência de características individuais das vacas, como: raça, idade, período de lactação, posição hierárquica e temperamento, no comportamento das vacas em lactação; Investigar a repetibilidade dos testes feitos por dois tratadores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 4) / Doutorado ( 2) .
Integrantes: Isabella Dias Barbosa Silveira – Coordenador.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Bolsa..