Sobre o GEALE

O GEALE é constituído por pesquisadores que estudam a produção escrita do ponto de vista de sua aquisição e de seu ensino. O grupo surgiu a partir do desenvolvimento do projeto de pesquisa “Aquisição e Desenvolvimento da Escrita: ortografia e acentuação” que resultou na criação de um Banco de Textos constituído por produções escritas de crianças brasileiras e portuguesas que cursam as séries iniciais, além de textos produzidos por alunos de EJA. O Banco de Textos de Aquisição da Linguagem Escrita (BATALE), da maneira como foi concebido, permite que sejam desenvolvidas investigações que envolvem aspectos estruturais – fonológicos, morfológicos e sintáticos – assim como aspectos relativos ao texto e ao discurso.

Os estudos desenvolvidos pelo GEALE visam: (1) a descrição do processo de aquisição e de desenvolvimento da escrita em crianças das primeiras séries do ensino básico; (2) a análise de processos individuais e de tendências gerais encontradas durante o período de aquisição e desenvolvimento da escrita; (3) a comparação de aspectos de aquisição da língua oral com dados de escrita inicial; (4) a formulação de propostas para o aprimoramento do ensino de língua materna; e (5) a discussão referente à repercussão da formação teórica nas práticas de ensino de linguagem e no desenvolvimento profissional do professor.

No período de 2013 a 2017, o GEALE acolheu um amplo projeto de pesquisa no âmbito do Observatório da Educação/CAPES, intitulado “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): formação de professores e melhoria dos índices de leitura e de escrita no ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano do ensino fundamental)”. O objetivo do projeto foi acompanhar o processo de formação continuada das professoras vinculadas às ações do PNAIC conduzidas pela Universidade Federal de Pelotas, a fim de verificar efeitos sobre os índices de leitura e escrita das crianças e as práticas de formação. Dois importantes resultados desse projeto foram a inauguração da quinta linha de investigação do GEALE, referida acima no item (5), e a criação do Banco de Textos de Professoras (BTP), constituído por produções escritas (textos, relatórios de atividades, planejamentos) de professoras da educação básica participantes do PNAIC-UFPel. Recentemente, o BTP também está incorporando produções das estudantes do curso de Pedagogia da UFPel que realizam o estágio curricular nos anos iniciais.

Tendo em vista a amplitude e o volume de materiais produzidos no âmbito do projeto OBEDUC-Pacto, foi criado um website distinto para a sua divulgação, cujo link de acesso é o que segue: https://wp.ufpel.edu.br/obeducpacto/. Materiais e atividades desenvolvidas nos projetos de pesquisa que, desde a fundação do GEALE, atenderam e atendem as linhas de investigação de (1) a (4), encontram-se na presente página. Para visualizar o espelho do GEALE no Diretório de Grupos de Pesquisa (Lattes/CNPq), acesse dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3189572089608769.